Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai gurizada, tenho a placa do radio de um antigo aparelho de som SONATA 8605 guardada, bem como a placa do amplificador e do bargraf de leds, primeiro quero ligar o radio, só que esta bem confuso porque os fios foram cortados e não foram marcados. Alguém ou o próprio mestre o amigo BC  poderia me ajudar com dicas diretas ou o esquema ou parte dele, na duvida amanham posto algumas fotos.

Postado
39 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Não encontrei o esquema dela, coloque fotos da placa para termos uma ideia de como ela é.

Sabia que o amigo BC tem uma quedinha por velharias, mas.... amanham posto umas fotos, tem bastante fios, tenho bastante duvidas, e ainda mais não foi eu quem desmontou.

• Curtir 1
Postado

Ok, velho amigo BC, como diz uma antiga musica da minha terra "panela velha é que faz comida boa", gostar de velharias é para poucos, mas voltando ao assunto, como tenho alguns dias de folga me dediquei muito neste projeto, consegui ligar o radio e o amplificador que esta em uma placa separada bem como o bargraf de leds, esta falando bonitinho, minha duvida agora é como ligar o seletor AM/FM na placa do radio ja que como expliquei esta só com os tocos dos fios. Não tenho como jogar as fotos ai porque não estou em casa e não tenho aqui celular bom e cabo, mas no fim de semana posto as fotos.

• Coordenador
Postado

Ok! uma dica seria você ver qual o CI faz a demodulação do AM e do FM, procure pelo datasheet dele na net, e verifique na placa quais fios vão ligados no CI que executem a função, As vezes é um único fio, que quando aterrado muda a função, ou são dois, um alimenta o AM e outro o FM, ai é só colocar uma chavinha HH...

• Curtir 1
Postado

Não seria este que utiliza o famoso amplificador feijão com arroz? Tive uma sonata anos atrás e usava um kit TIP41 e TIP42, bem fácil fazê-los funcionar! Problema será encontrar as ligações do FM, mas nada que um esquema não ajude.

adicionado 4 minutos depois

PS: por um acaso seria a Sonata RIO/Sonante AM/FM? Ou ainda uma SIS-303? Estou achando estranho este modelo, me parece mais um código da data de fabricação, como: 86-05 - quinta semana de 1986.

Postado

Ok velho amigo @Bcpetronzio, o CI que faz a demodulação é o CA3089E  (sid945A), olhando a folha de dados não consegui identificar qual é os pinos que troca AM/FM. Como não tenho como publicar fotos descreverei a cor dos fios:

Fios verde e azul: saída do som

Fio vermelho e marão:  +  e -

Tem um outro fio marão que sai o ci pré amplificador (upc587c3) pino 08

Fio amarelo vai para 3 capacitores ajustáveis (acho que é) (amarelo, azul e branco) 1° AM, 2°AM, 3°AM

O fio laranja vai a i por perto 

Você tinha dito acima aterrando um por vez é feita a troca?

@ableton96, é este amplificador mesmos tem vários TIPs. Quanto ao modelo na placa do radio esta escrito 8605 e na placa do amplificador 8604 com certeza não é o modelo, mas se te ajuda a decifrar o bichinho é um 3 em 1 (discos, K7, e radio), vou tentar ver na oficina onde trabalhei o cara que desmontou deve ter anotado alguma coisa.  

Postado

CA3089 é somente o FM, não conheço o aparelho, mas imagino que o AM seja somente transistorizado. 

UPC587 É decodificador de som estéreo. 

Esse esquema tá me parecendo um usado pela CCE em um SHC qualquer coisa, até a saída dos tip é igual. 

• Curtir 1
Postado

Achei uma foto dele:

maxresdefault.jpg

Talvez o seletor troca apenas a fonte sinal, não há um fio que seleciona AM ou FM, o sinal de audio vem em fios separados e é  trocado só na chave.

Muitos aparelhos desse tipo com chave seletora funcionavam assim.

A saída de som do FM vem lá do CI UPC587C3 (não achei o datasheet), tem que ter dois fios um para cada canal.

A saída de som do AM tem que vir de algum diodo de germânio se for transistorizado.

Postado

Uma raridade, diga-se de passagem! Jamais iria imaginar que essa linha TS-900 ainda usava TIP como amplificador! Infelizmente, acredito que seja impossível achar esquema disso, mas boa sorte para que alguém do fórum o ache.
 Quanto a este CI, não seria o LM1310? Se for, tem um circuito simplificado dele: 

tel0104_0006.jpg

• Curtir 2
Postado

@ableton96 Existe mesmo esse UPC587C3 ele é equivalente ao LM1310, eu tenho ele aqui na sucata desse som da CCE que eu citei acima, eu tinha o esquema também, mas perdi. A pinagem dos dois CIs é igual.

adicionado 1 minuto depois
5 horas atrás, graia disse:

Tem um outro fio marão que sai o ci pré amplificador (upc587c3) pino 08

Esse fio ia para a chave Stereo/Mono. Aterrando o som fica mono.

