Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Downclock Em Vgas


_EagleMan_

Posts recomendados

Olha, eu fiz OC numa mx400 e o pc travou diversas vezes... faz um tempo

O Mínimo era 50mhz core e 60 nas memos

Tinha q deixar no mínimo 90 em cada um para ficar estável

E tive que reinstalar os drivers depois, porque o desempenho caiu bastante.

depois dessa,nunca mais fiz, nem recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Toninho_Sv@14 ago 2004, 01:17

Olha, eu fiz OC numa mx400 e o pc travou diversas vezes... faz um tempo

O Mínimo era 50mhz core e 60 nas memos

Tinha q deixar no mínimo 90 em cada um para ficar estável

E tive que reinstalar os drivers depois, porque o desempenho caiu bastante.

depois dessa,nunca mais fiz, nem recomendo.

Pois é... Eu coloquei 190/550 e ficou estável... Dava até para jogar... :(

Se eu colocasse uns 5-10mhz a menos no clocks das memos, começava a aparecer artefatos na tela...

Nunca esperaria que pudesse dar isso :(

É, depois dessa, nunca mais downclock... <_<

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spider_Rap@14 ago 2004, 00:58

Qual a marca da placa??

Depois de ler aquelas tópico fiquei aterrorizado. Afinal, perder uma placa que custa + de R$ 850 não é fácil para ninguém. Hoje conversando com um colega, ele me disse que a 6800U dele deitou uma Antec 430w. Se as coisas continuarem assim em breve teremos pessoas voltando pras MX 400  B)

O Downclock não ia fazer a conta de luz abaixar muito, afinal, um computador novo hoje em dia consome mais energia. A solução para quem quer gastar menos com luz é deixar o computador menos tempo ligado, desligar o monitor quando não estiver usando o computador, etc...  Você estava usando que driver? Naquele tópico a grande maioria que tiveram problemas estavam com o Catalyst 4.9

A marca é Sapphire, como você pode ver na assinatura B)

É, depois dessa eu vou começar a usar o PC por menos tempo... Eu já tenho a mania de desligar o monitor quando não estou no PC ou então deixá-lo em stand-by quando não estou fazendo nada como baixando arquivos na internet. Isso já ajuda bastante, mas eu terei um aumento significativo na conta de luz por conta dessa esfomeada... <_<

Por isso queria uma solução que me permitisse passar mais tempo com o PC ligado sem gastar tanta energia assim, principalmente em modo 2D. Por isso inventei de fazer o downclock, mas parece que ele nem surte muito efeito no tocante à economia de energia e não deu muito certo por conta desse problema... :(

Quando deu esse problema, eu estava usando o Catalyst 4.6... Testei o 4.7 e o 4.4 que veio com o CD de driver da placa e deu na mesma coisa... :(

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por _EagleMan_@14 ago 2004, 00:15

E eu comprei essa fonte justamente por ela ter sustentado o Rosted e o Marcelo Souza muito bem e olha que a configuração deles é bem mais parruda que a minha e ainda mais com overclock na CPU e na VGA, coisa que eu não faço aqui (por enquanto...  B) ).

É verdade...

Eu fui um dos que recomendou ao Renan essa fonte e continuo recomendando.

Só troquei a minha Maxxtro porque estou prestes a instalar HDs em raid aqui e acho que ai seria pedir demais para ela...

Não tem comparação no consumo da máquina dele com a minha...

Aqui a maxxtro já segurou o meu mobile a praticamente 2.6Ghz juntamente com a 9800Pro BBA que eu tinha, com clocks a 444/774Mhz.

Imagina na config do Eagle???

Honestamente acho que essa Sapphire estava melindrosa e ao mexer nela (mesmo fazendo downclock), ela acabou abrindo o bico.

Sorte sua que não foi over... de repente poderia ser pior.

Pegue a coitada, embale e despache para Buy n`Play novamente e infelizmente se prepare para esperar um mês novamente para receber.

