Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no q6600 tela azul


Posts recomendados

Estou fazendo um overclock no meu processador core 2 quad q6600 2,40 stock pra testar ele, fui tentar colocar a 3.0ghz deu tela azul ai consegui por 2,91 deu pra mexer aqui mais acho que não ficou estavel eu tentei abrir o prime95 pra testar e ele n funcionava, ai testei no aida64 e deu warning e uma vez deu tela azul também, mas consegui ligar de novo ai voltei para 2,70 e agora consegui abrir o prime95 e com 5minutos ja apareceu um passed, e o aida64 não deu erro nenhum também, estou querendo fazer um belo upgrade no meu PC e não quero trocar placa-mãe e nem processador agora, ai queria testar um over pra ver se iria rodar mais de boa com uma r9 270x ou rx460 4gb, e vou colocar 8gb de ram ddr3 1333 ou pegar +4gb ai eu ficaria com 6gb e quero trocar a fonte também é claro, e hd pelo menos 500gb 7200rpm, acredito que algumas coisas também impedem de fazer over atualmente no meu pc.

as configurações dele atualmente são:

ram: 2gb dd3 1333

fonte: 250w positivo acho q é generica.

hd 160gb

minha placa-mãe é uma phitronics G41M-VS3 sei também que não é muito boa pra over, mas alguma coisa tem que aguentar também.

e o q6600 q ta a 2.70ghz temperatura 55% full load meu cooler é um blizzard T2

 

Tentem responder com maximo de informações possivel agredeço!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

fica difícil recomendar um overclock com o seu hardware, pois um dos quesitos mais importantes é inseguro: sua fonte.
 

Tela azul pode ser bastante coisa. No caso de overclock, geralmente indica tensão ou o clock dos seus barramentos podem estar subindo também. Estão travados? Não são todas as placas mães que oferecem esse controle. 

 

Sobre a tensão: recomendo bastante leitura, ir com bastante calma pois qualquer erro e seu processador parte dessa pra melhor.

Insisto: não recomendo overclock na configuração de hardware do seu computador. Faça por sua conta e risco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavokreischer pois é parei de mexer vou deixar 2.70 mesmo do jeito que ta já é um grande avanço e cheguei a 2.90 e só deu tela azul bem depois, acredito que com outra fonte e mais ram acho q melhoraria o overclock, e o pci ta travado e a memoria ram automatico acho q ta subindo com o over do cpu só tenho 2gb de ram também agora nem mexeria, mas com 8gb ddr3 1333 como eu faço pra abaixar o clock dela se fosse necessario? pra poder subir mais o over no cpu?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então...o FSB, o barramento nesse caso, altera a frequência da memória automaticamente. Se a sua placa-mãe oferecer, somente reduza o multiplicador da sua memória, de maneira que reduza a frequência da mesma e vá, aos poucos, subindo o seu FSB. Testando, você encontrará o melhor clock que seu processador pode oferecer e o maior clock que sua memória atingirá (sempre respeitando a frequência nativa da memória, que no caso é 1333MHz).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavokreischer assim é minha bios de uma boa olhada e agradeceria muito se pudesse me ajudar acho q n tem multiplicador de memoria ou seria aquele negocio no circulo vermelho na imagem?IMG_20170607_225823489_HDR.thumb.jpg.67317f20ca027b6856b6638d4cb14c03.jpgo VTT voltage so tem opção de 1.10v e 1.20v o DRAM voltage tem bem mais opções vai de 1.30v até 2.00v e o NB voltage 1.05v 1.11v 1.23v 1.30vIMG_20170607_225950611_HDR.thumb.jpg.74aece17f28a63745bdf0efe761178d0.jpgIMG_20170607_230216626_HDR.thumb.jpg.3b970f342b35b0bc6fe62ab54b54659d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leandro J. Dias Bom dia

 

Chipset G41 não são bons de overclock com alguma exceções com a asus P5G41C-M, que passou de 375mhz não sobe muito mais que isso, mais o seu Q6600 usa FSB266 ela para conseguir subir aos 3.0 (333x9  3.0).

Se o chipset G41 tivesse o mesmo poder de over do G31 ou G33 ai a conversa mudaria.

Seu problema deve ser essa fonte com já foi mencionado e atualize a bios pode ser que você consiga um resultado melhor.

