Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com mais W sempre gasta mais ?


Posts recomendados

@kleubercardoso Se você tiver um PC com uma fonte de 600W e seus componentes consumirem juntos 500W, apenas os 500W de energia serão "gastos", já que a fonte só fornece para os componentes do PC a quantidade de energia requerida por cada um deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Daniel Marinho disse:

@kleubercardoso A fonte não gasta nada, ela entrega energia para a VGA, para o processador e para os demais componentes do computador, logo a energia consumida será apenas a que os componentes requererem. Então se você tiver uma fonte de 600W e seus componentes consumirem 500W, apenas os 500W de energia serão consumidos/"gastos".

Não é bem assim que funciona. A fonte gasta sim uma quantidade extra, é o que chamamos de "eficiência". Se suas peças precisam de, digamos, 300W e sua fonte for uma 600w 80+ Bronze, vai gastar menos energia do que se fosse uma 430w Bronze, pois o pico de eficiência é +/- em 50% de carga. Na mesma vibe, essa de 600w também seria mais econômica que uma 800W Bronze.

 

De qualquer forma, @kleubercardoso, por quê a pergunta?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Imakuni disse:

Não é bem assim que funciona. A fonte gasta sim uma quantidade extra, é o que chamamos de "eficiência". Se suas peças precisam de, digamos, 300W e sua fonte for uma 600w 80+ Bronze, vai gastar menos energia do que se fosse uma 430w Bronze, pois o pico de eficiência é +/- em 50% de carga. Na mesma vibe, essa de 600w também seria mais econômica que uma 800W Bronze.

 

De qualquer forma, @kleubercardoso, por quê a pergunta?

 

Me lembrei da eficiência e por isso corrigi o post, não sei por que você recebeu o post deletado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Daniel Marinho disse:

Me lembrei da eficiência e por isso corrigi o post, não sei por que você recebeu o post deletado.

Mesmo assim, continua errado.

 

14 minutos atrás, Daniel Marinho disse:

@kleubercardoso Se você tiver um PC com uma fonte de 600W e seus componentes consumirem juntos 500W, apenas os 500W de energia serão "gastos", já que a fonte só fornece para os componentes do PC a quantidade de energia requerida por cada um deles.

Realmente, ela só vai entregar os exatos 500w que os componenbtes precisam... mas para fazer isso, ela própria vai ter um gasto extra. E é esse extra que vai fazer com ela sempre consuma mais do que o PC precisa; o quanto mais , aí depende da carga e do modelo da fonte, de forma que uma fonte maior pode ser tanto mais como menos econômica que uma de capacidade menor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Daniel Marinho disse:

@Imakuni Estou tentando simplificar as coisas para o autor do tópico. Você não está me ensinando nada que eu não saiba.

Não importa quantas vezes eu leia, eu não consigo ver a frase,

19 minutos atrás, Daniel Marinho disse:

Se você tiver um PC com uma fonte de 600W e seus componentes consumirem juntos 500W, apenas os 500W de energia serão "gastos", já que a fonte só fornece para os componentes do PC a quantidade de energia requerida por cada um deles.

como informação errada, pois, como você bem sabe, a eficiência entra no meio desse consumo e jamais um PC vai gastar apenas aquilo que as peças pedem.

 

 

Eu também sou a favor de simplificações, mas passar coisa errada (ou que dê a ser entendida assim) é algo que eu simplesmente não deixo batido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Agora que eu fui direto ao assunto e você complementou com a sua aula sobre eficiência e o fato de que a fonte precisa consumir algo para que ela mesma funcione, o autor do tópico já deve estar com a sua dúvida sanada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Imakuni disse:

De qualquer forma, @kleubercardoso, por quê a pergunta?

