Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Programador de EEprom pra fazer . projeto!!! corrigido

porta serial RS232 DB9

segue o pcb e to o projeto do gravador de eeprom!!!

WIN XP 7 ,8 E 10

segue o programador 

 

corrigido as imagens estão ampliadas em 200 % fiz o meu nessa escala fica bem melhor!!!

mas tem que adaptar o socket em uma fenilite aqueles que se compra e ja vem perfurada e adaptar os pinos na placa com terminais !!! esse ta corrigido testadp e funciona so não posso passar o ponyprog pra vocês por conta de regras do forum .

projeto corrigido e testado ; encontrei este no mercado livre mas tinha um diodo zenar ligado a terra porisso não funcionava !!! 

g..png

gg.png

ggg.png

programador de eeprom corrigido.png

prototipe.png

GRAVADOR DE EEPROM PARA O YOUTUBE.zip

ESQUEMA.jpg

DIAGRAMA.jpg

 

SEGUR VIDEO 

 

  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado

Ola amigo o led liga depois de R3 baixei aqui e fiz ele programa através do ponyprog2000 tem que configurar a porta serial com1 ou com2 para programar. E opcional a adiçao do led

adicionado 1 minuto depois

@samurai30 o led e opcional ele apenas pisca quando passam os dados pra dentro da memoria.

  • 4 meses depois...
Postado

Ola funciona copiei e programei uma eeprom do chip de uma maquina de xerox antiga samsung  . Nao e que funciona velho!!!  So me passei com o pino 8  que no projeto no conector e o segundo pino de baixo para cima conforme a imagem e o segundo pino se nao ligar o pino 8 nao funciona . Fiz uma caixinha e coloquei dentro (da caixinha) soldei em um conector DB9 macho e fiz um cabo ultilizando cabo manga para conectar ao pc . So tem um problema as eeprom tem um numero de vezes que podem ser reprogramadas com o tempo nao se consegue programar mais . Segue imagem la abaixo  o esquema de ligação nos pinos do conector DB9.

Screenshot_2019-05-02-13-49-13.png

Screenshot_2019-05-01-16-16-59.png

Screenshot_2019-05-02-14-07-54.png

  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Olucas disse:

eeprom tem um numero de vezes que podem ser reprogramadas com o tempo nao se consegue programar mais

Geralmente elas permitem um milhão de gravações. Digamos que você as grave 10 vezes por dia. Em cem mil dias ela não consegue mais gravar. De fato isso é bem incômodo

Agora pode ser que ela esteja sendo usada pra gravar o número de cópias. Ao passar de um milhão, babau. Existem técnicas que otimizam isso mas penso não ser interessante acrescentar aqui. Só a pontinha é algo como não grava na mesma posição de memória.

 

Postado
13 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Geralmente elas permitem um milhão de gravações. Digamos que você as grave 10 vezes por dia. Em cem mil dias ela não consegue mais gravar. De fato isso é bem incômodo

Agora pode ser que ela esteja sendo usada pra gravar o número de cópias. Ao passar de um milhão, babau. Existem técnicas que otimizam isso mas penso não ser interessante acrescentar aqui. Só a pontinha é algo como não grava na mesma posição de 

 

adicionado 5 minutos depois

@Isadora Ferraz voce falou sem nexo algum. Eeprons dao defeito em funcionamento ou ate pelo fato de des-soldar  ela do lugar e ate a reprogramaçao repetitiva faz com que a eeprom de defeito . *Salvo o uso de socket. A mesma coisa acontece com bios de computador a reprogramaçao reprtitiva faz com que a bios queime o de falha de funcionamento. Salvo que cada equipamento  tem uma eeprom com os dados especificos dentro delas ou seja o que esta salvo ou programado dentro da eeprom varia  de equipamento para equipamento.

  • Triste 1
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Olucas disse:

voce falou sem nexo algum

Desculpe mas tenho dificuldade (e receio) de contra argumentar e apresentar explicações complementares com quem começa com este tipo de frase. Assim sendo, me desculpe e você tem toda a razão.

