Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mesmo com interface SATA 3Gb / s, o SSD é mais rápido que um HD?


Posts recomendados

Tenho uma duvida.

A Motherboard do meu desktop é a GA-N650SLI-DS4 da Gigabyte fabricada em 2006.

Ela possui 4 conectores SATA 3Gb / s, é possível instalar um SSD nessa placa?
Mesmo sendo SATA 3Gb / s, o SSD seria mais rápido que o HD?
O HD foi instalado em 2006, quando comprei o computador.
No manual do HD é informado.
Seagate ST3320620AS
Internal data transfer rate 1,030 Mbits/sec max
Sustained data transfer rate OD (read) 72 Mbytes/sec max
I/O data-transfer rate 300 Mbytes/sec max
Eu acho esses números bastante otimistas, para um HD fabricado em 2006

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, amigo. Eu usei por 8 meses mais ou menos o meu SSD em SATA 3Gb/s, até que comprei uma Mobo H97 que suportava o 6 GB/s. Fica muito mais rápido que um HD convencional. Pode comprar sem medo. Claro que quando em 6Gb/s fica mais rápido do que em 3, mas de toda forma vale muito a pena.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro Sim, ambos os equipamentos tem sata 3gb/s, portanto se as tecnologia são iguais então elas trabalham na mesmo velocidade, seria diferente se sua placa-mãe tivesse sata 2gb/s e o ssd o sata 3gb/s, pois assim o ssd iria ter que trabalhar no mesmo padrão da placa-mãe.

 

O SSD foi feito para ser mais rápido que o hd, pois ele não usa disco fisico, ele tem uma placa apenas, se abrir o hd irá ver que tem discos internos que é onde fica gravada as informações.

 

Vale lembrar que o SSD não substitui o hd, portanto, mesmo que você tenha ou vá colocar um SSD no pc, é bom manter o HD junto, pois o SSD é para colocar o Windows e alguns programas apenas e não lotar o SSD de programas e arquivos, isso é trabalho para o hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-1 às 00:32, Elder Nauvirth disse:

Vale lembrar que o SSD não substitui o hd, portanto, mesmo que você tenha ou vá colocar um SSD no pc, é bom manter o HD junto, pois o SSD é para colocar o Windows e alguns programas apenas e não lotar o SSD de programas e arquivos, isso é trabalho para o hd.

Porque não? Tudo depende de quanto espaço você precisa e quanto dinheiro tem para gastar.

No meu pc antigo eu tinha um hd de 285gb que nunca cheguei a usar mais que 200gb. No meu atual tenho apenas um ssd (sem qualquer hd) de 500gb e não há problema algum nisso.

 

Uma dúvida geral... A maioria dos ssd's têm velocidades tanto de leitura quanto de escrita em torno de 500mb/s, então qual a diferença de ligar numa porta de 3gb/s ou 6gb/s? Ambas as portas não possuem capacidade muito acima da velocidade praticada pelos ssd's?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Merlo Ferreira Concordo plenamente com o primeiro parágrafo. Não há problema algum em substituir um HD por SSD.

 

Quanto às velocidades é simples: as 3 Gbps não é 3 gigabytes por segundo (3GB/s) mas sim 3 gigabits por segundo (3 Gb/s). 3Gbps = 300 MB/s, em teoria. Enquanto que 6 Gbps = 600 MB/s, em teoria. Por isso uma entrada mais lenta limita o SSD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim ate porque se você for ver, as velocidades medias de um ssd bom estão acima dos 500, como as portas sata II tem a metade da velocidade q tem as sata III, ainda assim se você pegar as velocidades de escrita e leitura do ssd q vai comprar e dividir por 2, é superior a de qualquer hd da atualidade por melhor q ele possa ser.. então vale e muito a pena mesmo com esse "detalhe"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-2 às 11:55, rodrigo.dcvieira disse:

sim ate porque se você for ver, as velocidades medias de um ssd bom estão acima dos 500, como as portas sata II tem a metade da velocidade q tem as sata III, ainda assim se você pegar as velocidades de escrita e leitura do ssd q vai comprar e dividir por 2, é superior a de qualquer hd da atualidade por melhor q ele possa ser.. então vale e muito a pena mesmo com esse "detalhe"

 

No caso dos SSDs, o que dá mais diferença para o HD não é nem velocidade de leitura e escrita, e sim tempos de acesso. O SSD é muito, e quando falo muito é muito mesmo, mais rápido do que um HD. Esse tempo de acesso é o tempo desde que o sistema solicita um arquivo e o arquivo é entregue para ser trabalhado. Como o SSD não tem discos mecânicos, então ele entrega muito mais rápido que um HD, por isso que as coisas abrem instantaneamente quando você clica. É isso que dá aquela sensação da sua máquina voar, por isso recomendo muito SSD mesmo em SATA II.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Disco rígido é legado obsoleto que só não foi totalmente enterrado pelos SSDs porque o custo ainda não compensa em todos os cenários. Quem puder, se livre deste entulho tecnológico chamado disco rígido.

 

Me revolta muitas máquinas montadas, incluindo de marcas de grife, terem configurações potentes de processador, memória, etc, e um HDD no meio, como unidade do sistema operacional, para acabar com o desempenho! Bem fez a Apple que aboliu o uso de discos rígidos desde 2012 mais ou menos em suas linhas de produtos. Palmas para a Apple!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Disco rígido é legado obsoleto que só não foi totalmente enterrado pelos SSDs porque o custo ainda não compensa em todos os cenários. Quem puder, se livre deste entulho tecnológico chamado disco rígido.

 

Me revolta muitas máquinas montadas, incluindo de marcas de grife, terem configurações potentes de processador, memória, etc, e um HDD no meio, como unidade do sistema operacional, para acabar com o desempenho! Bem fez a Apple que aboliu o uso de discos rígidos desde 2012 mais ou menos em suas linhas de produtos. Palmas para a Apple!

 

Também concordo com você. Uso SSD desde 2014 em meu PC, mas as condições ainda não me deixaram comprar um SSD para o notebook. Mal posso esperar pra poder colocar um SSD nele. HD só serve para deixar sua máquina lenta. Ainda o considero bom para guardar arquivos, mas somente isso. Nada de ficar rodando sistemas operacionais ou programas nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!