Pois vi que alguns computadores já montados vem com fontes com mais W que precisam, então aí perguntei pois também não quero que a conta de luz fique absurda por esses 100w a mais que tem na fonte sobrando 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, kleubercardoso disse:

Pois vi que alguns computadores já montados vem com fontes com mais W que precisam, então aí perguntei pois também não quero que a conta de luz fique absurda por esses 100w a mais que tem na fonte sobrando 

A não ser que seu PC vá ficar ligado 24/7 em load, você não precisa se preocupar com o consumo da fonte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kleubercardoso Se você usar o da imagem de cima, você tem nada mais nada menos que uma extensão com um fusível, se tiver o da imagem de baixo, você tem um filtro de linha de verdade. No primeiro caso não é imprescindível a troca, mas se a sua casa tiver aterramento vale a pena comprar o segundo modelo, da Clamper.119158391SZ.jpgenergia-filtro-clampermultiprotecaotrans

 

Se você tiver a extensão ela não oferece risco, até por que ela tem um fusível que dá uma segurança para a maioria dos casos de oscilação de energia e as de 2010 não mudaram nada para as de hoje. Se o fusível queimar, você troca por outro que nem eu faço. Agora se você mora num lugar onde as oscilações são brabas e sua casa tiver aterramento, compre o Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Daniel Marinho disse:

@kleubercardoso http://www.lojaclamper.com.br/

adicionado 1 minuto depois

 

Sem problemas, continue usando ele, um Clamper sem aterramento não serve para nada.

Ta difícil eihn? Mais uma informação errada com essas generalizações... Alguns AntiSurges da Clamper possuem sistema SLFP, que protegem mesmo em caso de não haver aterramento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, braconius disse:

Ta difícil eihn? Mais uma informação errada com essas generalizações... Alguns AntiSurges da Clamper possuem sistema SLFP, que protegem mesmo em caso de não haver aterramento.

 

Pode estar difícil para você e não me interessa o motivo, pois para mim não está. Estou seguindo o curso natural da vida que é aprender mais a cada dia, com os meus erros e com quem tem mais conhecimento e está, por já estar bem crescidinho, disposto a transmiti-lo e não usá-lo para se fazer de superior perante os outros. 

 

Mesmo assim obrigado, embora você não seja o tipo de usuário ao qual eu normalmente dirija um agradecimento pelo que quer que seja, pela informação de que alguns AntiSurges da Clamper que possuem sistema SLFP oferecem proteção mesmo se o imóvel não tiver aterramento.

 

De agora em diante não mais direi que um Clamper sem aterramento não serve para nada, mais pela explicação de faller do que pelo seu deprimente porém não completamente inútil post. Aliás, você deveria passar essa informação para o autor do tópico em vez de me dirigir a palavra para ficar de chacota, pois ele poderia se interessar por um Clamper com esse sistema.

 

E quanto à "mais uma informação errada", a segunda não foi dada de maneira intencional e presunçosa e quanto à primeira, simplesmente não fora dada, apenas não entrei em detalhes e quis ser o mais objetivo possível para o autor do tópico, o qual demonstrou ter sua dúvida sanada pela informação que lhe passei. Mas para quem parece gostar de coisas de moleque como debochar, deve ser mais prazeroso dizer que estou dando informação errada atrás de informação errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Daniel Marinho disse:

@kleubercardoso http://www.lojaclamper.com.br/

adicionado 1 minuto depois

 

Sem problemas, continue usando ele, um Clamper sem aterramento não serve para nada.

Para eliminar surtos de tensão em modo diferencial, entre fase e neutro, os mais comuns, um filtro de linha dispensa totalmente o aterramento... Só para seu conhecimento..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, faller disse:

Para eliminar surtos de tensão em modo diferencial, entre fase e neutro, os mais comuns, um filtro de linha dispensa totalmente o aterramento... Só para seu conhecimento..

 

Aproveitando a sua informação e disposição de repassar conhecimento, o aterramento é indispensável a um filtro de linha para eliminar qual tipo de surto? E com qual frequência e contexto normalmente esse tipo de surto ocorre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

11 horas atrás, Imakuni disse:

Não é bem assim que funciona. A fonte gasta sim uma quantidade extra, é o que chamamos de "eficiência". Se suas peças precisam de, digamos, 300W e sua fonte for uma 600w 80+ Bronze, vai gastar menos energia do que se fosse uma 430w Bronze, pois o pico de eficiência é +/- em 50% de carga. Na mesma vibe, essa de 600w também seria mais econômica que uma 800W Bronze.

 

Cara, tá demais. Deixa ver se entendi:

-você chama de "eficiencia" um gasto extra????? Não seria o gasto com emissão de calor??

-No seu texto há afirmação que fonte de 600W vai gastar menos que a de 430W (maior gasta menos,certo)

-No fim afirma que a fonte de 600W gasta menos que a de 800W (menor gasta menos!!)