Agora Renan, se me permite um puxão de orelha, não faça mais esses downs...

Se fosse para usar a PV assim, seria melhor você ter pego uma Ti4200 ou uma 9600Pro.

Como temos um relacionamento sadio até mesmo fora do fórum, me sinto no direito de dizer a você que eu considero isso uma economia boba, pelo seguinte:

"você vai estar economizando uns 10,00 reais na conta de luz e estar se privando de uma qualidade final nos games bem inferior ao que deveria ser".

Sei lá velho, veja outra forma de econimizar ai, mas não prive o seu equipamento do que ele pode lhe oferecer. Não se esqueça que você já tem uma configuração que por si só já é um gargalo para a sua placa de vídeo...

Não deixe ela brochar mais e boa sorte na sua troca velho, porque essa aí já está para lá do meio da beirada :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o jeito é fazer como eu: comprar uma fonte com PFC ativo. Li que reduz a tua conta de luz e isso é verdade. Dá uma olhada na minha assinatura. Meu pc também consumia energia para caramba, quando utilizava a Troni 450-SS. Muito boa a fonte, mas peca em não ter o PFC que minha Thermaltake tem. Minha conta de luz agradeceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tens toda a razão Rodrigo... Eu não quero privar nem a pau o desempenho do meu equipamento... Se bem que em downclock ela estava segurando bem o desempenho, mesmo tendo um PC sendo um belo de um gargalo para ela... Mas quando eu trocar de processador, a coisa vai mudar B)

O que me enche o saco é meu pai ficar reclamando da conta de luz, que tá vindo alta e tudo mais... Só queria me livrar disso e eu posso, mas de outro meio sem ser esse que eu estava pretendendo usar...

Eu fiz o teste com a memória e pensava ser ela a causadora do problema (tinha emprestado um pente de 128MB a um amigo e, quando eu fui reinstalar novamente o pente no PC, ele deu 2 tela azul... Fiz de tudo quanto era jeito e o PC não aceitava ou não reconhecia os 384MB... Foi ai que coloquei o pente de 128MB no banco 1 e o de 256MB no banco 2, ai ela parou de frescar...), mas mesmo usando o PC com apenas 256MB, o problema reincidiu... :(

Eu não me arrependo em nenhum momento de ter adquirido essa placa e esse negócio de conta de luz só vai ficar assim até eu começar a morar sozinho... Ai amigo, é PC ligado 24h sem ter frescura com a conta de luz hehehe :D Poderia sim, ter adquirido uma placa inferior em termos de gastos de energia, mas e o desempenho que ela iria me oferecer seria de igual modo inferior e eu queria pegar algo que durasse mais tempo e foi o que fiz.

Pena que fiz essa burrada de fazer downclock na placa... É para nunca mais! :angry:

Pelo menos isso mostrou um defeito que a placa tinha e que eu nunca iria perceber se tivesse usando ela normalmente... Imagina ai se esse problema surgisse depois que a garantia tivesse acabado?? :blink:

Eu só irei fazer o último teste no PC do meu vizinho... Se lá der a mesma coisa, não irá restar dúvida alguma de que o defeito é realmente na VGA... Daí é só desembolsar mais dinda para enviar a placa e, pelo jeito, para mandá-la de volta para mim... :cry:

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lc_ss@14 ago 2004, 01:55

Cara, o jeito é fazer como eu: comprar uma fonte com PFC ativo. Li que reduz a tua conta de luz e isso é verdade. Dá uma olhada na minha assinatura. Meu pc também consumia energia para caramba, quando utilizava a Troni 450-SS. Muito boa a fonte, mas peca em não ter o PFC que minha Thermaltake tem. Minha conta de luz agradeceu.