  • 2 semanas depois...
Postado
Em 02/05/2019 às 14:14, Isadora Ferraz disse:

Geralmente elas permitem um milhão de gravações. Digamos que você as grave 10 vezes por dia. Em cem mil dias ela não consegue mais gravar. De fato isso é bem incômodo

Dá uns 273 anos nestes números... acho que dá pra viver com isto... kkkk

mas como dito: se a gravação for feita somente uma vez por exemplo a bios de computador ela vai durar bastante, salvo defeito no componente...

Mas como dito por isadora, se o aparelho usar a eprom para gravar outros dados em tempo real ela se acaba rapidinho...

por exemplo a máquina que uso no serviço grava muitas coisas... numero de cópias... quantidade de toner... IPs de rede... nome de usuários senhas da impressora e outros status...

Só não tenho certeza (na minha máquina) se ela grava isso em eprom ou em uma ram alimentada por bateria... acho que só abrindo para saber e tirando a bateria... se tiver... (ahhh a informação do toner deve ficar no chip dele eu acho)...

  • Curtir 1
  • mês depois...
Postado
Em 02/05/2019 às 14:21, Olucas disse:

 

adicionado 5 minutos depois

@Isadora Ferraz voce falou sem nexo algum. Eeprons dao defeito em funcionamento ou ate pelo fato de des-soldar  ela do lugar e ate a reprogramaçao repetitiva faz com que a eeprom de defeito . *Salvo o uso de socket. A mesma coisa acontece com bios de computador a reprogramaçao reprtitiva faz com que a bios queime o de falha de funcionamento. Salvo que cada equipamento  tem uma eeprom com os dados especificos (uma firmware) especifica (dados internos especificos ) que e programado dentro delas ou seja o que esta salvo ou programado dentro da eeprom varia  de equipamento para equipamento sao dados programado para certo tipo de funcionamento.

 

adicionado 3 minutos depois

Segue o funcionamento e a montagem do programador:

Demorei muito pra escrever isto leiam e aproveitem

 

EEPROM

Utilização da EEPROM

Os televisores modernos utilizam as memórias do tipo EEPROM para armazenar as características próprias do aparelho. Por exemplo: o tamanho em polegadas se possui áudio estéreo ou não, os sistemas de cores utilizados, se tem entrada AV1, AV2...YUV, memória dos canais sintonizados e outras características do modelo.

Alem disso substitui os ajustes mecânicos da geometria como altura vertical, linearidade vertical, freqüência vertical, posição horizontal, freqüência horizontal, e outros como AGC, AFT, RGB etc...Convém lembrar aqui que utilizamos o MODO DE SERVIÇO para efetuar todo estes ajustes que ficam gravados na memória.

A memórias “EEPROM” podem causar diversas falhas nos aparelhos desde não ligar, estar sem som, funcionar sem cores, geometria alterada, não sintonizar certos canais, o que será resolvido com a substituição da mesma e conseqüentemente refazer todos os ajustes necessários seguindo o manual do fabricante.

As falhas nas memórias podem ser provocadas por diversas causas: soldas com mau contato, pela alimentação da fonte de 5V, por descarga atmosférica, e até mesmo pelo próprio componente com defeito.

O ideal na hora de trocar a EEPROM é que se tenha em mãos uma já gravada com as características do modelo do aparelho a ser reparado, tornando o serviço mais rápido e simples. Podemos comprar uma do serviço autorizado ou simplesmente comprar uma que esteja vazia e gravarmos os dados.

Como funciona o programador de EEPROM.

O programador é um dispositivo que se conecta a porta serial de um computador PC. Necessitamos de um software para ele funcione corretamente. Através deste software podemos copiar os dados de uma memória original (já gravada) para guardar em uma pasta formando nosso banco de dados ou podemos transferir os dados de um banco de dados para uma EEPROM vazia.

Obtendo o Programa.

Você pode obter este software, Pony-Prog,  em português na Internet em.

www.eletronicageral.com.br  

Vá em download clique em “pony progr”, clique em salvar e escolha o local e pronto, agora você já tem o pony programa em português.

Montando o programador de EEPROM

Abaixo temos o diagrama do programador de EEPROM para as memórias do tipo 24Cxx, 24LCxx, versão para porta serial, de autoria de Herrera Abraham.

A montagem será feita dentro de um plug DB9.

Abrindo o  plug você tem duas capas e o soquete de 9 pinos, monte  uma parte do circuito na capa e a outra no soquete, para depois unir as duas partes.

1-) Na capa você  vai usar os seguintes componentes: Um soquete de 8 pinos (DIP8), um LED (miniatura), 3 diodos zener de 4,7V, um capacitor de 0.1uF, um capacitor eletrolítico de 47uf/10V e fio rígido nu para fazer as ligações necessárias.

Agora com uma ferramenta de ponta bem fina faça os furos do soquete e do LED, coloque cada uma em seu lugar.Conforme o diagrama do circuito ligue os pinos 1,2,3,4 e 7 do soquete à massa, aproveitando para dobras os pinos sobre o fio nu travando assim o DIP8, agora solde os terminais e os demais componentes conforme o desenho da abaixo

2-) Segunda parte da montagem.  Agora solde os anodos dos  3 diodos 1N4148, nos pinos 3,4 e 7 do soquete, solde um resistor de 4K7 do pino 4 ao pino 8 e o outro resistor 4K7 no pino 7 deixando uma extremidade livre. Agora uma os três catodos dos diodos em um único ponto soldando ai um resistor de 390R, faça as ligações mais curtas possíveis.

3-) Utilize agora fios flexíveis  para fazer a ligação dos dois circuitos: Uma o pino 5 do soquete à massa do circuito da capa, o pino  8 do soquete ao pino 5 do terminal da EEPROM, a ponta  livre do  resistor de 4k7 ao pino 6 da EEPROM e o resistor de 390R ao anodo do LED. Pronto, a montagem esta terminada.

Instalando o PonyProg.

Agora você já tem o seu copiador de EEPROM e o programa PonyProg, vamos instalar o programa.

Dê dois chiques com o botão direito do mouse sobre o SetupPony.

Surgira em sua tela a mensagem:

Escolha sim para continuar a instalação, na próxima tela escolha NEXT.

Escolha Yes.

E agora Next.

E finalizando escolha na próxima tela Finish, pronto você já pode copiar e gravar as suas EEPROM.

Trabalhando com o gravador de EEPROM:

Vamos lá, conecte o seu gravador na entrada serial do seu PC, é necessário que você conecte uma memória no soquete do gravador. Vá até o menu INICIAR, procure em Programas o arquivo PonyProg, agora clique no ícone do programa em seguida irá abrir a seguinte tela.

Clicando agora em Ok você vai para a seguinte tela, informando que você necessita de fazer uma calibragem do gravador, clique novamente em ok.

Agora você tem a seguinte tela informando que há necessidade de você fazer um setup no Menu de Opções antes de rodar o programa.

Em seguida vá Até o menu Options e faça os ajustes necessários.

Em Setup escolha a porta serial que você vai utilizar.

Em calibração se tudo estiver coreto você vai receber  a mensagem: “calibration OK  “

Exemplo de um banco de dados

Vamos agora ler o conteúdo de uma EEPROM, aquela que você conectou no gravador clique sobre o ícone:    

Ai está um exemplo de um banco de dados gravado em uma EEPROM e tem uma mensagem dizendo que você obteve sucesso na leitura dos dados, clique em OK.

Se você quiser pode através do menu ”File” escolher um local no seu HD e gravar estes dados: (save  as...)

No mesmo menu “File” com a opção “Open” vá até o seu banco de dados “Minhas Pony” e escolha um arquivo para abrir ai você vai ver a seguinte tela:

O mais importante vem agora, você vai gravar os dados na sua EEPROM que está vazia, ou com dados antigos que serão substituídos, utilize o ícone:

e logo você vai ver a tela: Com uma mensagem perguntando se você tem certeza que quer gravar os dados na EEPROM

Clique em OK, pronto você já está com sua EEPROM completa pronta para ser utilizada.

Repita varias vezes este exemplo até que fique bem familiarizado com o programa.

Espero que você aproveite bem esta nova ferramenta.

Até a próxima, se Deus quiser.

Nao recomendo o programador ch341A comprei um pra teste nao funciona nao programa e ainda queima a eeprom.

Screenshot_2019-06-24-20-51-53.png

 

Programador.doc word.zip

Postado
Em 02/05/2019 às 14:21, Olucas disse:
 

@Isadora Ferraz voce falou sem nexo algum. Eeprons dao defeito em funcionamento ou ate pelo fato de des-soldar  ela do lugar e ate a reprogramaçao repetitiva faz com que a eeprom de defeito . *Salvo o uso de socket. A mesma coisa acontece com bios de computador a reprogramaçao reprtitiva faz com que a bios queime o de falha de funcionamento. Salvo que cada equipamento  tem uma eeprom com os dados especificos dentro delas ou seja o que esta salvo ou programado dentro da eeprom varia  de equipamento para equipamento.

 

Pois é ......

 

É por este tipo de resposta que nós que estamos aqui na área de microcontroladores fazem anos e anos preferimos ficar quietos mesmo sabendo que estamos corretos....

 

Existe uma técnica que pode multiplicar até por mil vezes a quantidade de vezes que uma Eeprom pode ter seu conteúdo alterado.... e um bom programador deveria saber como fazer.

 

Eu fiz um teste no Bascom usando a Eeprom de um Atmega328P que eu tinha na mão, deixei rodando um programa com essa técnica, e após passar em mais de 10 vezes a quantidade de regravações sugerida pelo fabricante eu resolví parar e continuo usando o CI normalmente, e criei uma função para implementar isto em alguns projetos.

 

Tenho certeza que era isto que a @Isadora Ferraz quis dizer, e pela resposta dela, vou citar a piada aqui :

 

O Mestre vira para seu discípulo e fala : "O segredo da sabedoria é não discutir com imbeçis."

Aí o discípulo retruca : "Mestre, eu não acho que esse seja o motivo !"

E o Mestre, sábiamente : "Você tem toda a razão." E pronto kkkkkkkk

 

Nenhum de nós sabe tudo. Mas alguns de nós estamos dispostos a compartilhar aquilo que sabemos, e sempre de maneira gratuíta.

 

Quando alguém com milhares de citações positivas e com 10 anos ou mais de Fórum fala alguma coisa, quem está chegando agora deveria no mínimo discutir sobre o assunto antes de afirmar que a resposta não tem nexo .......

 

 

1 hora atrás, Olucas disse:

Demorei muito pra escrever isto leiam e aproveitem

 

Ué, por acaso você é o Luiz Fernando Pacheco Citro ??????????????

 

http://www.consertosereparos.com/menu_inicial/eeprom/Manual_gravador_de_eeprom.pdf

 

Eu escreveria com copiar e colar em 1 minuto, mas não assumiria a autoria de jeito nenhum !

 

Paulo

  • Curtir 2
  • Haha 1
Postado
12 minutos atrás, aphawk disse:

 

Pois é ......

 

É por este tipo de resposta que nós que estamos aqui na área de microcontroladores fazem anos e anos preferimos ficar quietos mesmo sabendo que estamos corretos....

 

Existe uma técnica que pode multiplicar até por mil vezes a quantidade de vezes que uma Eeprom pode ter seu conteúdo alterado.... e um bom programador deveria saber como fazer.

 

Eu fiz um teste no Bascom usando a Eeprom de um Atmega328P que eu tinha na mão, deixei rodando um programa com essa técnica, e após passar em mais de 10 vezes a quantidade de regravações sugerida pelo fabricante eu resolví parar e continuo usando o CI normalmente, e criei uma função para implementar isto em alguns projetos.

 

Tenho certeza que era isto que a @Isadora Ferraz quis dizer, e pela resposta dela, vou citar a piada aqui :

 

O Mestre vira para seu discípulo e fala : "O segredo da sabedoria é não discutir com imbeçis."

Aí o discípulo retruca : "Mestre, eu não acho que esse seja o motivo !"

E o Mestre, sábiamente : "Você tem toda a razão." E pronto kkkkkkkk

 

Nenhum de nós sabe tudo. Mas alguns de nós estamos dispostos a compartilhar aquilo que sabemos, e sempre de maneira gratuíta.

 

Quando alguém com milhares de citações positivas e com 10 anos ou mais de Fórum fala alguma coisa, quem está chegando agora deveria no mínimo discutir sobre o assunto antes de afirmar que a resposta não tem nexo .......

 

 

 

Ué, por acaso você é o Luiz Fernando Pacheco Citro ??????????????

 

http://www.consertosereparos.com/menu_inicial/eeprom/Manual_gravador_de_eeprom.pdf

 

Eu escreveria com copiar e colar em 1 minuto, mas não assumiria a autoria de jeito nenhum !

 

Paulo

A eeprom em questao e uma 24c08

adicionado 22 minutos depois
6 minutos atrás, Olucas disse:

A eeprom em questao e uma 24c08

@aphawk eu nao quiz agredir ou dizer que ela nao sabe mas disse que eeprom queima com manuzeio inadequado e por des-soldar varias vezes ou solda( fria) solda quebrada nos terminais de data e clock e etc . A memoria em questao e uma da linha 24c0xxx tipo 24c01 24c02 24c04 24c08 e 24c16 sejam elas(terminaçao wp ou nao tipo 24c16wp) 

voce leu o que eu escrevi a pouco? Segue a versao completa tambem porta serial Rs232 do pc (computador ou cabo serial)

http://lancos.com/prog.html

siprog_base.png

IMG_20190624_224132.jpg

Postado

@Olucas ,

 

Queimar por um descuido de manuseio é uma coisa.

 

Queimar por excesso de gravações é outra bem diferente, e muitas dessas Eeproms utilizadas em cartuchos de tinta e de toner são programadas para se “queimarem” quando acaba o toner ou tinta, basta uma pequena rotina de escrita seguida numa mesma posição e em alguns segundos ela se inutiliza. E hoje em dia temos de tomar cuidado em nossos projetos para não estragarmos a Eeprom interna dos microcontroladores, e nessa hora usamos técnicas especiais que multiplicam a vida útil das escritas permitidas.

 

Quanto a ler o que voce “escreveu”, sim, lí e montei esse programador faz muiiiiiito tempo, quando nem tinha artigo em português, e era usando a porta paralela LPT . A serial veio depois e também montei ela. E já conhecia esse artigo original, o qual você copiou aqui e deu a entender que perdeu tempo escrevendo ele kkkkkk

 

Trabalho com Eprom e Eeprom desde 1981... já gravei centenas delas , de tudo que é tipo, marca e programadores diferentes. E pode apostar que a @Isadora Ferraz também tem essa experiência. Ela é do tempo de se usar memória magnética igual às usadas nas primeiras naves Apolo...

 

Mas valeu por ter postado, tem bastante informação para quem se interessar pela  montagem.

 

Paulo

  • Curtir 2
Postado
Em 24/06/2019 às 23:30, aphawk disse:

E hoje em dia temos de tomar cuidado em nossos projetos para não estragarmos a Eeprom interna dos microcontroladores, e nessa hora usamos técnicas especiais que multiplicam a vida útil das escritas permitidas.