 

Att Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico pois é mais vou ver se consigo chegar pelo menos proximo a isso, e depois vou mudar de cpu e placa-mãe.

O problema é esse atualizar a bios, a minha placa é da phitronics e eles faliram, e agora não sei como atualizar e é um processo bem complicado também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
55 minutos atrás, Leandro J. Dias disse:

@Edvaldo J. Frederico pois é mais vou ver se consigo chegar pelo menos proximo a isso, e depois vou mudar de cpu e placa-mãe.

O problema é esse atualizar a bios, a minha placa é da phitronics e eles faliram, e agora não sei como atualizar e é um processo bem complicado também

@Leandro J. Dias Essa placa da Phitronics eu não achei mais eu acho que deve ser asrok

http://www.asrock.com/mb/intel/g41m-vs3/#BIOS

http://www.asrock.com/mb/Intel/G41M-VS3 R2.0/index.br.asp?cat=Download&os=BIOS

Essa placa parece que tem duas revisões verifique o que está escrito na sua.

G41M-VS3(L1).jpg

Em casa tenho um servidor usando um xeon fsb 1333 (333) e já usei 2 placas com chipset G41, se não me engano GA-G41mt-s2p e atual asus P5G41C-m-XL, na primeira consegui FSB360 +/- mais que isso a maquina não ligava ; na segunda placa consegui no máximo 385 +/- só que não ficou muito estável.

Como essa maquina fica rodando 24 horas em não sou muito fan de mexer em tensões deixei em 375 e ficou 10, um aumento de 13% no clock do processador um xeon e5440 [email protected].

No meu trabalho achei um GA-G41MT-ES2L e também não passou dos 360 no FSB usando meu processador, agora se eu pegar um processador como por exemplo um pentium dual core com FSB de 800Mhz ai ele sobe igual um foguete.

Já tive também 3 placas duas com chipset G31 e uma G33 essas são o cão chupando manga, de 333 que é o FSB padrão do meu processador subiu para 400 fazendo que os 2.8 subisse para 3.4.

Se eu me engano tem uma maquina com essa GA-G41MT-ES2L rodando com um processador igual o seu um Q6600 amanhã de manhã vou ver até que ponto consigo elevar sem aumentar o vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Ahh s entendi olha la então quanto consegue chegar estavel, e a minha placa-mãe é igual essa placa mesmo e ta Rev G/A 1.02 e na bios ta versão da bios P 1.0

 

adicionado 33 minutos depois

@gustavokreischer A frequência da minha memoria ram, fica assim na imagem abaixo com o processador sem overclock, ai fui ver como ficaria com o processador com overclock 333 fsb fica:  Auto e nas opções [500Mhz DDR3_1000] e [667Mhz DDR3_ 1334] pelo jeito passa os 1333 da ram então com cpu over 333! só tenho 2gb de ram dd3 1333 estou querendo pegar mais um de 4gb pra totalizar 6gb, ou então no lugar do de 2gb colocar 4gb também e totalizar 8gb, mas parece que 6gb ja ficaria bom nas atividade e nos jogos!IMG_20170608_193712886.thumb.jpg.314c884e3fe45abd346a58b65b6fb331.jpg:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Leandro J. Dias disse:

@Edvaldo J. Frederico Ahh s entendi olha la então quanto consegue chegar estavel, e a minha placa-mãe é igual essa placa mesmo e ta Rev G/A 1.02 e na bios ta versão da bios P 1.0

 

adicionado 33 minutos depois

@gustavokreischer A frequência da minha memoria ram, fica assim na imagem abaixo com o processador sem overclock, ai fui ver como ficaria com o processador com overclock 333 fsb fica:  Auto e nas opções [500Mhz DDR3_1000] e [667Mhz DDR3_ 1334] pelo jeito passa os 1333 da ram então com cpu over 333! só tenho 2gb de ram dd3 1333 estou querendo pegar mais um de 4gb pra totalizar 6gb, ou então no lugar do de 2gb colocar 4gb também e totalizar 8gb, mas parece que 6gb ja ficaria bom nas atividade e nos jogos!IMG_20170608_193712886.thumb.jpg.314c884e3fe45abd346a58b65b6fb331.jpg:

@Leandro J. Dias Bom dia 

 

Acho que descobri seu problema, você leu a mensagem do lado direito falando sobre DDR3 1333.

