Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Brastemp brf36c - bvg28c


Posts recomendados

Conjunto refrigerador e freezer 220V 360 Litros, aqui eu falo um pouco sobre eles e suas particularidades bem como as dificuldades e problemas encontrados.

 

Refrigerador:  no geral é muito bom, em 12 anos tive 2 problemas e todos eles na placa eletrônica de controle, o primeiro foi raio e o segundo foi defeito por uso mesmo.

Defeito 1:  gelava no máximo somente

Defeito 2:  desligava normalmente mas ao tentar religar, ficava matraqueando o rele (bloquinho laranja com uma etiqueta em cima) da placa eletrônica

Defeito 3:  ao selecionar o LED 3,4 ou 5 de temperatura, o motor não entra o Relé fica entrando e saíndo  e os LEDs ficam piscando constantemente na freqüência do chaveamento dos relés. ( não é o relé de 16A da placa eletrônica, não é relé de partida junto ao motor nem o PT100 junto ao motor....provavelmente é a PLACA eletrônica com defeito no PIC ou na EEPROM ou em último caso o sensor de temperatura de congelamento atrás da placa fria )

 

Freezer: único defeito que tive neste aparelho foi o escoamento da água no processo de degelo, o líquido não sai pela tubulação (de borracha) foi dobrada no processo de fabricação do produto e permanece até hoje...até funcionava no inicio mas depois entupiu de vez, mas o funcionamento é normal e muito eficiente.

 

Link: 

 

Conjunto.jpg

 

 

BRF36C88NA_360.jpg

BVG28C88NA_freezer.jpg

Caixa motor PT100_rele.jpg

PT100.jpg

Rele partida.jpg

Tampa caixa motor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Defeito corriqueiro da placa eletrônica do refrigerador BRF36C88NA.

 

Normalmente os capacitores de Poliester  C10 e C11 estão alterados, suas capacitâncias são de 1uF e 0,47uF  250V originais, mas os substitutos eu aconselho colocar de 400 Vac de isolação. Estes componentes uma vez alterados fazem com que o circuito abaixe as tensões de entrada consequentemente o circuito fica instável e os circuitos integrados não respondem bem por falhas que ocorrem nas tensões dos diodos Zeners.

 

As falhas apresentadas são: 

 

1 - O refrigerador só trabalha até o LED 2

2 - Se selecionados os LEDs 3,4 e 5 os  LEDs piscam e o refrigerador não GELA.

 

Caso o defeito seja este e o seu refrigerador tenha mais de 10 anos, faça preventivamente o seguinte:

 

1 -  Substitua os capacitores C10 e C11 mencionados e verifique a integridade de todos os semicondutores da placa

2 -  Aproveite o momento e troque alguns componentes preventivamente... são eles > Relé de partida  e o PT100  ambos localizados no conector do motor, isto com o refrigerador desligado, retire a caixinha protetora ao lado do motor para ter acesso a estes componentes ( ficam encaixados nos 3 pinos  ao lado do motor)

3 - Troque o relé RL1 da placa eletrônica ( 24V 16A ), para evitar futuros problemas e aumentar a vida útil dos demais componentes.

 

NOTA: é muito raro dar defeito nos circuitos integrados ( PIC e EEPROM ), a menos que uma descarga elétrica os danifique.

 

CUSTOS: os capacitores custam R$ 4,50 cada e o conjunto PT100 + Relé de partida R$ 55,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

como instalar um controle eletrônico em freezers convencionais

 

caso você não encontre mais peças de reposição para seus freezers, minha sugestão é instalar um controle eletrônico fácil e barato em seu aparelho.

o vídeo em anexo mostra como realizar este procedimento:

 

 

os méritos são para o colega que editou este vídeo....obrigado

 

uma dica muito importante:

 

Jamais transporte seu freezer ou refrigerador deitado, sempre coloque ele sobre a carroceria da caminhonete ou caminhão na posição normal de trabalho, no caso destes modelos citados neste post....... sempre na posição vertical

Causa: no compressor tem óleo, este lubrificante escorre por pequenos tubos quando deitado e entope a tubulação impedindo que o refrigerador funcione corretamente, em alguns casos deixando ele 24 horas na posição vertical após transportado normaliza mas tem caso que não, ai começam os problemas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Ademilton disse:

jamais transporte seu freezer ou refrigerador deitado

Não espere mais um ano... Pra tornar sua contribuição mais completa, explique o por quê...

 

off on ... quando comprei minha geladeira (há muitos e muitos anos) ela veio deitada. Liguei pra reclamar. Nem me deram muita bola. dica: deixei ela sem ligar por 24H pra que ... ocorresse o que tem que ocorrer...:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...