Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal boa tarde ! estive lendo sobre motores universal e resolvi fazer um experimento... ligar uma furadeira makita 700w 127v em uma fonte de 24v . a principio retirei o gatilho da furadeira e energizei em 24v as bobinas e nas escovas do rotor, no momento parece que gera um campo magnetico porém não o suficiente para fazer a furadeira dar partida . alguém poderia me ajudar ? 

teoria22_05.gif

Furadeira-Makita-680w-20161027015913.jpg

Postado

@rhamon22 Se você ligou as bobinas da forma que está no desenho azul não vai funcionar.

È possível ligar a fufadeira em 24V sim, eu fiz isso com a minha ontem pra testar, inclusive estava aberta.

Os motores de furadeira são ligados dessa forma:

teoria22_05.gif.e3efe1f0ff929766075c69828f49c537.gif.66fe586cfd4217b88c531d93f46ca41e.gif

Postado

Não recordo agora se é regra da mão direita ou esquerda, já faz um bom tempo que saí da escola, mas o que difere o desenho que não deu certo do que funciona está no sentido do enrolamento da bobina. No que deu errado pelo fato das correntes terem o mesmo sentido na bobina, acabou criando 2 campos iguais no sentido de direção do campo. Reparem que no desenho que deu certo, uma bobina recebe  corrente pelo início e outra pelo fim. Isso faz com que se tenha campos opostos, se uma é norte, a outra será sul. Com um pequeno desalinhamento angular entre os centros dos campos e as escovas de comutação, tem-se o movimento. Isso é válido tanto pra os motores seriais (universal) quanto os de campo paralelo.

Postado
42 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@albert_emule. olhe o enrolamento. Vai gerar campo no mesmo sentido. tem que ser opostos. Quanto a potencia, isso é outra história.

Ok. O esquema está errado. 

Mas ele não precisa mexer no motor para este poder funcionar em DC. 

Do jeito original que vem de fábrica já funciona em DC. 

Postado

seria possivel manter o mesmo torque da furadeira em dc ?

adicionado 1 minuto depois

então nesse caso eu teria que alterar a ligação da bobina do estator ?

Postado
22 minutos atrás, rhamon22 disse:

seria possivel manter o mesmo torque da furadeira em dc ?

adicionado 1 minuto depois

então nesse caso eu teria que alterar a ligação da bobina do estator ?

Para manter o torque precisa ser a mesma tensão, não importa se é AC ou DC. 

Para alterar a tensão precisa enrolar o motor novamente com outro tipo de fio. 

Mudar a ligação do estator só faz alterar o sentido de rotação. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Penso que o motor 'in natura' tem os estatores e rotor em série. O que podes tentar fazer é liga-los em paralelo e na polaridade correta. Talvez até mesmo TUDO em paralelo: Estator da esquerda, da direita e rotor. Neste caso há de estar pelo menos o estator da direita/esquerda com polaridade correta. Como sabemos, indutor não se dá bem com dc. Prepare-se pra algum eventual aquecimento...

Postado

e se eu substituir as bobinas do estator por neodímios e energizar apenas o rotor ? conseguiria obter a potencia desejada ? 

Postado
25 minutos atrás, rhamon22 disse:

e se eu substituir as bobinas do estator por neodímios e energizar apenas o rotor ? conseguiria obter a potencia desejada ? 

O rotor (induzido) é o principal componente, é justamente ele que precisa ter o fio de acordo com a tensão necessária. 

Talvez seja possível se adaptar um induzido de algum motor automotivo como para brisas ou de vidro elétrico. 

• Membro VIP
Postado
agora, rhamon22 disse:

substituir as bobinas do estator por neodímios

Talvez... mas você vai ter um pouco de dificuldade em conseguir um íma com o formato do estator. Sem contar que vai ficar bem mais caro do que reenrolar tudo com fio + grosso (o que também é uma tarefa hercúlea). Se precisa tanto assim de usar a furadeira no meio do mato(*), talvez seja melhor considerar um inversor ou nobreak

(*) força de expressão

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, rhamon22 disse:

Basta um pequeno conversor de de 12V para 127V DC ou 220V DC

Vídeo de um amigo: 

adicionado 28 minutos depois

https://www.youtube.com/watch?v=mVwgnxDiDZo

O esquema:

adicionado 30 minutos depois

https://drive.google.com/drive/folders/0BzoDev2YBPP8fklqS0hzLVVuamM2U1kwdDJkS1Y5T1FyRlZKbEw0OUo0YWUyYVVJQTJDZEU 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!