Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar a confiabilidade dessa placa?


Posts recomendados

Tenho um regulador buck, de 5A, que usarei como ubec (regulador de 5v) para alimentar a parte dos servos e o receptor de um aeromodelo. Para isso preciso de algo mais confiavel, pois alem de caro é perigoso para terceiros principalmente.

 

1-Como "testo a confiabilidade" dessa placa?

2-Quando ela for dar defeito, qual o "sintoma"?

 

Link da placa e do ci:

http://s.aliexpress.com/nYZz2Mr6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse conversor só suporta 5A com dissipador no CI regulador, sem o dissipador ele suporta 2A, mais que isso ele entra em proteção térmica e desliga.

Você pode testa-lo instalando-o da maneira que ele será usado, por exemplo: ligue uma tensão que seja maior que 7V e menor que 35V na entrada, regule-o para 5V de saída e coloque uma carga que consuma 4,5A, varias lâmpadas 12V ou alguma outra coisa que você sabe que consome pouco menos de 5A.

Deixe ligado por 30 minutos, se nesse tempo a tensão permanecer 5V sem cair ou sem desligar, está testado.

 

Um colega aqui do Fórum, @Ricardo S Ferreira uma vez indicou sabiamente um dissipador de Raspberry PI para usar nesse regulador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho mini dissipadores colados com cola térmica, em cima do dissipador e na parte de trás da placa. Deixei ele ligado 1 hora e 30 minutos com 1,75A  saida em 5v e entrada com uma bateria de 3 células lipo (varia de 12,6v até 9,6v descarregada). Não chegou a 40 graus, sem vento, temperatura ambiente controlada em 30 graus. Vou testar com 4 ou 5 amperes para ver como se comporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para começar os testes eu coloquei uma carga de 4A, e queimei o dedo no resistor de 0.05r como shunt. O diodo tambem esquentou MUITO, mas o CI ficou frio. Já que não irei usar a parte de limitador de corrente pretendo trocar esse shunt por um pedaço de algo menos resistivo, um fio grosso ou um jumper com solda. O diodo vou ver se encontro um maior para aumentar a dissipação térmica nele.

 

 

Me recomendam algo?

adicionado 32 minutos depois

Esse é o esquema sem a parte do controle de corrente:

20145123049899.jpg

Posso remover esse capacitor de entrada? Irei ligar somente em uma bateria lipo de 3 células. Será que não vai afetar nada a resposta do circuito ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esses circuitos que trabalham em alta frequência são meio melindrosos, pra isso entrar em oscilação pouco custa.

Pela lógica se você vai alimentar o conversor com uma bateria não haverá ripple, então poderia retirar o eletrolítico de 470uF, mas se fosse meu, eu não mexeria no circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma mexida tanto para reduzir peso (já que irei usar em um aeromodelo, cada grama vale), retirei o capacitor, regulador de 5v (78l05), o trimpot e o amp op. Removi tambem o shunt de 0,05r e coloquei um fio, bem estanhado. O diodo, que era um cotoquinho de tão pequeno, mudei para um grande, schocktty de 5A, para aumentar a dissipação.

 

Me preocupa um pouco é que ao chegar em 3,5A, que seria o máximo em condições normais de uso dos servos/receptor do aeromodelo, esquentou bastante o indutor. Não sei se o núcleo ou o fio, mas ao colocar a mão noto que está bem aquecido. O Ci, e os 2 dissipadores que eu coloquei colados com cola térmica (made in China, mas não desgruda nem empenando o dissipador) não passaram de 65°C (medindo com um termometro IR (made in China tambem)), sem nenhum tipo de fluxo de ar, entretanto no avião terá ar circulando pela eletrônica. 

 

Irei deixar umas horas aqui ela funcionando, desperdiçando um pouco de energia.

 

Existe alguma espécie de dissipador para o indutor? Nesse caso é um toroidal.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2017 às 21:11, lithium_ion disse:

esquentou bastante o indutor

Depende de quanto esquentou, mas não deve te trazer problemas.

Tem um truque antigo que o pessoal usava para transistores e dissipadores que é de colocar o dedo com certa força no dissipador/transistor e contar até 6, se conseguisse suportar a temperatura é porque o dissipador estava bem dimensionado.

Não lembro bem se era até 6 que se contava, de qualquer forma você tem um termômetro a mão, confie nele...hahaha

Cara coloque um capacitor de disco cerâmico de 1nf ou 10nF (102 ou 103) no lugar do eletrolítico que você tirou, ele é muuuuito pequeno e vai impedir que entre RF no regulador que poderá levar o circuito a oscilação.

capacitor-ceramico-1nf-50v-0001uf1kpf102

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!