 

Decida-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, rare earth disse:

-você chama de "eficiencia" um gasto extra????? Não seria o gasto com emissão de calor??

Mesma coisa. Tirando algumas frescuras (led, rotação do fan, movimento do HD), quase que tudo num PC virá emissão de calor.

 

15 minutos atrás, rare earth disse:

-No seu texto há afirmação que fonte de 600W vai gastar menos que a de 430W (maior gasta menos,certo)

-No fim afirma que a fonte de 600W gasta menos que a de 800W (menor gasta menos!!)

 

Decida-se.

Como eu disse antes, as fontes tem um pico de eficiência perto de 50% de carga. No exemplo pontual que eu dei, uma fonte 600w gastaria menos que uma 430w ou 800w, pois eu assumi como base uma carga de 300w. Se tivesse assumido, por exemplo, 200w, a de 430w seria melhor que a de 600, que seria melhor que a de 800w. Da mesma forma, se eu tivesse assumido 400w, a de 800 seria melhor que a de 600, que seria melhor que a de 430.

 

De novo, como eu já disse no post seguinte,

11 horas atrás, Imakuni disse:

depende da carga e do modelo da fonte, de forma que uma fonte maior pode ser tanto mais como menos econômica que uma de capacidade menor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Daniel Marinho disse:

 

Aproveitando a sua informação e disposição de repassar conhecimento, o aterramento é indispensável a um filtro de linha para eliminar qual tipo de surto? E com qual frequência e contexto normalmente esse tipo de surto ocorre?

Surtos de tensão em modo diferencia tem sua gênese em chaveamentos, em manobras de contatoras elétricas, nos desligamentos de chaves seccionadoras, no faiscamento de escovas de motores, nas máquinas de solda elétrica, ou seja, na enorme maioria das operações envolvendo manobras dependentes do ser humano. Esses surtos acontecem de modo diferencial, ou seja, entre fase e neutro.. Para absorção ou desvio dos mesmos se usa varistores ou centelhadores entre fase e neutro e a presença do aterramento é totalmente dispensável..

 

Surtos de tensão em modo comum tem sua gênese em descargas elétricas naturais, raios, distúrbios atmosféricos. Esse tipo de indução de surtos entra em tudo que é meio físico, desde os cabos de telecom, nas ruas até o varal de estender roupa, se metálico...

 

Para resolver esse tipo de surto há que se colocar varistores ou centelhadores entre os meios metálicos atingidos e a massa do planeta terra. Ai sim necessita de aterramento, embora as montagens dos melhores filtros de linha na atualidade estabelecem um trio de varistores dispostos entre fase e neutro, outro entre neutro e massa e um terceiro entre neutro e terra. Como o condutor neutro acaba, nas nossas residências, ligado a massa, não é possível se afirmar que sem o aterramento de nada adianta, a não ser que se desconheça o que ai foi dito..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, faller disse:

Surtos de tensão em modo diferencia tem sua gênese em chaveamentos, em manobras de contatoras elétricas, nos desligamentos de chaves seccionadoras, no faiscamento de escovas de motores, nas máquinas de solda elétrica, ou seja, na enorme maioria das operações envolvendo manobras dependentes do ser humano. Esses surtos acontecem de modo diferencial, ou seja, entre fase e neutro.. Para absorção ou desvio dos mesmos se usa varistores ou centelhadores entre fase e neutro e a presença do aterramento é totalmente dispensável..

 

Surtos de tensão em modo comum tem sua gênese em descargas elétricas naturais, raios, distúrbios atmosféricos. Esse tipo de indução de surtos entra em tudo que é meio físico, desde os cabos de telecom, nas ruas até o varal de estender roupa, se metálico...

 

Para resolver esse tipo de surto há que se colocar varistores ou centelhadores entre os meios metálicos atingidos e a massa do planeta terra. Ai sim necessita de aterramento, embora as montagens dos melhores filtros de linha na atualidade estabelecem um trio de varistores dispostos entre fase e neutro, outro entre neutro e massa e um terceiro entre neutro e terra. Como o condutor neutro acaba, nas nossas residências, ligado a massa, não é possível se afirmar que sem o aterramento de nada adianta, a não ser que se desconheça o que ai foi dito..

 

Muito obrigado faller, melhor explicação que essa impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!