Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhoria fonte chaveada 30a para som automotivo


mateusMX

Posts recomendados

ola amigos do forum, recentemente comprei uma fonte chaveada no mercado livre para utilizar no som do meu carro, o mesmo conta com 2600w rms totais, 

sei que a fonte de 30a é pouca para o set, tenho uma bateria aux de 65ah, a fonte funciona muito bem como um carregador, mas esquenta muito se deixar ela ligada junto ao som, 

resolvi abrir ela, e conforme vi alguns videos no youtube, acho que peguei um gato por lebre. 

gostaria de saber se é possivel modificar algo para aumentar sua potencia. futuramente vou tentar fazer uma fonte de +100amp , se tiver algo que de para aproveitar dessa pra esse projeto ela vira doadora rsrs

agradeço desde ja pela atenção

nas placas dissipadoras estão um ssh10n90   e um j22n 30100 localizado na foto a esquerda e em baixo respectivamente

20170622_213105.thumb.jpg.d747826732ffafc45bf8077da70f2f7e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, ele é um diodo de 30A e 100V então não adiantará trocar ele por um mais forte pois certamente o trafo não ira fornecer uma corrente maior!

O problema é a potência desse som seu! Ela é extremamente exagerada! Você precisaria colocar ai não uma bateria de 65Ah teria que ser uma de 250Ah!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agradeço as respostas. bcpetronizio que modificação eu poderia fazer no trafo para ela suportar a troca do diodo e consequentemente aumentar a potencia? existe alguma modificação que possa tentar fazer?

sobre a bateria, ainda nao coloquei uma maior por falta de dinheiro, uma bateria de 150a aqui esta uns 900reais e com o carro andando, alem do alternador de 150amp tem a bateria da frente de 75a que fica ligada. meu problema maior é com o carro parado. 

estou olhando outro modelo de fonte no ml, uma chaveada de 50a, sera que ela realmente fornece 50a? poderia associar duas delas em paralelo para fornecer 100a? segue o link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716065993-fonte-chaveada-50a-12v-600w-p-cftv-fita-led-som-automotivo-_JM

outra duvida, seria possivel talvez transformar uma maquina inversora de solda de 150a para fonte? falo isso pois a mesma acho por cerca de 350 reais, enquanto uma fonte automotiva de mesma corrente esta na faixa de 600 reais.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Modificar uma fonte chaveada não é uma tarefa simples, seria mais viável você vender ela e adquirir uma mais forte mesmo.

Sobre fazer associação em paralelo, pode ser feito sim, desde que as carcaças delas não se encostem e seja colocado um diodo em série com cada uma delas, no fio positivo. O diodo seria para impedir que uma fonte consuma corrente da outra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Sobre a máquina de solda também é o mesmo caso, a diferença é que a máquina de solda fornece alguns poucos volts na saída, só a corrente que é bem alta...

Essas máquinas de solda que vendem por aí fornecem tensões mais altas de 30, 40 ou até 50V (já tomei vários "choquinhos" na minha). 

Não dá pra ligar o seu som nela e fica inviável fazer um circuito para abaixar a tensão já que a corrente é muito alta. 

Talvez seria possível cortando um pedaço do enrolamento do transformador, acho meio arriscado comprar uma máquina dessa pra fazer isso. 

Sem contar que ainda vai precisar de 4 diodos de alta corrente e um banco de capacitores para transformar a corrente alternada em corrente continua. Esses componentes não são baratos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então@Mestre88 , geralmente essas maquinas inversoras ja sao corrente continua, como você disse a tensão de trabalho dela que é entre 25v e 50v, por isso cogitei a modificação, pois os capacitores e outras peças ja seriam sobredimensionados para a tensão desejada, o problema seria somente conseguir abaixar a tensão dela para os 14v. a questao é saber se é viavel financeiramente.

agradeço a todos pelas respostas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, pensei que  falava daquelas que usam transformador comum de 60Hz. 

Essas do tipo inversora eu não conheço, mas suponho que seja algo semelhante a sua fonte. 

De qualquer forma deve ter algum tipo de transformador, aí também teria que tirar parte do enrolamento para abaixar a tensão. 

Em fontes chaveadas eu já fiz isso com um carregador de celular onde aumentei o enrolamento para fornecer 12V ao invés de 5V, claro que coloquei um fio mais fino para limitar a corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!