Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como acender LED somente a partir de 8,7VCC


Posts recomendados

Bom dia,

 

Abri esse tópico porque não encontrei nenhum que abordasse o tema.

Não tenho muito conhecimento de electrônica, mas preciso fazer um circuito que acenda um LED  verde quando a tensão ultarapasse 8,7VCC.

A tensão de alimentação pode variar de 0 a 24VCC.

Pensei em utilizar um diodo zener 1N5345A em série com um resistor de 680 ohms e o LED, mas não tenho certeza se funciona e não tenho o diodo para testar.

 

Esquema.GIF.94aa8ef6ffb64ba268779f482782fa8f.GIF

 

 Outra coisa, um voltímetro com ICL7107 mede tensão contínua negativa? Preciso medir de -10VDC a + 10 VDC.

Os cabos de teste são os pontos 1 e 2?

 

5958e39a3eff8_Esquema2.GIF.1b0b614520f212e7ab0447cac15d9151.GIF

 

No voltimetro digital da foto abaixo (tres fios: + e - de alimentação mais fio de leitura) é possível fazer alguma proteção contra inversão de sinal? tentei com um diodo, mas altera o valor da leitura.

 

5958e58054c77_Esquema3.GIF.8f03c80e34657093604d96e5afdfe5c3.GIF

 

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para acender um Led a partir de uma determinada tensão existe várias maneiras de se fazer. 

A mais conhecida é usando um comparador de tensão, com esse circuito fica mais preciso. 

O raciocínio do diodo zener em serie está correto, mas cabe a testar na prática para ver se funciona corretamente. 

 

Sim, o ICL7107 mede tensão negativa. 

Não entendi o que quis dizer com proteção para inversão de sinal, sendo que a própria tensão negativa já é invertida. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo datasheet isso é um conversor A/D com entradas em nos pinos 30 e 31 nos exemplos básicos que tem lcd.

Sim, é a entrada que você tem que medir. Um deles no terra e o outro no positivo.