Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre resistores 30r 1/4w, 30r 1/2w, 30r 1w


Zafar

Posts recomendados

1 hora atrás, Zafar disse:

Podem me dizer a diferença entre esses resistores, por que uns tem 1/4w outros tem 1w? Seria a carga que eles suportam?

Resistores 30r 1/4w, 30r 1/2w, 30r 1w?

 

É relacionado a quanto de potência dissipada eles podem aguentar... veja por exemplo...

 

Tensão = U = R . i, onde R = resistência e i = corrente.

Watts = Potência e P = U . i, Onde u = tensão e i = corrente.

 

Você precisa saber a potência que o resistor vai dissipar nele, para dimensionar corretamente qual resistor vai usar, se não ele vai esquentar de mais a ponto de queimar...

 

Vamos supor que você vai ligar um LED  de 3v em 12v e a corrente que o LED puxa é de 30mA. Ele precisa barrar 9v, no caso ele vai dissipar 9v, então:

 

(12 - 3) = R * 0.03

R = 9 / 0.03

R = 300 ohms

 

P = (12-3) * 0.03

P = 0.27 watts

 

1/4w = 0.25w, logo 0.25w é menor que 0.27w, então o resistor de 1/4w não deve vai aguentar ou sua vida útil será muito reduzida... é melhor você por um de 1/2w ou de 1w...

 

Agora supor que este mesmo LED puxe 20mA e não 30mA:

(12 - 3) = R * 0.02

R = 9 / 0.02

R = 450 ohms

 

P = (12-3) * 0.02

P = 0.18 watts

 

1/4w = 0.25w, logo 0.25w é maior que 0.18w, então o resistor de 1/4w deve aguentar tranquilo... mas por segurança, eu usaria um de 1/2w só pra ele não trabalhar próximo aos limites e reduzir sua vida útil.

 

 

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

@Carlos Zanon obrigado por essa resposta bem completa. Poderia me tirar so uma duvida? No caso de um resistor de igual valor (por exemplo 33r) mas de capacidade maior do que o necessário, isso não acarreta nenhum problema ao circuito ou afeta a precisão por alguma motivo? No caso se eu preciso de um resistor de 33R para um projeto muito pequeno que passa apenas 5v e coloco um resistor de 1W não fará diferença alguma a não ser o tamanho fisico do mesmo certo?

 

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Raphael Trajano disse:

No caso se eu preciso de um resistor de 33R para um projeto muito pequeno que passa apenas 5v e coloco um resistor de 1W não fará diferença alguma a não ser o tamanho fisico do mesmo certo?

Para saber a potência do resistor, primeiro precisa saber a corrente que vai passar por ele. 

 

Quanto a outra parte da pergunta, sim se souber a potência ao colocar um de potência maior não tem nenhum problema a não ser o tamanho. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Raphael Trajano disse:

ou afeta a precisão por alguma motivo?

este valor é dado no resistor, não costuma ter muito a ver com a potência ,mas altera significativamente o preço do resistor.

as continhas sugeridas pelo usuário @.if são interessantes para entender bem como funciona o dimensionamento dos resistores do circuito.

para a maioria dos que eu dimensiono, calculo só com a tensão da fonte e acabo ficando com resistores de 1/8W, onde da algo maior eu vejo se tem tensão parcial naquela parte do circuito para ver se consigo reduzir, afinal meus circuitos são bem pequenos e costumam ser somente de processamento de sinal e não lidam com grandes potências...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...