Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fotodiodo detecta apenas infravermelho?


Posts recomendados

Galera, me tira uma dúvida por favor:

 

To ficando louco já, estou procurando um fotodiodo pra comprar mas não acho de jeito nenhum, só acho fototransistor ou fotodiodo receptor infravermelho, então queria saber se esse fotodiodo receptor infravermelho detecta luz vermelha também? Que no caso seria a luz de um laser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infravermelho... é uma uma onda que você não consegue ver pois está baixo do vermelho X)

Então se teu equipamento está emitindo luz vermelha e você está vendo ele é predominantemente luz visível (óbvio) e portanto não detectável pelo sensor, a princípio. Nós emitimos infravermelho devido a temperatura e também objetos... então tua lanterna também deve ter lá seu infravermelho saindo dela, mas a "força" e quantidade é muito pequena e depende do sensor detectar esse tipo de coisa... Mas se o sensor for muito sensível ele detectaria qualquer coisa como o passar da mão em frente a ele ele já receberia informação, trocaria de canal ou coisa do tipo X) também a luz ambiente seria outro fator de ruído no sinal, se o sensor for muito sensível pois a luz branca também tem a luz vermelha já que decomposta ele tem esse comprimento de onda. E também infravermelho... como disse devido ao calor X) *

 

Além disso você tem que ver o datasheet do mesmo e ver se consegue ver o "Sensitivity range" (sensibilidade) que ele pode medir vai ter uma intervalo que ele faz a leitura e o resto é ignorado. Por exemplo de 800nm 1100nm.

Também pode apresentar gráficos para você entender melhor que passando de certo ponto a onda é ignorada ou muito difícil de se medir devido a pouca ou quase nula a detecção.

fotoinfrared.PNG.975d087a3b917f4a304571f9c8c235a2.PNG

 

Ou seja, dá para usar um sensor de infra para detectar luz? Talvez, mas é muito mais difícil... devido a pouca influencia na sensibilidade do sensor... pode ser que ele "detecte" a luz mais devido ao infravermelho emitido pelo corpo devido ao aumento de calor do que pelo fato de você ter ligado a luz contra o sensor.

 

Portanto, se quer medir luz visível, vermelha ou misturas busque o sensor adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!