Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Gostaria de sugestões de como eu poderia fazer uma caixa multi RCA (uma saída AV e várias entradas AV), vi esse modelo que anexei, em um vídeo do youtube, já procurei por projetos, mas os poucos que encontrei, achei um tanto confusos, e pouco explicativos, e bem diferentes do que eu queria.

Já testei utilizando alguns jacks fêmea que tenho aqui, fazendo uma ponte entre três jack RCA, e outros 3 jacks ligados por fios flexíveis, com um fio soldado a ponte, interligando os jacks, porém sem sucesso. A finalidade do projeto é conectar vários consoles a mesma tv.

Poderiam me dar alguma dica, sugestão?

Sem título.png

Postado

O que você quer é uma espécie de seletor onde através de uma chave se faz a seleção de qual fonte de sinal vai para a TV?

Se for com somente os cabos de video composto e audio analógico, e muito simples fazer com integrados CMOS do tipo 4066, 4051, 4052 e 4053. E um 4013, 4017 ou até mesmo um PIC pra fazer a sequencia.

Tudo depende da quantidade de entradas que você quer, se é só video ou precisa do audio também.

Explique isso melhor e posso projetar algo no estilo desse aí da foto.

Postado
2 horas atrás, Mestre88 disse:

O que você quer é uma espécie de seletor onde através de uma chave se faz a seleção de qual fonte de sinal vai para a TV?

Se for com somente os cabos de video composto e audio analógico, e muito simples fazer com integrados CMOS do tipo 4066, 4051, 4052 e 4053. E um 4013, 4017 ou até mesmo um PIC pra fazer a sequencia.

Tudo depende da quantidade de entradas que você quer, se é só video ou precisa do audio também.

Explique isso melhor e posso projetar algo no estilo desse aí da foto.

Isso mesmo Mestre88, essa da foto, o criador disse que não dava interferência ligando apenas o console que ia usar, ai acredito que por isso ele não adicionou uma seletora. Meu objetivo é conectar vários vídeogames a caixa multi rca, logo precisarei do vídeo e também do áudio, minha intenção era fazer uma caixa com 8 entradas, para eu poder conectar 8 vídeos games diferentes, assim só precisando ligar a fonte do que eu for jogar, não precisando ficar colocando e tirando cabos da tv., que é o que tenho feito atualmente.

No caso só preciso que tenha as entradas padrões (amarelo, vermelho e branco), sem vídeo componente.

adicionado 3 minutos depois
53 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Olá, obrigado pela dica Bcpetronzio, já tive um chave seletora dessas de 3x1 que durou bem pouco tempo, e recentemente comprei uma 4x1 no mercado livre, exatamente como essa do cirilocabos, e a mesma veio quebrada, daí partiu minha ideia de fazer uma caixa multi rca, vi o preço de uma seletora 8x1 aqui no Brasil, e é um grito, para importar ela sai por um bom preço, mas com a certeza que será taxada (e ai nunca sabemos quanto será taxado, já tive produto de 5usd taxado em 25...)

• Coordenador
Postado

@Douglas Valentim Na mesma linha "mecânica" tem ela pronta, só que o preço não esta agradável!

Mas vamos analisar?

Seguindo a dica do colega @Mestre88, você pode comprar um lote de 10 CI CD4066 por 9 Reais:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680969618-lote-com-10-cis-cd4066-cd-4066-100-originallote-certif-_JM

Você precisará de 6 deles para comutar 8 entradas...

Um Teclado de 8 teclas conjugadas para selecionar a entrada desejada:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693849767-teclado-8-teclas-conjugado-_JM

Não esta no preço os knobs para acabamento:

http://www.soldafria.com.br/knob-para-chave-tecla-c-100_461.html/knob-tecla-ad-8x10-preto-para-chave-tecla-p-7006.html

Uma fonte de alimentação para o circuito:

Pode ser de 5V:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820522083-fonte-5v-1a-plug-p4-bivolt-automatica-_JM

Ou pode ser de 9V:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-780962885-fonte-chaveada-9v-x-1a-uso-geral-_JM

Precisará dos bornes de entrada e saída, seriam 9 deles:

https://e-dualcom.com.br/componentes-eletronicos/conectores-e-soquetes/pth/con-jack-rca-av-pth/

Precisará de uma caixa de plastico:

https://www.eletropecas.com/Produto/caixa-plastica-sem-furo-da-chave-patola-pb-600

E fios....

Totalizará em algo em torno de 160 a 200 Reais dependendo do frete para sua Cidade.

Tem ele pronto com garantia por 299 Reais no mercado livre...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697307615-chaveador-seletor-de-video-e-audio-composto-rca-av-8x1-_JM

Mensurando o trabalho para confeccionar a placa e fazer a montagem, furação da caixa e ligações para a placa, eu compraria um pronto sem dúvidas!!!!....

PS: Esqueci de colocar um KIT para confecção da placa de fenolite!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-776731554-kit-para-fazer-placas-de-circuito-impresso-suekit-ck-10-_JM

Postado

@Bcpetronzio olhando por esse lado realmente compensa pronto. 

Para simplificar um pouco podemos usar 3 circuitos integrados 4051 e um 4024 para fazer a contagem. 

Os mais caros são os conectores, se o @Douglas Valentim ainda tiver a chave antiga da pra aproveitar dela, inclusive a caixa. 

Para a Fonte se pode aproveitar um carregador de celular mesmo. 

Em lugar de circuito impresso, poderia usar placas padrão, a montagem não é das mais bonitas, mas vai economizar com um kit de circuito impresso. 

