Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu fiz uma pequena máquina de solda usando 2 transformadores de microondas. Já fiz algumas soldas com ela e estou muito satisfeito com o resultado. Porém eu desejo um controle de corrente para ela, algo que não varie (ao menos de forma significativa) a tensão dá máquina, somente e corrente. Futuramente eu pretendo retifica-la, portanto se alguém desconhecer um controle de corrente AC e conhecer um DC também será bem vindo (claro que a corrente no primário do transformador é menor, e por consequência os materiais para o controle devem ser mais baratos).  

Postado

Muito simples controlar a tensão de entrada, e consequentemente a corrente na saída. 

Controlar a alta corrente de saída, ainda mais continua não é viável, já que a máquina trabalha com um "curto circuito controlado" 

Há algum tempo coloquei um dimmer na entrada de um grande transformador de nobreak e o resultado foi satisfatório. Apesar do problema de controlar a tensão e a corrente ao mesmo tempo funcionou muito bem. 

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Mestre88 disse:

Muito simples controlar a tensão de entrada, e consequentemente a corrente na saída. 

Controlar a alta corrente de saída, ainda mais continua não é viável, já que a máquina trabalha com um "curto circuito controlado" 

Há algum tempo coloquei um dimmer na entrada de um grande transformador de nobreak e o resultado foi satisfatório. Apesar do problema de controlar a tensão e a corrente ao mesmo tempo funcionou muito bem. 

Eu pensei em usar um dimmer, mais o fato dele fatiar a senoide e principalmente mexer na tensão não me deixou muito entusiasmado. Mas se eu não tiver outro jeito, vou ter que optar por ele. Você tem disponível o circuito?

Eu vi no youtube alguém falando que em CA um indutor vai funcionar como limitador de corrente e sem causar queda significativa na tensão. Será que isso procede? Se funcionar vou pegar um outro trafo de microondas, retirar os enrolamentos dele e fazer um outro com vários tapes para vários níveis de correntes. Não vai ser tão fácil regular a corrente como em um potenciômetro, más pode ser uma boa alternativa que gastar dinheiro com componentes caros para altas correntes e perder alguns volts com dimmer...

Postado

Isso me fez lembrar as antigas máquinas de solda que tinham vários taps na saída para alterar a corrente. Pegava o cabo de saída e rosqueava no borne com a corrente necessitada. 

O circuito de dimmer que eu usei é o mais comum que existe com algumas modificações. Ao invés de potenciômetro coloquei uma chave rotativa de 10 posições ligada a 10 resistores e liguei dois triacs BTA40-600 em paralelo. 

Postado
17 minutos atrás, Mestre88 disse:

Isso me fez lembrar as antigas máquinas de solda que tinham vários taps na saída para alterar a corrente. Pegava o cabo de saída e rosqueava no borne com a corrente necessitada. 

O circuito de dimmer que eu usei é o mais comum que existe com algumas modificações. Ao invés de potenciômetro coloquei uma chave rotativa de 10 posições ligada a 10 resistores e liguei dois triacs BTA40-600 em paralelo. 

E a tensão varia de 0v até 127v (ou 220v) ?

Vou adicionar sua ideia na minha fila de implementação (rsrs):

1º: Indutor com vários tapes;

2°: Dimmer;

Desde já obrigado! 

Postado
1 hora atrás, danilomelotti disse:

E a tensão varia de 0v até 127v (ou 220v) ?

No dimmer variava, no meu caso era 220V pra diminuir a corrente. 

Coloquei valores de resistores que faziam variar entre 110 e 220V, pois menos de 110 só saía faísca e não soldava nada. 

Sobre A máquina com vários tapes eu não vi aberta e nunca medi os terminais pra saber se variava a corrente ou a tensão. Imagino que seja a tensão, pois se fosse a corrente teria de ter vários enrolamentos separados cada um com uma bitola diferente, para uma máquina simples como aquela acho meio impossível. 

A máquina eu vi a muito tempo numa oficina, era assim:

https://goo.gl/images/A6Y2za

Postado
2 horas atrás, danilomelotti disse:

Eu pensei em usar um dimmer, mais o fato dele fatiar a senoide e principalmente mexer na tensão não me deixou muito entusiasmado. Mas se eu não tiver outro jeito, vou ter que optar por ele. Você tem disponível o circuito?

Eu vi no youtube alguém falando que em CA um indutor vai funcionar como limitador de corrente e sem causar queda significativa na tensão. Será que isso procede? Se funcionar vou pegar um outro trafo de microondas, retirar os enrolamentos dele e fazer um outro com vários tapes para vários níveis de correntes. Não vai ser tão fácil regular a corrente como em um potenciômetro, más pode ser uma boa alternativa que gastar dinheiro com componentes caros para altas correntes e perder alguns volts com dimmer...

Pesquise por reator saturável 

Ou magnetic amplifier.

Os dois são o mesmo. Só que um é o nome conhecido pelos gringos e o outro é o nome brasileiro. 

https://www.youtube.com/watch?v=DYJ2RCGSFQc

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!