Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos,

Estou com algumas duvidas relacionadas a aquecimento.

1° duvida: O chipset da placa-mãe tem que trocar a pasta térmica? Tenho uma asus P7P55D-Deluxe na qual nunca removi os dissipadores que ficam perto do processador e nem o do chipset, porém analisando em uma limpeza recorrente me deparei com os thermal pad dos dissipadores do processador já desgastados e velhos, assim gostaria de fazer a substituição do s mesmo.

2° duvida: Qual o melhor thermal pad no mercado? Como nunca precisei mexer com isso, não faço ideia qual a diferença de um para outro e nem as melhores marcas.

3° duvida: Atualmente utilizo uma pasta térmica Artic Silver 5 no processador co um CM 212X e na GPU, porém gostaria de adquirir um deepcool lucifer v2 e queria saber se seria legal trocar a pasta por uma Gc Extreme. Caso o chipset da placa-mãe possua pasta termina, posso utilizar essa GC Extreme nele?

placa-mãe: Asus P7P55D-Deluxe

Processador: Intel Core I7 870

Vocês acreditam que fazendo essa manutenção na placa-mãe, a temperatura da mesma venha a diminuir? Em FullLoad minha placa chega na casa dos 38°

Postado

@Miskulin

1 - Os que ficam em volta da CPU, não precisa mexer.. Já o do chipset, depende.. 38ºC é absolutamente dentro dos parâmetros dele.. Se tivesse acima dos 70ºC (e estamos pensando que essa medição é correta), seria de se preocupar..

2 - Thermal Pad pra que? Pra placa de vídeo?

3 - A AC5 é uma pasta arcaica.. MX4, a Fusion da Cooler Master e a Gelid são opções melhores, mas depende do preço.. Sobre o cooler, vale a pena mesmo a troca?

Postado

Respondendo em geral... não precisa se preocupar com as "pastas termicas" sem ser a que fica entre o cooler e o CPU.

Geralmente mesmo quem trabalha com high clocking em GPU nunca troca as Thermal Pad de fabrica (salvo exessoes pra campeonatos e benchmark)

Na maioria das vezes eles trocam somente a pasta que fica em cima da GPU e CPU (entre o heatspread aquela parte de metal que o cooler vai em cima) só como curiosidade mesmo.

Postado
53 minutos atrás, RS Faria disse:

@Miskulin

1 - Os que ficam em volta da CPU, não precisa mexer.. Já o do chipset, depende.. 38ºC é absolutamente dentro dos parâmetros dele.. Se tivesse acima dos 70ºC (e estamos pensando que essa medição é correta), seria de se preocupar..

2 - Thermal Pad pra que? Pra placa de vídeo?

3 - A AC5 é uma pasta arcaica.. MX4, a Fusion da Cooler Master e a Gelid são opções melhores, mas depende do preço.. Sobre o cooler, vale a pena mesmo a troca?

Entendi, eu faço essa medição de temperatura tanto pelo software da asus quanto pelo software HWinfo.

Essa pergunta seria mais por curiosidade e pra tentar melhorar mesmo, pois a placa não da nenhum sinal de problema.

Encontrei uma Gelid por 87,00 no mercado livre, porém não sei se seria original. Infelizmente na loja waz a pasta esta indisponível.

Link da pasta no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742442597-pasta-termica-gelid-solutions-gc-extreme-35g-_JM

A troca do cooler seria mais para conseguir fazer over com uma temp melhor.

Atualmente tenho um over de 2.95Ghz para 3,6Ghz e e fullload estou pegando temp de 87°, porém alem do cooler, estou querendo trocar o gabinete para ter uma melhor refrigeração, pois meu gabinete atual é muito ruim.

Acredito que com a substituição do gabinete mais uma ótima pasta e mais um bom cooler consiga manter uns 65° com over.

E stock o processador fica na casa dos 42° ~ 45°

Outro fator é que minha cidade é extremamente quente e onde esta o computador não tenho ar condicionado ainda.

17 minutos atrás, Paulo_silver disse:

Respondendo em geral... não precisa se preocupar com as "pastas termicas" sem ser a que fica entre o cooler e o CPU.

Geralmente mesmo quem trabalha com high clocking em GPU nunca troca as Thermal Pad de fabrica (salvo exessoes pra campeonatos e benchmark)

Na maioria das vezes eles trocam somente a pasta que fica em cima da GPU e CPU (entre o heatspread aquela parte de metal que o cooler vai em cima) só como curiosidade mesmo.

Muito obrigado pelo feed, realmente como nunca mexi e também nunca ouvi ninguém falando disso, fiquei curioso. 

Postado
21 minutos atrás, RS Faria disse:

@Miskulin

Perdão, mas confundi a Gelid com outra.. Confundi com a Maker Nano da Cooler Master.. Não sei porque.. Antes de comprar, veja esse teste que um dos usuários do Fórum fez..

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1178980-teste-water-coolers-vs-air-coolers-resultado/?page=9#comment-6620913

Tá BEM completo..

Muito obrigado, vou ler o tópico.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!