Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

oi pessoal. tudo bom? desde pequena sempre fui fascinada por eletrônica mas não tive oportunidade de fazer cursos nem tampouco de aprender eletrônica...comprei um livro de eletrônica básica e li e reli ele inteiro, o livro é muito bom, o livro é do gabriel torres, Eletrônica para Autodidatas, Estudantes e Técnicos. como moro no litoral, não tem nenhum curso perto pra mim fazer e estou numa situação complicada financeiramente...por favor, me deem umas dicas de por onde começar a entender os circuítos eletrônicos pois os componentes já me familiarizei um pouco, com o próprio livro e lendo artigos na internet...mas estou meia perdida kkk grata pela atençao.

Postado

Então você já sabe o básico...

Vai fazer simulações (tem vários programas no mercado) e "brincar" com sucata de eletrônicos... fazer projetos (relógio, amplificadores, controlar leds, um pouco de ci , pic -coisa básica )... 

Tudo se aprende com prática... veja eu, sou ruim que só nisso e ainda de vez em quando consigo ajudar alguém ou fazer um projeto aqui e ali ^^

Tem uns aqui na comunidade que tem um p$t@ de um experiência nisso e pelo que vejo são porque botam a "mão na massa".

Postado
1 hora atrás, Bommu Perneta disse:

Tem uns aqui na comunidade que tem um p$t@ de um experiência nisso e pelo que vejo são porque botam a "mão na massa".

Bem por aí mesmo, sou autodidata, nunca fiz curso mas montei muito circuito daquelas revistas antigas como saber eletrônica e nova eletrônica "boto a mão na massa" há quase 20 anos e já aprendi muita coisa. 

Já fiz de tudo um pouco como amplificadores, transmissores e receptores de rádio, circuitos digitais com porta lógica como relógio e temporizadores. Consertei vídeo K7, TV, aparelhos de som e por aí vai... 

Tudo agrega conhecimento, o que você aprende em uma coisa usa para outra. 

Mas o começo de tu ainda é a leitura e a pesquisa. 

• Curtir 2
Postado

Bom, sou estudante de Eng. Eletrônica, não tenho a experiência que alguns por aí têm, estou no 6º semestre, 20 anos é o que eu tenho de vida HAHA.

Mas posso te falar a forma que eu costumo estudar e aprender sobre eletrônica.

Começo com livros, inevitável conhecer como trabalhar antes de começar a trabalhar com aquilo, existem livros técnicos e livros de engenharia. Os técnicos costumam pular a teoria bastante densa e dar equações e aplicações práticas, isso é bom para aprender na prática e ter conhecimento da teoria. Os de engenharia, normalmente têm uma teoria densa com muitas demonstrações e um pouco de história, mas isso tem propósito para desenvolvimento tecnológico, não só prática, ele provém informação para você criar algo melhor entendendo a teoria usada. A prática dos livros de engenharia é um tópico separado, existem livros ruins, bons e ótimos para cada assunto que te dá problemas com muita prática e análise em nível de engenharia. Ouvi falar muito bem do livro "The Art of Electronics", é pra engenhaira, bem pesado e trata as coisas muita lógica, o que de fato é, mas aborda muita variedades de circuitos, sugestões de circuitos e circuitos que você não deve montar, o preço é um pouco salgado, o que eu conheço desse livro apareceu no meu computador milagrosamente em PDF.... HAHA.

Sobre a prática, essa parte é um pouco mais complicada, porque entra fatores que modelos ideias podem dar problemas em alguns casos, até mesmo o preço para algumas coisas de eletrônica, um osciloscópio e um gerador de função por exemplo não costumam ser baratos. Montar o circuito e ir analisando é importante, ficar com raiva pensando que o circuito está certo quando na verdade o problema estava numa conexão errada ou num fio com problema faz parte. Recomendo o canal do WR KITS no youtube, têm muito conteúdo prático e até teórico sobre eletrônica a nível de engenharia e técnico e o autor explica muito bem, disponibilizando material e sugestões de circuitos.

Sobre a especialidade, acredito que essa parte também seja fundamental, eletrônica é algo muuuuuito vasto, existem várias aplicações. Focar numa parte que você gosta mais em eletrônica e pegar mais pesado nessa parte, acho algo válido, algo que você terá um domínio maior. Nessa parte, recomendo ler notícias, sites até com artigos falando sobre novas tecnologias. Por exemplo, eu sou estudante ainda, a gente no curso tem que aprender muitas coisas, nem que seja básico ou intermediário de um assunto, mas eu estou focando na parte de eletrônica embarcada e IoT. IoT é algo relativamente novo, conceitualmente antigo, mas na prática é novo, então direto têm novas notícias sobre avanços e tecnologias para essa área, então tenho que está me atualizando e acompanhando o mundo nessa parte ou tentando acompanhar HAHA.

Mas aqui também fica o mesmo pedido do seu tópico, sou estudante, vi que tem vários experiente por aqui que também podem me dar dicas ou sugestões.

• Curtir 1
Postado

Eu também sou auto didata, não tenho muita experiência e também nunca fiz curso, o que eu posso aconselhar é: sendo auto didata ou não, aprenda e entenda totalmente a lei de Ohm pois essa lei é o sangue que corre nas veias da elétrica/eletrônica, já com o total entendimento da lei de Ohm você será capaz de entender e calcular uns 70% da eletrônica.

Aprenda isso primeiro, o resto vem com o tempo, Ah! e monte circuitos, simples primeiro, mesmo que pareçam bobos e óbvios.

Ver funcionar aquilo que você fez com as próprias mãos é muito gratificante e te dá mais vontade de montar outros e assim você vai aprendendo, mais do que você imagina.

• Curtir 1
Postado

Você pode começar a ler revistas de eletrônica e tentar montar os circuitos usando componentes retirados de sucata, a maioria dos componentes que uso nas minhas montagens são de sucata.

A maioria das revistas tem a explicação de como o circuito funciona e isso ajuda a entender melhor, mas NUNCA fique somente nos simuladores, os simuladores são um quebra galho, você aprende mesmo botando a mão na massa.

Por sorte, hoje em dia tem muitos sites e blogs que você acha revistas e livros grátis para estudar e praticar, vou deixar uma referência do meu blog, tenho algumas revistas lá pra download:

http://www.blogdopicco.blogspot.com.br

Também tenho um canal no youtube onde passo algumas dicas de montagens, componentes e compartilho alguns dos meus experimentos.

https://www.youtube.com/user/picco02

Boa sorte nos estudos

• 3 semanas depois...
Postado

muito obrigado pelos comentários e dicas...legal saber que aqui tem muitos auto didatas também rsrsrs me da um incentivo pra não desistir. obrigado a todos e amanha mesmo começo a ver os canais e blogs indicados. valeu (=

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!