Eu irei fazer isso sim, mas em um futuro próximo... Só comprei essa fonte porque estava totalmente liso e nem fui eu que comprei, mas sim meu pai e ainad relotou até o último minuto para comprar <_<

Queria realmente comprar uma fonte com PFC ativo, mas agora não dá mesmo... Agora, no meu PC que irei montar futuramente, com certeza ele vai ter uma fonte dessas B)

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por _EagleMan_@14 ago 2004, 02:02

Ai amigo, é PC ligado 24h sem ter frescura com a conta de luz hehehe  :D

Ehehehehehe...

Aqui é máquina ligada desde que eu levanto até a hora de dormir!!!

Nem sei quanto o meu PC consome de energia no final, quando chega a conta para pagar...

Essa é uma das vantagens de ser casado e sustentar o seu próprio cantinho!!! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted+14 ago 2004, 02:23-->
_EagleMan_@14 ago 2004, 02:02

Ai amigo, é PC ligado 24h sem ter frescura com a conta de luz hehehe  :D

Ehehehehehe...

Aqui é máquina ligada desde que eu levanto até a hora de dormir!!!

Nem sei quanto o meu PC consome de energia no final, quando chega a conta para pagar...

Essa é uma das vantagens de ser casado e sustentar o seu próprio cantinho!!! :lol:

Hehehe é verdade :D

Mal posso esperar para eu morar sozinho e me sustentar com meu dinheirinho hehehe :D

Esse negócio de ficar sendo sustentado pelos pais não tem mais fundamento para mim... Preciso de um emprego e logo :cry:

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, reinstalei o windows 2x só hoje e nada... A placa continua a dar essas frescuras na tela :(

E pior de tudo é que alguns dispositivos do meu PC não estão sendo mais reconhecido (ex: todos os drives de CD-ROM), então terei que partir realmente para a formatação :(

Qualquer coisa eu posto aqui B)

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DVBreakout@14 ago 2004, 18:28

Aqui também fiz um downclock de 100mhz para testar e apareceu artefatos,acho q deve ser normal,seila!

Só fiz esse downclock para testar mesmo e + por curiosidade,pois a PV aqui não consome muito não hheheh!

É verdade, a sua não é gulosa como a minha hehehe :D

A sua, em idle, consome apenas 10W e em full, consome 20W B)

Já a minha, consome 30W em idle e quase 50W em full :ahh:

Formatei o windows hoje e fui jogar com os clocks normais e coisa e tal. Não deu outra, apareceu também os artefatos... :zoio:

Já tenho praticamente a certeza que é defeito mesmo da placa. Amanhã eu irei testá-la no meu vizinho para ter a certeza mesmo que o defeito dela é de fabricação...

O problema não é ela fazer artefatos nos clocks baixos, mas sim no padrão da placa... É esse o problema :( Se ela não fizesse nada, beleza, mas ela faz, problema é esse... :cry:

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A respeito do downclock, eu acho possivel a placa ser afetada sim.

Veja que:

Quando se faz um overclock num processador é recomendado aumentar um pouco a tensão do core do processador para que ele de conta da demanda de energia que é exigida.

Creio eu que quando se faz um downclock o ciclo de processamento diminui exigindo menos tensão, e talvez a energia mandada para o processador seja demasiada causando danos.

Isso eu acredito mas não tenho certeza, é debatível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio eu que quando se faz um downclock o ciclo de processamento diminui exigindo menos tensão, e talvez a energia mandada para o processador seja demasiada causando danos.

Hmm.. para mim até faz sentido...

Mas então porque quando a gente liga um aparelho 220V em rede 110 ele só fica com 25% da sua potência, mas não queima?

Sei lá, mas acho q isso de tensão...não sei não...

acho que ele precisa de X para funcionar, se for mandado menos velocidade, tudo ok.

Por outro lado...

Quando você acelera um motor ao máximo, ele precisa de X de combustivel...

Quando NÃO usa o máximo, e se usasse a mesma quantia de combustível..ele ia afogar...

