Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
danilomelotti

Ajuste de corrente para transformador de solda

Recommended Posts

Eu fiz uma pequena máquina de solda usando 2 transformadores de microondas. Já fiz algumas soldas com ela e estou muito satisfeito com o resultado. Porém eu desejo um controle de corrente para ela, algo que não varie (ao menos de forma significativa) a tensão dá máquina, somente e corrente. Futuramente eu pretendo retifica-la, portanto se alguém desconhecer um controle de corrente AC e conhecer um DC também será bem vindo (claro que a corrente no primário do transformador é menor, e por consequência os materiais para o controle devem ser mais baratos).  

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito simples controlar a tensão de entrada, e consequentemente a corrente na saída. 

Controlar a alta corrente de saída, ainda mais continua não é viável, já que a máquina trabalha com um "curto circuito controlado" 

Há algum tempo coloquei um dimmer na entrada de um grande transformador de nobreak e o resultado foi satisfatório. Apesar do problema de controlar a tensão e a corrente ao mesmo tempo funcionou muito bem. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Mestre88 disse:

Muito simples controlar a tensão de entrada, e consequentemente a corrente na saída. 

Controlar a alta corrente de saída, ainda mais continua não é viável, já que a máquina trabalha com um "curto circuito controlado" 

Há algum tempo coloquei um dimmer na entrada de um grande transformador de nobreak e o resultado foi satisfatório. Apesar do problema de controlar a tensão e a corrente ao mesmo tempo funcionou muito bem. 

Eu pensei em usar um dimmer, mais o fato dele fatiar a senoide e principalmente mexer na tensão não me deixou muito entusiasmado. Mas se eu não tiver outro jeito, vou ter que optar por ele. Você tem disponível o circuito?

Eu vi no youtube alguém falando que em CA um indutor vai funcionar como limitador de corrente e sem causar queda significativa na tensão. Será que isso procede? Se funcionar vou pegar um outro trafo de microondas, retirar os enrolamentos dele e fazer um outro com vários tapes para vários níveis de correntes. Não vai ser tão fácil regular a corrente como em um potenciômetro, más pode ser uma boa alternativa que gastar dinheiro com componentes caros para altas correntes e perder alguns volts com dimmer...

Editado por danilomelotti
Erros

Compartilhar este post

Link para o post

Isso me fez lembrar as antigas máquinas de solda que tinham vários taps na saída para alterar a corrente. Pegava o cabo de saída e rosqueava no borne com a corrente necessitada. 

O circuito de dimmer que eu usei é o mais comum que existe com algumas modificações. Ao invés de potenciômetro coloquei uma chave rotativa de 10 posições ligada a 10 resistores e liguei dois triacs BTA40-600 em paralelo. 

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Mestre88 disse:

Isso me fez lembrar as antigas máquinas de solda que tinham vários taps na saída para alterar a corrente. Pegava o cabo de saída e rosqueava no borne com a corrente necessitada. 

O circuito de dimmer que eu usei é o mais comum que existe com algumas modificações. Ao invés de potenciômetro coloquei uma chave rotativa de 10 posições ligada a 10 resistores e liguei dois triacs BTA40-600 em paralelo. 

E a tensão varia de 0v até 127v (ou 220v) ?

Vou adicionar sua ideia na minha fila de implementação (rsrs):

1º: Indutor com vários tapes;

2°: Dimmer;

Desde já obrigado! 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, danilomelotti disse:

E a tensão varia de 0v até 127v (ou 220v) ?

No dimmer variava, no meu caso era 220V pra diminuir a corrente. 

Coloquei valores de resistores que faziam variar entre 110 e 220V, pois menos de 110 só saía faísca e não soldava nada. 

Sobre A máquina com vários tapes eu não vi aberta e nunca medi os terminais pra saber se variava a corrente ou a tensão. Imagino que seja a tensão, pois se fosse a corrente teria de ter vários enrolamentos separados cada um com uma bitola diferente, para uma máquina simples como aquela acho meio impossível. 

A máquina eu vi a muito tempo numa oficina, era assim:

https://goo.gl/images/A6Y2za

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, danilomelotti disse:

Eu pensei em usar um dimmer, mais o fato dele fatiar a senoide e principalmente mexer na tensão não me deixou muito entusiasmado. Mas se eu não tiver outro jeito, vou ter que optar por ele. Você tem disponível o circuito?

Eu vi no youtube alguém falando que em CA um indutor vai funcionar como limitador de corrente e sem causar queda significativa na tensão. Será que isso procede? Se funcionar vou pegar um outro trafo de microondas, retirar os enrolamentos dele e fazer um outro com vários tapes para vários níveis de correntes. Não vai ser tão fácil regular a corrente como em um potenciômetro, más pode ser uma boa alternativa que gastar dinheiro com componentes caros para altas correntes e perder alguns volts com dimmer...

Pesquise por reator saturável 

Ou magnetic amplifier.

Os dois são o mesmo. Só que um é o nome conhecido pelos gringos e o outro é o nome brasileiro. 

https://www.youtube.com/watch?v=DYJ2RCGSFQc

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais