Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, tudo certo?

Sou novo por aqui e também no setor de hardware, então queria saber se tem alguma perda de desempenho/problema em fazer dual channel 2x 4Gb DDR4 em uma placa-mãe que possui apenas 2 slots de memória.

E pegando um gancho no meu próprio tópico, se não tem problema, gostaria de uma avaliação na configuração que escolhi para o meu futuro PC (saber se tem algo desnecessário ou algo que seria bom adicionar), pois esse será meu primeiro PC gamer, e considerando que nunca tive um PC decente, pode-se dizer que estou muito empolgado e atencioso e não quero fazer besteira.

PROCESSADOR I5 7400 KABY LAKE

http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-7400-kaby-lake-lga-1151-3-0ghz-6mb-cache-bx80677i57400

placa-mãe GIGABYTE GA-B250M-D3H DDR4

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-b250m-d3h-ddr4-chipset-intel-b250-lga-1151

MEMÓRIA CRUCIAL BALLISTIX TACTICAL 4GB DDR4 2666MHZ

http://www.pichau.com.br/memoria-crucial-ballistix-tactical-4gb-1x4-2666mhz-ddr4-udimm-cinza-blt4g4d26afta

PLACA DE VÍDEO MSI GTX 1060 IGAMER 6G OC 192BITS GDDR5

(Atenção: estou na dúvida se seria melhor/necessário uma ASUS com 2x ventoinhas)

http://www.pichau.com.br/placa-de-video-msi-gtx-1060-igamer-6g-oc-192bits-gddr5-geforce-gtx-1060-igamer-6g-oc

ou

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-asus-geforce-gtx-1060-dual-oc-6gb-dual-gtx1060-o6g

HD TOSHIBA 1TB SATA III 3.5 7200RPM, HDWD110XZSTA

GABINETE COUGAR MX200 BLACK, MX200 - BOX

http://www.pichau.com.br/gabinete-cougar-mx200-black-mx200-box

FONTE CORSAIR VS600 80PLUS WHITE PFC ATIVO 600W, CP-9020119-LA

http://www.pichau.com.br/fonte-corsair-vs600-80plus-white-pfc-ativo-600w-cp-9020119-la

Valeu aí pessoal, desculpem se fui contra as regras nesse gancho aí. Só pra não fazer vários tópicos em diferentes segmentos.

• Coordenador
Postado
9 minutos atrás, Nathan de Almeida disse:

Sou novo por aqui e também no setor de hardware, então queria saber se tem alguma perda de desempenho/problema em fazer dual channel 2x 4Gb DDR4 em uma placa-mãe que possui apenas 2 slots de memória.

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

Não há problema nisso. Aliás, os slots estão ali é para serem usados. Por que teria problema? ;)

10 minutos atrás, Nathan de Almeida disse:

E pegando um gancho no meu próprio tópico, se não tem problema, gostaria de uma avaliação na configuração que escolhi para o meu futuro PC (saber se tem algo desnecessário ou algo que seria bom adicionar), pois esse será meu primeiro PC gamer, e considerando que nunca tive um PC decente, pode-se dizer que estou muito empolgado e atencioso e não quero fazer besteira.

O Core i5 7400 não compensa considerando que tem os Ryzen 5 no mercado. Apenas 4GB de memória é insuficiente para jogos. Esse gabinete não é bom e a fonte está mais que superdimensionada.

Vou mover seu tópico para um setor mais geral.

adicionado 1 minuto depois

Quanto pode gastar?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Boa noite @Nathan de Almeida, bem vindo ao Fòrum!

Recomendo trocar o kit CPU + mobo. Pegue um Ryzen 1400 + B350. Vai ficar mais barato e mais potente em relação ao i5.

De fonte, uma CX-500 é muito mais do que suficiente para sua configuração. Uma fonte de 600w é muito exagero. Até uma CX-430 já segura tranquilamente.

Esse gabinete é ruim, a fonte vai em cima. Procure por algum que tenha o suporte para a fonte na parte inferior, isto vai te dar uma melhor refrigeração.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, gustavodbg disse:

Boa noite @Nathan de Almeida, bem vindo ao Fòrum!

Recomendo trocar o kit CPU + mobo. Pegue um Ryzen 1400 + B350. Vai ficar mais barato e mais potente em relação ao i5.

De fonte, uma CX-500 é muito mais do que suficiente para sua configuração. Uma fonte de 600w é muito exagero. Até uma CX-430 já segura tranquilamente.

Esse gabinete é ruim, a fonte vai em cima. Procure por algum que tenha o suporte para a fonte na parte inferior, isto vai te dar uma melhor refrigeração.

Ah entendo, vou seguir o conselho com certeza. Obrigado!

4 minutos atrás, Foxwalt disse:

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

Não há problema nisso. Aliás, os slots estão ali é para serem usados. Por que teria problema? ;)

O Core i5 7400 não compensa considerando que tem os Ryzen 5 no mercado. Apenas 4GB de memória é insuficiente para jogos. Esse gabinete não é bom e a fonte está mais que superdimensionada.

Vou mover seu tópico para um setor mais geral.

adicionado 1 minuto depois

Quanto pode gastar?

A memória vai ser 2x 4gb (8gb). Tinha a dúvida pois ví pessoas falando que fica meio "zoado" o dual channel em placas que tem apenas 2 slots.

Budget: R$4.000,00

• Coordenador
Postado
2 minutos atrás, Nathan de Almeida disse:

A memória vai ser 2x 4gb (8gb). Tinha a dúvida pois ví pessoas falando que fica meio "zoado" o dual channel em placas que tem apenas 2 slots.

Budget: R$4.000,00

Ah, achei que ia começar com só um pente de 4GB. Aí seria ruim para jogar. Com 8GB já está bom mas, como afirmado, é mais negócio pegar um kit AMD Ryzen 5.

Sobre essa questão da memória, nada a ver.

Postado
13 minutos atrás, Foxwalt disse:

Ah, achei que ia começar com só um pente de 4GB. Aí seria ruim para jogar. Com 8GB já está bom mas, como afirmado, é mais negócio pegar um kit AMD Ryzen 5.

Sobre essa questão da memória, nada a ver.

Ah então está ok. Muito obrigado!

Edit: @Foxwalt, @gustavodbg, andei vendo uns reviews e comparações do ryzen 5 vs i5 e o i5 obteve uma margem de FPS muito melhor nos jogos que eu vou focar :c

• Moderador
Postado
14 minutos atrás, Nathan de Almeida disse:

Edit: @Foxwalt, @gustavodbg, andei vendo uns reviews e comparações do ryzen 5 vs i5 e o i5 obteve uma margem de FPS muito melhor nos jogos que eu vou focar :c

Sim, no FPS médio o i5 leva vantagem. Mas se olhar os mínimos, vai ver que o Ryzen se mantém muito mais estável. Sem contar que ele possui 4 núcleos e 8 threads, isso vai te dar um desempenho bem superior ao i5 em tarefas pesadas como renderização e similares. Vale lembrar que os Ryzen são todos desbloqueados para overclock, então você pode subir ele e ter um grande aumento de desempenho com isso (os Ryzen sobem muito com OC).

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, gustavodbg disse:

Sim, no FPS médio o i5 leva vantagem. Mas se olhar os mínimos, vai ver que o Ryzen se mantém muito mais estável. Sem contar que ele possui 4 núcleos e 8 threads, isso vai te dar um desempenho bem superior ao i5 em tarefas pesadas como renderização e similares. Vale lembrar que os Ryzen são todos desbloqueados para overclock, então você pode subir ele e ter um grande aumento de desempenho com isso (os Ryzen sobem muito com OC).

Hm, verdade. Bem, vou levar ainda em média 3 meses para comprar as peças, então vou ter bastante tempo para decidir pois em minha opinião é uma difícil escolha. Mas obrigado pelas dicas, especialmente em relação ao gabinete e fonte :)

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
11 minutos atrás, Nathan de Almeida disse:

Hm, verdade. Bem, vou levar ainda em média 3 meses para comprar as peças

Ah, então volte aqui alguns dias antes de comprar. O mercado muda bastante, é arriscado recomendar algo com antecedência.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...