Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

System CCE SS 8800, restaurando.


Posts recomendados

O fórum saiu do ar aqui...

2 horas atrás, Carlosst disse:

Eu falei que não sai som nenhum, mas me enganei. Encostando o ouvido no alto falante, dá pra ouvir bem baixinho o som. Vou verificar esses capacitores citados.

adicionado 5 minutos depois

@Mestre88 Vou fazer uma pergunta de leigo: eu posso fazer um by pass? ou seja, ligar a entrada à saida do equalizador?

Você quer ligar direto a entrada e a saída do equalizador pra saber se é ele mesmo?

Se for isso, pode. Mas dê um jeito de desligar a alimentação do equalizador, tire o soquete ou levante a perna de algum componente relacionado a alimentação dele como um resistor ou um jumper de fio.

Provavelmente vai encontrar esse resistor de 220R mencionado no datasheet ligado ao pino 24, pode ser que seja até de outro valor mas está lá.

Encontrei aqui um esquema do SS5800, ele usa esse CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Mestre88 disse:

O fórum saiu do ar aqui...

Você quer ligar direto a entrada e a saída do equalizador pra saber se é ele mesmo?

 

Sim, quero saber se a falta de audio vem dele mesmo. Já que eu tenho que trocar o CI, vou retira lo, assim a alimentação fica nula.

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, Mestre88 disse:

Encontrei aqui um esquema do SS5800, ele usa esse CI.

Eu vi esse modelo, ele é muito diferente do meu, mas vou dar uma olhada no esquema, na parte de equalização deve ser a mesma coisa

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-14 às 16:25, Mestre88 disse:

 

Quanto ao soquete é o mesmo que eu mencionei, este que está no centro da foto. Se retira a parte plástica branca que está do lado esquerdo e levanta os cabos com cuidado, e ao mesmo tempo pressione os contatos de metal que estão abaixo da tampinha.

 

Consegui afinal desconectar, apanhei um pouco mas pude tirar o plástico lateral e pressionar a parte metálica. Acho esse tipo de conexão excelente. No japão , na parte elétrica, usávamos esse tipo de conector. Então, como acho quase impossível ter mal contato, eu só ataquei limpa contato na brechinha que tem no cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre esses soquetes eu discordo, no meu som da Gradiente tinha deles, eu tive que desmontar o aparelho uma vez pra consertar um defeito causado por um raio. 

Depois que montei vários desses soquetes começaram a dar mal contato, fiquei com tanta raiva que acabei retirando e soldando os fios direto na placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cheguei a imaginar que já estivesse em by pass, pelo som, que tá bem baixinho. Pensei no que o outro colega falou, que o CI , junto com o circuito RC seve como um amplificador operacional. Não experimentei ligar ainda, pois também não retirei o CI, ainda tinha esperança de que voltasse a ter volume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu to querendo comprar mais de um CI, pois me falta habilidade pra soldar, ouvi dizer que a solda tem que ser muito rápida, coisa de 1 ou 2 segundos, pois os CIs são muito sensíveisl A dificuldade maior é o posicionamento, pois não posso retirar as placas e ter uma posição confortável pra soldar, tem uma placa, que tem o potenciometro de balance, preso no painel frontal,não tenho a chave para abrir a porca. O tempo que eu levei pra soldar a solda fria foi muito longa, devo ter danificado de vez assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse CI é chato pra soldar, tem os terminais muito próximos e a solda usada pela CCE é muito ruim, quando ele quebra fica ruim pra colocar solda nova, elas parecem que não se misturam.

Aconselho você a treinar a solda em qualquer coisa velha antes de trocar esse CI, pois se demorar muito pode estragar a placa também, as trilhas também são muito fáceis de quebrar, ainda mais deste tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não tem um potenciometro normal, são 2 chaves up e down de volume. O botão é normal, redondo, mas ele só gira o suficiente pra apertar as chaves. Eu tenho que falar uma coisa, quando eu resoldei o pino com solda fria, eu acabei soldando 2 pinos, o número 2 e 4. Acho que descarregou o capacitor de alimentação do CI onde não poderia. Eu acabei separando a solda, e medi com multímetro pra ver se não estavam em curto. Mesmo que tivesse acontecido a descarga, afetaria apenas um canal, isso eu acho estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os pinos 2 e 4 são dos potenciômetros do equalizador, não tem nada a ver com a alimentação. 

O que deveria acontecer é o potenciômetro correspondente deixar de funcionar. 

Tem certeza que realmente são os pinos 2 e 4?

Se o curto for entre os pinos 22 e 24 aí pode ter causado problema de curto na fonte. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então está, olhando ao contrário. 

A resistência de 100R não está ligada ao pino 4, é no pino 23. 

Os pinos do circuito integrado se contam da esquerda pra direita com o número voltado pra você. 

adicionado 2 minutos depois

Provavelmente o defeito era esse pino com solda fria, ele deve ser de algum dos capacitores de acoplamento. Quando soldou junto ao pino do lado deve ter dado curto com os pinos de alimentação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria muito consertar, eu to aprendendo com isso. O rádio dele tem uma coisa que os outros system que tenho não tem: a memorização das rádios, os outros memorizam até os capacitores descarregarem, depois tem que ficar sintonizando novamente. O CCE tem tipo uma memória flash interno, eu acho. Queria também aprender a restaurar CD, então ia ser um bom laboratório. Pena que não tenho o esquema, eu me sinto no escuro , tateando apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Carlosst disse:

@Mestre88 Os capacitores de acoplamento, eles não servem como uma proteção ao circuito? Ou eu estou enganado?

Eles servem para eliminar a corrente contínua que saem dos circuitos de pré amplificador deixando passar somente o sinal de som que é de corrente alternada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o CI de equalização já faz um tempo, só que eu to criando as melhores condições pra eu soldar, consertei uma lanterna de cabeça, quando experimentei, vi que ainda fica escuro pra soldar, coloquei uma lupa com garras presas na placa e desconectei uns cabos pra deixar a placa melhor posicionada na horizontal. Esses CIs são muito complicados, as pernas mesmo separado em zigue zague, estão muito próximas, acho que a maioria dos técnicos sofrem com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!