Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como acender LED somente a partir de 8,7VCC


Posts recomendados

Bom dia,

 

Abri esse tópico porque não encontrei nenhum que abordasse o tema.

Não tenho muito conhecimento de electrônica, mas preciso fazer um circuito que acenda um LED  verde quando a tensão ultarapasse 8,7VCC.

A tensão de alimentação pode variar de 0 a 24VCC.

Pensei em utilizar um diodo zener 1N5345A em série com um resistor de 680 ohms e o LED, mas não tenho certeza se funciona e não tenho o diodo para testar.

 

Esquema.GIF.94aa8ef6ffb64ba268779f482782fa8f.GIF

 

 Outra coisa, um voltímetro com ICL7107 mede tensão contínua negativa? Preciso medir de -10VDC a + 10 VDC.

Os cabos de teste são os pontos 1 e 2?

 

5958e39a3eff8_Esquema2.GIF.1b0b614520f212e7ab0447cac15d9151.GIF

 

No voltimetro digital da foto abaixo (tres fios: + e - de alimentação mais fio de leitura) é possível fazer alguma proteção contra inversão de sinal? tentei com um diodo, mas altera o valor da leitura.

 

5958e58054c77_Esquema3.GIF.8f03c80e34657093604d96e5afdfe5c3.GIF

 

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para acender um Led a partir de uma determinada tensão existe várias maneiras de se fazer. 

A mais conhecida é usando um comparador de tensão, com esse circuito fica mais preciso. 

O raciocínio do diodo zener em serie está correto, mas cabe a testar na prática para ver se funciona corretamente. 

 

Sim, o ICL7107 mede tensão negativa. 

Não entendi o que quis dizer com proteção para inversão de sinal, sendo que a própria tensão negativa já é invertida. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo datasheet isso é um conversor A/D com entradas em nos pinos 30 e 31 nos exemplos básicos que tem lcd.

Sim, é a entrada que você tem que medir. Um deles no terra e o outro no positivo.

 

Sobre o negativo pelo desenho o primeiro bloco de led só tem duas ligações(no esquemático)... e o resto tem várias... bem provável reservado para o negativo. Já o da imagem real(produto a venda) só tem 3 blocos de led. Se você olhar no mercado livre vários desses vão de 0~100 esse teu modelo ai da foto parece que não exibe o negativo.

AQUI

 

Sobre o zener... já vi um esquema parecido usando para ver a tensão/capacidade de uma bateria em uma furadeira... mas note que conforme a tensão vai aumentado o led vai acender uma hora bem fraquinho e conforme vai aumentado a tensão ele vai aumentado o brilho... tem que ver também que o led tem um faixa de 1.7~ até uns 3V e já está acendendo. Como o Mestre falou ai em cima se você quer um led que seja preciso e só acenda de forma marcante e avise imediatamente que se atingiu a faixa (ou seja ele vai receber os 2.2V imediatamente e não ficar variando) um pequeno circuito comparador resolveria o caso.

 

adicionado 24 minutos depois

@Mestre88 Acho que ele quer um protetor porque alguns desses medidores só pegam valores positivos... ai terio o caso dele inverter os cabos e poder dar algum problema.  No datasheet do negocio diz que pode fazer isso até um limite de tensão... mas nos casos que o mesmo não tem negativo pode ser outro tipo de circuito... sei lá..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!