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado
Em 10/06/2017 às 10:39, Mestre88 disse:

@Bcpetronzio olhando por esse lado realmente compensa pronto. 

Para simplificar um pouco podemos usar 3 circuitos integrados 4051 e um 4024 para fazer a contagem. 

Os mais caros são os conectores, se o @Douglas Valentim ainda tiver a chave antiga da pra aproveitar dela, inclusive a caixa. 

Para a Fonte se pode aproveitar um carregador de celular mesmo. 

Em lugar de circuito impresso, poderia usar placas padrão, a montagem não é das mais bonitas, mas vai economizar com um kit de circuito impresso. 

Também tenho interesse em montar este mesmo aparelho para ligar vários tape deck e cd player no mesmo receiver. Você teria o esquema do circuito amigo?

Postado
2 horas atrás, fabiospfreitas disse:

Lhe agradeceria se fizesse esse circuito.

Explica melhor com quantas entradas quer, se é estéreo, se precisa de entrada de vídeo para ficar o mais simples e barato possível. 

• Curtir 1
Postado
Em 19/01/2019 às 11:54, Mestre88 disse:

Explica melhor com quantas entradas quer, se é estéreo, se precisa de entrada de vídeo para ficar o mais simples e barato possível. 

Eu preciso com 8 entradas estereo e uma saida tambem estereo, nao precisa conexão de video apenas audio.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, fabiospfreitas disse:

Eu preciso com 8 entradas estereo e uma saida tambem estereo, nao precisa conexão de video apenas audio.

Certo, aí está:

imagem543.thumb.GIF.b40850ffb97c1ca503cbde8748932ab7.GIF

Os conectores vermelhos são um canal e os brancos são o outro. J9 e J19 são as respectivas saídas.

O CI U3 (4028) com os leds são opcionais, coloquei porque fica mais interessante pra saber qual entrada está selecionada.

A cada aperto de S1 o circuito seleciona uma saída, ao chegar na última ele volta pra primeira.

Se tiver conexões das tomadas RCA para os CIs use cabos blindados, porém é melhor que tudo seja num único circuito impresso.

onde está a bateria de 5V pode ser com carregador ou mesmo uma bateria de celular. Também vale 4 pilhas AA em série, bateria de 9V ou fonte de até 12V.

A corrente exigida para o circuito é mínima, pode ser uma fonte com corrente de 100mA ou mais.

Outras dúvidas fique a vontade para perguntar.

Postado

@Mestre88  ficou muito bom e simples, você substituiu a opção de usar o teclado com 8 teclas por uma simples chave de toque que é fácil de achar para comprar ou até mesmo  em sucata,  acrescentou os leds para dar um toque na estetica e ajudar a saber qual entrada ta selecionada. Parabens e Obrigado pelo projeto. Vou providenciar os componentes e montar. Assim que fizer dou um retorno.

• Obrigado 1
Postado
19 horas atrás, Mestre88 disse:

Certo, aí está:

Os conectores vermelhos são um canal e os brancos são o outro. J9 e J19 são as respectivas saídas.

O CI U3 (4028) com os leds são opcionais, coloquei porque fica mais interessante pra saber qual entrada está selecionada.

A cada aperto de S1 o circuito seleciona uma saída, ao chegar na última ele volta pra primeira.

Se tiver conexões das tomadas RCA para os CIs use cabos blindados, porém é melhor que tudo seja num único circuito impresso.

onde está a bateria de 5V pode ser com carregador ou mesmo uma bateria de celular. Também vale 4 pilhas AA em série, bateria de 9V ou fonte de até 12V.

A corrente exigida para o circuito é mínima, pode ser uma fonte com corrente de 100mA ou mais.

Qual foi o software que você usou para fazer este esquema?  Eu uso o Cad EAGLE.

• Obrigado 1
  • 1 ano depois...
Postado
Em 20/01/2019 às 20:29, Renato.88 disse:

Certo, aí está:

Ressuscitando esse tópico...  Eu tenho uma pergunta que me deixou na dúvida  sobre o esquema.. Se desligar a energia, ao ligar de volta, ele mantém a ultima posição que o seletor estava ou ele volta para a primeira posição ? 

Postado
2 horas atrás, zex disse:

Ressuscitando esse tópico...  Eu tenho uma pergunta que me deixou na dúvida  sobre o esquema.. Se desligar a energia, ao ligar de volta, ele mantém a ultima posição que o seletor estava ou ele volta para a primeira posição ? 

Pode voltar em uma posição qualquer, de maneira aleatória. Sendo a maioria das vezes na primeira mesmo. 

A energia que esse circuito consome é tão pouca que fica bem viável alimentar com baterias. 

Uma daquelas 18650 ou uma bateria de celular velho da de sobra. 

• Curtir 1
  • 3 anos depois...
Postado
Em 20/01/2019 às 20:29, Renato.88 disse:

Certo, aí está:

Para fazer um completo com entradas e saidas de audio e Vídeo, pensei ja emprementar  uma saida HDMI...

Postado
1 hora atrás, Erika Lellis disse:

Para fazer um completo com entradas e saidas de audio e Vídeo, pensei ja emprementar  uma saida HDMI...

O HDMI envolve frequências muito altas, esses CIs são muito antigos, não servem pra isso. 

Existem CIs próprios pra chavear o HDMI. A dificuldade é que são do tipo smd, logo não dá pra fazer uma montagem amadora com eles. 

Compensa mais comprar um projeto pronto. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!