Então , em resumo, AINDA NÃO TENHO OPINIÃO FORMADA QUANTO A ISSO... hehe

Vamos seguir especulando..alguém concorda, alguém discorda? :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por 3DHead@16 ago 2004, 01:21

A respeito do downclock, eu acho possivel a placa ser afetada sim.

Veja que:

Quando se faz um overclock num processador é recomendado aumentar um pouco a tensão do core do processador para que ele de conta da demanda de energia que é exigida. 

Creio eu que quando se faz um downclock o ciclo de processamento diminui exigindo menos tensão, e talvez a energia mandada para o processador seja demasiada causando danos.

Isso eu acredito mas não tenho certeza, é debatível!

Eu poderia dizer "Eureka", se eu tivesse certeza desse argumento. Quando eu li o tópico ia dizer exatamente isso, pois é questionável se quando você reduz os ciclos não vá "engasgar" o processador gráfico com tensão desnecessária, e até nociva. Vejamos um Duron a-bred, trabalha em 1.5V apenas, e um Athlon XP convencional usa 1.65V pelo cache L2 aumentado. Se pusermos 1.65V de Vcore num a-bred, estaremos fazendo overvolt e superaquecendo o processador, certo? Isso porque ele tem estruturas a menos para a tensão "consumir", a grosso modo. Realmente, é de se pensar...

Já testou a placa na casa de um amigo? Acho que pelo investimento que você fez nela, vale a pena correr atrás de uma explicação antes de enviar para a loja, famosa pelos atrasos.

Para economizar energia, é imprescindível tirar TUDO da tomada mesmocom o PC desligado, pois a fonte se aquece com o PC desligado caso o estabilizador esteja na tomada e a chave da fonte esteja ligada. Aqui minha energia vinha 50 reais antes de mudar de PC, agora ela veio 86 no mês passado... vamos ver se melhora nesse mês. Mas esqueça essa de downclock : /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Neobius+16 ago 2004, 01:44-->
3DHead@16 ago 2004, 01:21

A respeito do downclock, eu acho possivel a placa ser afetada sim.

Veja que:

Quando se faz um overclock num processador é recomendado aumentar um pouco a tensão do core do processador para que ele de conta da demanda de energia que é exigida. 

Creio eu que quando se faz um downclock o ciclo de processamento diminui exigindo menos tensão, e talvez a energia mandada para o processador seja demasiada causando danos.

Isso eu acredito mas não tenho certeza, é debatível!

Eu poderia dizer "Eureka", se eu tivesse certeza desse argumento. Quando eu li o tópico ia dizer exatamente isso, pois é questionável se quando você reduz os ciclos não vá "engasgar" o processador gráfico com tensão desnecessária, e até nociva. Vejamos um Duron a-bred, trabalha em 1.5V apenas, e um Athlon XP convencional usa 1.65V pelo cache L2 aumentado. Se pusermos 1.65V de Vcore num a-bred, estaremos fazendo overvolt e superaquecendo o processador, certo? Isso porque ele tem estruturas a menos para a tensão "consumir", a grosso modo. Realmente, é de se pensar...

Desculpe, mas tenho que discordar de ambos.

Vamos citar um caso com processador:

Se você tem um athlon que opera normalmente a 1.466Mhz com 1,6v, e fizer um downclock para 1Ghz, seria (destaque para a palavra) interessante que você também baixasse o vcore, para alimentar o die somente com a quantidade de energia que ele necessita.

Se você só baixar o clock, e mantiver inalterado a sua tensão, ele funcionará perfeitamente, pois apesar de não estar precisando daquilo tudo, ele já provou aguentar tranquilamente tal quantidade de energia.

O fato de não abaixar o vcore, só vai incorrer em um excesso de energia que não é necessária para aquela velocidade, bem como um calor gerado sem muitas reduções, justamente por estar tendo que dissipar a mesma quantidade de energia gerada.!!!

Mais nada...

No caso da placa de vídeo seria a mesma coisa.

