Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ainda utilizo um processador Dual Core; no mercado para uso doméstico o (que conheço) processador mais avançado é o Core i7, enfim a linha i (i3, i5, i7 e suas versões), com 3 mil compro o Notebook que quero (provavelmente com Core i5, etc.) mas a questão é: há previsão para os i's saírem de linha e a Intel lançar novos e mais modernos processadores? Quando comprei meu Desktop o Pentium Dual Core era quase topo de linha para usuários domésticos (por volta de 2008), não quero cometer o erro de comprar o Notebook com Core i5 ou i7 e daqui algum tempo eles serem pouco robustos para a maioria dos trabalhos. Outra questão: compensa compra um processador Intel Xeon usado para ser utilizado em Desktop enquanto a Intel não lança outros processadores ou posso mesmo comprar o i5 ou i7 que ainda faltam anos para serem "sucata"?

Postado
8 minutos atrás, Jonathan Henrique Ferreira disse:

mas a questão é: há previsão para os i's saírem de linha e a Intel lançar novos e mais modernos processadores?

Não.

Quando comprei meu Desktop o Pentium Dual Core era quase topo de linha para usuários domésticos (por volta de 2008), não quero cometer o erro de comprar o Notebook com Core i5 ou i7 e daqui algum tempo eles serem pouco robustos para a maioria dos trabalhos

O que se espera é que os processadores durem +/- 5 anos, depois você faz um upgrade. Horas, seu Pentium já tem quase 10; era de se esperar que ficasse meio obsoleto. Não tem como prever 10 anos no futuro... você não cometeu erro nenhum naquela época, e comprando o melhor que há hoje, também não vai cometer.

Outra questão: compensa compra um processador Intel Xeon usado para ser utilizado em Desktop enquanto a Intel não lança outros processadores ou posso mesmo comprar o i5 ou i7 que ainda faltam anos para serem "sucata"?

"Xeon" não quer dizer nada. É que nem dizer "eu ando de Mercedez": ônibus também é Mercedez, mas nem por isso é bom. Existem vários Xeons, e dependendo de qual (e do preço), até vale a pena. Mas no geral, e ainda mais no Brasil, geralmente é mais vantagem ficar com um processador Sky/Kaby Lake.

Diga aí para quê você quer um PC, quanto pode gastar e se já tem qualquer coisa que poderia aproveitar, e nós arranjamos algo legal para você.

Postado

Core i3, i5 e i7 são apenas nomes comerciais. A intel poderia fazer uma modificação radical na microarquitetura do chip e ainda chamá-los de core i3, i5 e i7. Usando um exemplo *****, compare o Volkswagen Gol da décade de 80 com o atual. São carros completamente diferentes que usam o mesmo nome. Um Core i5 7400 que foi lançado agora em janeiro é muito superior a um Core i5 650 que foi lançado em 2010, apesar deles usarem o nome "Core i5". Se você deseja saber se um processador é recente, preste atenção na microarquitetura que ele é baseado, não no nome comercial dele.

Trocando em miúdos, todos os anos a Intel lança processadores mais avançados, mas continua usando o mesmo nome para eles.

Postado

@Imakuni Quero o PC para tarefas que considero intermediárias na maioria do tempo (ver vídeos em algum reprodutor, abrir programas das suítes de aplicativos como LibreOffice e Microsoft Office, e navegar _ lembrando que gosto de muitas abas abertas) e vez ou outra realizar um trabalho mais pesado como editar um vídeo e/ou uma imagem, utilizar AutoCAD ou algum outro programa de desenho 3D. Só para voltar à parte da pergunta: acha que a tendência da Intel é deixar o nome comercial nos processadores por mais anos?

adicionado 2 minutos depois

@RobertoGB Acha que a tendência é essa, utilizar o nome comercial e modificar a microarquitetura de processadores ou posso ter uma surpresa com algum lançamento e os COREs ficarem obsoletos?

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Jonathan Henrique Ferreira disse:

Acha que a tendência é essa, utilizar o nome comercial e modificar a microarquitetura de processadores ou posso ter uma surpresa com algum lançamento e os COREs ficarem obsoletos?

Independente de como os processadores são chamados, seja Core, Pentium, Ryzen, FX, ou qualquer outra coisa eles sempre vão se tornar obsoletos e sou grato por isso. Quando chegar o tempo em que ao olhar 5 anos pra trás e o hardware não for obsoleto se comparado com os atuais quer dizer que o mundo parou de evoluir e não há mais inovação. Espero que esse dia não chegue.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, Zucchini disse:

Quando chegar o tempo em que ao olhar 5 anos pra trás e o hardware não for obsoleto se comparado com os atuais quer dizer que o mundo parou de evoluir e não há mais inovação. Espero que esse dia não chegue.

Cuidado com estes pensamentos. :D

Os "Core" estão meio que estagnado já faz uns anos, todo mundo se pela de reinventar a roda, porque isso deu mer.. nas últimas duas tentativas.

• Membro VIP
Postado

Falo sobre Hardware em geral, não especificamente sobre os processadores da Intel, se for ver a diferença de desempenho dos FX para os Ryzen foi dado um grande salto, assim como a série 600 da Nvidia de 5 anos atrás para a série 1000 que é a atual, o desempenho nem se compara. Outro acontecimento também relevante é a popularização dos SSDs.

Admito que esperar que a obsolescência chegue em 5 anos é exagerado, mas o fato é, não se deve ter medo que ela chegue, é como viver a vida sem querer envelhecer.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Jonathan Henrique Ferreira disse:

@Imakuni Quero o PC para tarefas que considero intermediárias na maioria do tempo (ver vídeos em algum reprodutor, abrir programas das suítes de aplicativos como LibreOffice e Microsoft Office, e navegar _ lembrando que gosto de muitas abas abertas) e vez ou outra realizar um trabalho mais pesado como editar um vídeo e/ou uma imagem, utilizar AutoCAD ou algum outro programa de desenho 3D.

V

21 horas atrás, Imakuni disse:

Diga aí para quê você quer um PC, quanto pode gastar e se já tem qualquer coisa que poderia aproveitar, e nós arranjamos algo legal para você.

8 horas atrás, Jonathan Henrique Ferreira disse:

Só para voltar à parte da pergunta: acha que a tendência da Intel é deixar o nome comercial nos processadores por mais anos?

Sei lá... e sinceramente, não importa. A Intel pode chamar os processadores do que ela quiser, não faz a menor diferença. Digamos que deixe de chamar de "core" e passe a chamar "banana" - e daí? O processador vai continuar o mesmo, chamando de outro nome ou não.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!