Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou pensando em  fazer uma instalação em casa para economizar energia com base na forma utilizada em sistema de energia solar, neste caso a anergia solar é captada pela placa, vai para o controlador que joga para a bateria de 12v a ser carregada, e vai para o inversor de 12v para 110 de 500w de potencia, aí é que minha ideia entra, pois não tenho interesse na placa solar, no lugar dela quero por a fonte 12v ligada na tomada, e o inversor pega a energia da fonte e transforma em 110, neste caso eu estaria usando a energia de casa apenas 12v e ligava minha geladeira no inversor!! assim economizo energia, o que acham?

• Coordenador
Postado

Não é viável! Não existe conversão sem perdas... Haverá perda na conversão de sua rede para os 12V e haverá perdas na conversão pelo inversor para os 110V, seria algo como: Consumir 600W de sua rede, para o inversor fornecer os 500W para o aparelho!...

Na realidade você perdeu 100W com esse sistema. (É um exemplo! As perdas podem ser até maior que a que eu disse!)

• Curtir 2
Postado

Lembrei daquelas teorias de energia infinita ^^ Ou tirinhas de humor sobre fazer energia com um gato e um pedaço de pão com manteiga (coisa do tipo)^^

Mas só lembra um pouco X)

• Coordenador
Postado
30 minutos atrás, P.P.P disse:

E se eu usar uma fonte 20v e um inversor 220? estou pensando em testar isso ao menos um mes

@P.P.P  É a mesma situação! Haverá mais perdas do que ganho...

Sei que as placas solares aqui no Brasil ainda estão caras, mas se você tiver como investir, faça um sistema para alimentar só os aparelhos de baixo consumo como, lâmpadas (Led ou fluorescentes) Tvs, pequenos aparelhos de som, e até mesmo a geladeira, deixe os chuveiros, ferro elétrico e fornos na rede da concessionária de energia...

Postado
56 minutos atrás, P.P.P disse:

assim economizo energia, o que acham?

Chovendo no molhado...

Não economiza nada, só faz gastar mais.

Isso acontece porque qualquer aparelho ligado a eletricidade gera calor, esse calor gerado não será usado para nada, é o trabalho que os componentes elétricos/eletrônicos tem ao transformar a energia elétrica em outra coisa.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

se tens acesso

18 horas atrás, P.P.P disse:

a anergia solar

E

a energia de casa

considere um inversor grid tie. Aí sim...

assim economizo energia

Neste momento inicial, sugiro desconsiderar asptectos técnicos legais pois pode não ser legal mas é bem legal pois medidores atingos só eletromagnetomecânicos em determinados momentos giram ao contrário. É surreal...

Postado

não tenho interesse na placa solar, no lugar dela quero por a fonte 12v ligada na tomada, e o inversor pega a energia da fonte e transforma em 110, neste caso eu estaria usando a energia de casa apenas 12v e ligava minha geladeira no inversor!! assim economizo energia, o que acham?

Isso não funciona como já foi dito. 

Mas você ainda tem alternativas em relação as placas solares:

https://youtu.be/0ZzoCt2B05o

Você pode fazer gerador eólico com este alternador ou em último caso pode instalar numa bicicleta.

Ainda existem outras formas mais extremas de se gerar energia alternativa: 

1 -Gerador a diesel movido no biodiesel feito em casa com óleo queimado de restaurante.

O custo sai a R$0,50 por litro de biodiesel. Os materiais são metanol, hidróxido de sódio (NaOH), amplamente conhecido como soda cáustica e o próprio óleo de restaurante que seria jogado fora. 

Um gerador de 3000W operando a 1500 watts, consome 1,65 Litros de diesel por hora.

A concessionária de energia cobra na faixa de R$0,60 para cada mil watts consumidos por uma hora.

Fazendo as contas:

O gerador movido no biodiesel vai produzir mil watts por uma hora ao custo de R$0,55

As concessionárias de energia vendem mil watts consumidos em uma hora a R$0,60, mas tem impostos de vários tipos que vai em cima disso: Bandeira amarela ou vermelha. Taxa de iluminação...

2- Uma forma ainda mais extrema de energia, seria mover um gerador a gasolina no gás de madeira, o famoso gasogênio. 

Neste caso só teria o custo de achar lenha no mato:D

O mais curioso é que na Itália existem industrias que já vendem madeira moída em sacos, própria para serem usadas em gaseificador de madeira, para fazer funcionar de gerador de energia até tratores:

https://www.youtube.com/watch?v=e2jlJGkRMxo

Mas o gaseificador não precisa que a madeira seja moída a este nível.

Existem gaseificador que funcionam muito bem com pedaços de madeira da ordem de 5 a 10 centímetro. 

Gaseificador é um negócio simples que dá para fazer em casa com sucata de ferro velho.  

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...