A saída do FM então tá ali por perto dos pinos 4 e 5 desse CI.

Postado

Ta difícil, a falta de experiencia com circuitos de áudio judia mesmo, mas analisando aqueles dois fios que faltam ligar (amarelo, laranja) os dois vem de bem próximo dos capacitores de FI  AM (aqueles que citei acima), não gosto de chutar mas arisquei aterrar os dois e não deu resultado, com os dois soltos a recepção é em FM.

Aguardo mais dicas dos técnicos que até agora me ajudaram bem como do amigo BC.

Postado

@graia

23 minutos atrás, graia disse:

mas analisando aqueles dois fios que faltam ligar (amarelo, laranja) os dois vem de bem próximo dos capacitores de FI  AM (aqueles que citei acima), não gosto de chutar mas arisquei aterrar os dois e não deu resultado,

Esse som pelo que tô vendo não precisa aterrar nada pra funcionar o AM, é independente.

Já tentou ver se sai algum som do AM por esses fios?

E acho que não são capacitores, são bobinas variáveis mesmo.

O rádio deve ter um esquema parecido com esse que foi muito usado pela CCE, existe um outro modelo que usa TIP na saída e esse CI UPC587C3, só não achei o esquema:

https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/cce/cce-shc-2100-30292/

• Curtir 1
Postado

Olha @Mestre88, não sai som por estes dois fios, liguei eles na entrada do amplificador, não tem sinal nenhum. Um desses fios vai dar nessas bobinas variáveis e na base de um bf254b. O outro fio vai também na ponta de uma bobina e na base de outro bf254b.

Mestre @Bcpetronzio, se for de seu agrado por favor se pronuncie.

Postado
17 minutos atrás, graia disse:

Olha @Mestre88, não sai som por estes dois fios, liguei eles na entrada do amplificador, não tem sinal nenhum. Um desses fios vai dar nessas bobinas variáveis e na base de um bf254b. O outro fio vai também na ponta de uma bobina e na base de outro bf254b.

Mestre @Bcpetronzio, se for de seu agrado por favor se pronuncie.

Estranho, nunca vi algo parecido. Sem ver imagens fica ruim pra entender.

Proximo a essas bobinas não tem nenhum diodo de vidro? Ele é do tamanho de um 1N4007.

• Curtir 1
Postado
Em 12/08/2017 às 22:45, Mestre88 disse:

Estranho, nunca vi algo parecido. Sem ver imagens fica ruim pra entender.

Proximo a essas bobinas não tem nenhum diodo de vidro? Ele é do tamanho de um 1N4007.

Voltando a civilização,,,,a qui vai as fotos do bichinho!

20170814_110901.thumb.jpg.86e76773b5e150bc62c1da633d65004f.jpg

Postado
3 horas atrás, Mestre88 disse:

@graia Aí vai a ligação de todos os fios:

1. Chave ST/MONO 

2. Led FM stereo 

3. Gnd FM 

4. Canal R FM 

5. +12V FM 

6. Canal L FM 

7. Saída áudio AM 

8. +12V AM 

9. Gnd AM 

Grande @Mestre88, amanham farei os testes ligando os fios como você citou, se tiver mais duvidas tiro elas aqui, ou postarei os resultados.

• Curtir 1
Postado
Em 17/08/2017 às 13:27, Mestre88 disse:

@graia Aí vai a ligação de todos os fios:

1. Chave ST/MONO 

2. Led FM stereo 

3. Gnd FM 

4. Canal R FM 

5. +12V FM 

6. Canal L FM 

7. Saída áudio AM 

8. +12V AM 

9. Gnd AM 

Então as ligações ficam assim:

1. Chave ST/MONO

2.Led de indicação FM ligado

3.GND FM (negativo da fonte ou o - do a. falante?)

4.Canal R FM

5. +12FM (fonte)

6.Canal L FM

7. saída de audio AM (saída para amplificador)

8. +12AM (fonte)

9. GND AM (negativo da fonte ou - do a. falante?)

Para comutar o AM/FM uso chave para selecionar os pinos 5 ou 8? 

Postado

Os pinos 3 e 9 são negativos da fonte, pode emendar junto. 

A chave do rádio era dupla, comutava tanto a alimentação dos pinos 5 e 8, quanto os pinos 4, 6 e 7.

Seria melhor deixar a alimentação direto e comutar somente o áudio, como o AM é mono você pode ligar o mesmo fio nos dois canais. 

Use uma chave HH de 6 pinos. 

Para Para entender melhor de uma olhada naquele esquema do aparelho CCE que eu postei acima, é bem parecido com o seu. 

• Curtir 2
  • 3 semanas depois...
Postado

Salve @Mestre88 e demais amigos do fórum, desculpe ai a demora em postar os resultados é que estou fazendo uns bicos........posto ai um esquema de como fazer a ligação da uma olhada ai, acredito que seja isso, depois de pronto também vou postar o bichinho falando.

radio.thumb.jpg.7d895bbea4ce76905e00aade8ec2c58b.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!