Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Básico eletrônica


Posts recomendados

Bem,eu não sei quase nada de eletrônica e afins mas tenho uma grande curiosidade de aprender a fazer as coisas e saber a fazer o básico,tipo ligar led e cooler em uma pilha e por ai vai....

 

Tenho um cooler e já liguei ele no cabo USB,mas roda muito fraco,então queria saber se da pra pegar energia de várias baterias recarregáveis para alimentar ele e alguns leds e como fazer isso,como já disse,quero aprender fazendo nem que seja algo bobo e sem nexo

 

Tenho 3 leds de teclados antigos que peguei de onde indicava quando o Caps,Scroll e NumLock estavam ativos e um capacitor da placa do teclado também.

 

Posso usar esse capacitor pra algo ou vou ter que comprar outro pra ligar os leds na energia?Poderiam me explicar como funciona,por favor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendi que quer ligar o cooler em um PC, já que diz ter ligado no USB. 

O cooler se liga em 12V (USB é só 5V, daí o porque de ter ficado fraco). 

No computador os fios correspondente a 12V são os amarelos e preto, pode puxar de dentro do PC de algum cabo que esteja sobrando. 

Para ligar fora do computador se usa fonte 12V dessas baratinhas, hoje em dia não compensa mais montar fontes. 

Para acender Leds, se usa resistor serie, se for ligar junto com o cooler em 12V usa-se valor mínimo de 1k ohm, se for ligar no USB de 5V usa-se valor mínimo de 470 ohm. 

Não entendi a parte do capacitor, de quanto ele é? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro Hass    eu também não sei muito sobre eletrônica não, mas pelo que sei para você ligar um led você precisa ligar do lado certo pois ele tem dois terminais sendo que um é o anodo que se liga no positivo e o outro é o catodo que se liga no negativo, então para que o led se acenda você precisa ligar no mínimo 3v nele observando o positivo e o negativo, se usar 3v que é igual a duas pilhas, não precisa de resistor, mas se usar maior tensão, como por exemplo 5v, será preciso usar resistores para que o led não se queime .

  veja como são os terminais de um led  :

led1.jpg.aed5e64f665db0b1ddf967fe62327184.jpgled2.jpg.81aa71f9b71bcf6f4926aa1358ceedc2.jpgled3.jpg.652ed21609b28b0ba43483a60618b2bb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro Hass    você  pode colocar 6 pilhas comum que vai dar 9v aí o cooler vair rodar bastante mas para rodar no máximo precisa colocar 8 pilhas comum que vai dar 12v e para ligar pode ligar o positivo das pilhas no fio vermelho do cooler e o negativo das pilhas no fio preto, mas se inverter também não tem problema não, apenas que o cooler vai girar ao contrário .

veja como ligar as pilhas umas nas outras e depois no cooler :

você pode usar um soquete de pilhas para quatro pilhas que vai dar 6v ou unir dois soquetes de 4 pilhas formando 12v ou conseguir um soquete de 8 pilhas 

pilhas.thumb.jpg.d56ccbfde792406e6696ade51a5a0fce.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro Hass    sim funciona sim , înclusive se você ligar só a bateria de 9v funciona também; esses soquetes você compra em loja de componentes eletrônicos ou pela internet é só pesquisar no google, veja aí na sua cidade onde tem uma loja dessas de componentes eletrônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro Hass    pode conectar o resistor no positivo ou no negativo não faz diferença você liga o positivo da pilha no terminal com sinal + que é o positivo aí do led, se você tiver um led novo ele terá uma perninha maior que a outra então essa perninha maior é o positivo do led , mas se você tem  um led já usado ele provavelmente terá as duas pernas do mesmo tamanho então o negativo será o lado que tiver um chanfro  (  uma parte reta  )    na direção da perna.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Pedro Hass disse:

@Mestre88 então eu só poderia ligar com as de 1.5v?Não existe nenhuma pilha ou bateria de 12v?Seria bem mais econômico se fosse recarregável também

Sobre ligar pilhas e baterias em série, para funcionar direito elas tem que ser todas iguais.

 

Por exemplo:

Pode ligar várias pilhas de 1,5V em série, mas não pode misturar com aquelas recarregáveis de 1,2V (tensão e corrente são diferentes).

Poderia também ligar baterias velhas de celular que ainda funcionam (3 delas já da quase 12V).

 

Mas, me diz uma coisa: Por que quer ligar um cooler em um bateria ou pilha?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!