If you adopt DDR3 1333 pls adjust jumper set MB before it. for FSB 1333: FSB=2-3

"Se você adotar DDR3 1333, ajuste jumper set MB antes dele. Para FSB 1333: FSB = 2-3"

E no manual nas paginas 10 e 20 esta escrito:

FSB1 Jumper (FSB1, 3-pin jumper, see p.10 No. 26) If you adopt FSB1333-CPU and DDR3 1333 memory module on this motherboard, you need to adjust the jumper. Please short pin2, pin3 for FSB1 jumper. Otherwise, the CPU and memory module may not work properly on this motherboard. Please refer to below jumper setting.

"FSB1 Jumper (FSB1, jumper de 3 pinos, veja P.10 No. 26) Se você adotar o módulo de memória FSB1333-CPU e DDR3 1333 nesta placa-mãe, você precisa ajustar o jumper. Por favor, selecione pin2, pin3 para o jumper FSB1. Caso contrário, a CPU e o módulo de memória podem não funcionar corretamente nesta placa-mãe. Consulte a configuração do jumper abaixo."

Resumindo de padrão o Jumper na cor azul numero dele é 26 um que fica acima do slot PCI-E 16x (na pagina 10 do manual tem a foto) seta o FSB padrão em 1066 , o padrão é pino 1 - 2 e para o FSB subir para 1333 você tem que setar os pinos 2 -3.

E nem lembrei de fazer o over na maquina que tenho aqui no trabalho parecida com a sua rsrsr, o usuário está usando é ruim parar ele só para fazer isso mais segunda eu faço sem falta vou deixar anotado rsrs.

 

Att Edvaldo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico De fato, matou a charada!

 

Só não esqueça de reduzir o clock da memória para subir o FSB, pois assim ela irá se ajustar junto com o mesmo. Se manter em 1333MHz, ela vai subir junto e o overclock dará problema.

 

Não esqueça: pega uma fonte de qualidade! Isso vai te ajudar (e muito) daqui pra frente, independente de overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, gustavokreischer disse:

@Edvaldo J. Frederico De fato, matou a charada!

 

Só não esqueça de reduzir o clock da memória para subir o FSB, pois assim ela irá se ajustar junto com o mesmo. Se manter em 1333MHz, ela vai subir junto e o overclock dará problema.

 

Não esqueça: pega uma fonte de qualidade! Isso vai te ajudar (e muito) daqui pra frente, independente de overclock.

Não sei qual o modelo da memória do autor do tópico só que estou usando DDR3 1333  conseguir colocar a 1600 kkkkkkk, só que rodando com um velocidade maior a maquina aparentemente fica mais rápida.

Creio que com um velocidade menor a latência diminui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Entendi mais ou menos, mais então coloquei aqui 1066 e ficou 1:2 melhorou bastante desempenho do meu pc aqui valeu pela ajuda, mas do jeito que meu pc ta n vou fazer overclock agora n, mas estou pensando em fazer um upgrade nele pegar mais memoria ram tenho aqui 2gb ddr3 1333 e quero pegar pelo menos mais 4gb ddr3 1333 e totalizar 6gb mas ai eu teria que achar uma com latencia igual da minha ne? ou então comprar duas igual de 4gb e totalizar 8gb, ai venderia a minha de 2gb, e uma fonte cx 430, e uma placa de video r9 270x 2gb pelo menos, não estou querendo trocar processador agora porque ai teria que trocar placa-mãe também e no caso ficaria mais caro quero mais custo benefico agora, porque ja vi videos do q6600 rodando jogos atuais de boa, mas isso é por enquanto também mais pra frente vou ver se pego pelo menos o g4560 e uma placa h110m, ai daria pra aproveitar minhas peças ainda, só trocaria as ram pra ddr4! depois quando eu fizer isso vou ver se faço um over no cpu se for preciso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Oi, tenho essa Philtronics G41 M3, uso um Core 2 Duo E8500 cm ela, gostaria de saber se caso eu compre um Core 2 Quad Q9650 ou q9550, ela vau pegar cm esses processadores???, uso 6gb de RAM 1333mhz, também gostaria de saber se o Blizzard T2 da conta de levar esse processador, ? porque n achei muitos coolers q coubessem nessa placa

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!