Se os componentes já trabalhavam perfeitamente em tais voltagens, baixando o clock haveria uma pequena redução no consumo, que só não seria maior porque não é possível abaixar as voltagens por não haver ajustes como em um setup de placa mãe!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@16 ago 2004, 09:25

No caso da placa de vídeo seria a mesma coisa.

Se os componentes já trabalhavam perfeitamente em tais voltagens, baixando o clock haveria uma pequena redução no consumo, que só não seria maior porque não é possível abaixar as voltagens por não haver ajustes como em um setup de placa mãe!!!

Pois é, quem dera tivessem...

Eu lembro que minha ex Ti4800se da MSI tinha um programa usado para fazer over e o mesmo mostrava também a rotação da fan, a temperatura da placa, as suas voltagens e tal... Apesar de mostrá-las, eu não lembro se poderia modificá-las através desse programa...

Eu não consegui testar a placa ontem no meu vizinho... É meio difícil se comunicar com ele e tal, fazer o quê :(

Vou ver se consigo testar a placa hoje à noite no PC dele, apenas para confirmar o que já tenho quase certeza...

Eu também pensava dessa forma: se abaixar o cloc, ela vai precisar de menos energia e o excess pode ter causado o dano nela, mas depois da explicação do Rosted, essa teoria, para mim, caiu por água abaixo...

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neobius@16 ago 2004, 01:44

Para economizar energia, é imprescindível tirar TUDO da tomada mesmocom o PC desligado, pois a fonte se aquece com o PC desligado caso o estabilizador esteja na tomada e a chave da fonte esteja ligada. Aqui minha energia vinha 50 reais antes de mudar de PC, agora ela veio 86 no mês passado... vamos ver se melhora nesse mês. Mas esqueça essa de downclock : /

É bom saber disso pois eu tenho mania de desligar o PC mas não desligo o estabilizador... Vou começar a tirar o cabo de força detrás da fonte (essa Maxxtro não tem chavinha) e depois analisar o impacto na conta de luz...

O fato de jogar ou não com os filtros ativados influi no consumo de energia não é mesmo?

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem um athlon que opera normalmente a 1.466Mhz com 1,6v, e fizer um downclock para 1Ghz, seria (destaque para a palavra) interessante que você também baixasse o vcore, para alimentar o die somente com a quantidade de energia que ele necessita.

Pois é "seria" pois também reduziria a temperatura. Mas para onde vai a energia que não é utilizada pelos ciclos de clock, já que ela não pode simplesmente desaparecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu concordo com o Rosted. Isso a eletrônica explica.

Uma geladeira por exemplo, ela liga o motor, atinge uma determinada temperatura e o motor desliga, pórem a energia continua passando por ali, só não é utilizada. Com o processador é o mesmo caso, quando eles está em idle a maior parte dele fica em repouso, pórem a energia continua passando ali, ele tem os componentes adequados para aguentar aquela tensão. Como um led por exemplo, você pode ligar ele tanto em 1,5v ou em 3v que ele funciona corretamente.

Um processador, com o mesmo clock pode tanto funcionar em 1,9v ou em 1,5v, ele aguenta isto.

Seria interessante entrar em contato com algum fabricante de memória para saber o porque disto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Neobius@16 ago 2004, 12:40

Mas para onde vai a energia que não é utilizada pelos ciclos de clock, já que ela não pode simplesmente desaparecer?

A energia continua sendo usada...

Se você faz o downclock e não reduz a tensão ele vai operar no clock mais baixo setado, utilizando a mesma tensão.

Isso gera desperdício de energia, continua gerando o calor, mas a operação do processador continua normal.

A questão fica somente por conta do desperdício...

Para o uso, não afeta o funcionamento normal. Pode ter certeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, valeu Rosted.

Não estou encontrando nada útil nos fóruns americanos, qualquer coisa eu posto aqui como complemento.

Abraços.

EDIT: Agora há pouco encontrei num fórum americano um caso igual o do Eagleman. O cara disse que a sua placa de vídeo Radeon 9800 PRO apresentou artefatos e linhas após o Underclock. A resposta do Administrador do fórum foi que "a memória em freqüência muito abaixo do especificado fica 'berserk' (algo como, 'frenética') e quando isso ocorre a máquina deve ser reiniciada". Agora, o grau de conhecimento dele eu não sei, nem se isso pode danificar a memória. Porém, geralmente artefatos são causados por superaquecimento das memórias... será que elas não foram danificadas, de alguma forma? Desculpe insistir nisso, mas se os artefatos se iniciaram após o Underclock e permaneceram, fica difícil não achar que não teve nenhuma influência...

http://forums.ocfaq.com/showthread.php?t=835&goto=nextoldest

"I noticed that one of the chips on the card got realy hot.Couldnt hold a finger on it for more then 3 seconds withoud geting burned...."

"Eu notei que um dos chips da placa estava realmente quente. Não pude manter o dedo nele por mais de 3 segundos sem me queimar....."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neobius@16 ago 2004, 14:31

Entendi, valeu Rosted.

Não estou encontrando nada útil nos fóruns americanos, qualquer coisa eu posto aqui como complemento.

Abraços.

EDIT: Agora há pouco encontrei num fórum americano um caso igual o do Eagleman. O cara disse que a sua placa de vídeo Radeon 9800 PRO apresentou artefatos e linhas após o Underclock. A resposta do Administrador do fórum foi que "a memória em freqüência muito abaixo do especificado fica 'berserk' (algo como, 'frenética') e quando isso ocorre a máquina deve ser reiniciada". Agora, o grau de conhecimento dele eu não sei, nem se isso pode danificar a memória. Porém, geralmente artefatos são causados por superaquecimento das memórias... será que elas não foram danificadas, de alguma forma? Desculpe insistir nisso, mas se os artefatos se iniciaram após o Underclock e permaneceram, fica difícil não achar que não teve nenhuma influência...

http://forums.ocfaq.com/showthread.php?t=835&goto=nextoldest

"I noticed that one of the chips on the card got realy hot.Couldnt hold a finger on it for more then 3 seconds withoud geting burned...."

"Eu notei que um dos chips da placa estava realmente quente. Não pude manter o dedo nele por mais de 3 segundos sem me queimar....."

Bem, esse negócio de fazer o downclock nas memórias e a aparecer artefatos dentro do windows é verdade... Se abaixar muito, começa a aparecer varios defeitos na imagem... Eu colocava 540Mhz (270 DDR) nas memos e começava a aparecer pequenos defeitos mas isso dentro do jogo (aqueles pontinhos brancos), no windows ficava normal... Quando abaixava mais, ai que a coisa piorava... E tinha alguns programas que, quando eu abaixava e aumentava novamente o clock, os artefatos ainda contunavam e tinha realmente que reiniciar...

De tantos em tantos testes, consegui setar um clock estável para as memos que foi de 550Mhz (275 DDR).

Quanto ao aquecimento nas memórias depois do downclock, eu não percebi nada porque achava que não podia encostar o dedo nas memos para não queimá-las com estática... :wacko:

Se o downclock danificou eu não sei, mas formatei, testei 4 drivers e o problema persiste... Então com certeza é de hardware, mas saber realmente o que é que está causando isso, se é minha máquina ou a própria VGA, ai eu só terei certeza mesmo quando testar a placa no PC do meu vizinho mas ele não está cooperando... :(

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho difícil você querer exigir que ele teste. Afinal, não são tão raros os casos de placas em curtos, com defeitos e que levam o computador inteiro (Inclusive aconteceu com o Raziel, levou a placa-mãe, duas vga's e a fonte acho). Afinal, ninguém aqui tem placas em estoque, se vier acontecer algo no computador dele (A fonte pifar por exemplo) você vai ter que arcar com os custos.

Explique a siatuação direitinho para ele, as vezes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!