Exatamente isso, não acho que seja correto sacanear o cliente, fazendo-o comprar de mim um microcontrolador gravado com um código que ele não possua... por isso pensei no seguinte:

Alem de utilizar a rotina para aumentar a vida útil das eproms, também se utilizar de uma eprom externa. (claro que o custo fica um pouco mais salgado), mas caso esta queime, o cliente poderia comprar uma nova e trocar sozinho ao invés de ter que comprar um outro Microcontrolador com código gravado.

O que acham?

Postado

@BloodCeltics Lopes ,

 

Por mim seria o melhor dos mundos, mas nem tudo são flores :

 

Se o programa guardar informações essenciais nessa Eeprom, e ela se queimar, pode ser que a simples troca não resolva o problema devido à perda de um monte de informações ....

 

E hoje em dia os fabricantes preferem trocar a placa toda. Esquece isso de trocar um componente.

 

Ví isso "in loco" na minha casa com uma televisão Samsung 4k na garantia. Abriram ela, e só mantiveram a moldura externa, o display e os alto-falantes. O resto ... trocara as duas placas PCBA que tem toda a eletrônica da Tv !

 

A vida de um técnico que vive de consertos está sendo extinta ...

 

Paulo

 

 

  • Obrigado 1
Postado

Bom você citar as TVs... cada vez que uso, fico pensando... cada vez que aumentamos o volume ou trocamos de canal... ou source...

quando religamos a TV ela volta com a mesma informação... e... não me lembro de ter visto uma placa de TV com bateria...

então as infos devem ficar guardadas em eeprom...

ou seja durante o dia devemos fazer um monte de gravações na memória interna da TV...

acho que deve ir pro saco rapidinho... ou muito antes do que deveria.😣😥😥😥

 

  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

durante o dia devemos fazer um monte de gravações na memória interna

...pensando nisto, uma técnica 100% original pra época quase sem net que tive, bolei um sistema de gravação cujo princípio era:

  • um comparador fica "olhando" a V antes do regulador 7805.
  • Se esta cai abaixo de p.ex. 9V, o comparador gera uma interrupção.
  • A 1ª coisa que ela faz é desligar tudo pra que o consumo seja mínimo.
  • Agora ela grava o último valor setado só e somente só se este for diferente do que já estava lá.
  • A gravação é tão rápida que nem dá tempo da V na entrada, mantida por um capacitor, cair pra 8V

Numa estimativa pessimista se alguém fizer o setup diferente 10x por dia E desligar ou cair a luz também 10x, a eeprom duraria mais de 10 anos: tempo bem maior do que a vida útil do equipamento. Caso usasse a técnica de ir "andando" com o endereço gravado, poderia durar centenas de anos, tempo maior do que o fabricante da eeprom garante a consistência dos dados... o que me leva a...

 

Existe uma teoria da conspiração na qual dizem que fabricantes programam produtos pra parar de funcionar depois de um certo tempo... Mas vai que é mentira... Como nem toda notícia é 100% verdadeira, nem todo boato é 100% falso

  • Curtir 1
Postado
44 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Existe uma teoria da conspiração na qual dizem que fabricantes programam produtos pra parar de funcionar depois de um certo tempo

sempre disse isso pras pessoas...

e dizem que a apple foi pega fazendo isso...

Postado
16 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

então as infos devem ficar guardadas em eeprom...

Televisores desse tipo apareceram há quase 30 anos. 

16 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

não me lembro de ter visto uma placa de TV com bateria...

Eu já vi, inclusive tenho uma. Só que tem uns 25 anos, a bateria já vazou faz tempo.

16 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

ou seja durante o dia devemos fazer um monte de gravações na memória interna da TV...

As informações com a TV ligada fica na RAM no uC, quando desliga ele passa as últimas informações pra EEPROM. 

Ou seja, as informações são alteradas a cada vez que a TV é desligada. 

Isso funcionava assim nas mais antigas, nessas mais novas que tem até um tipo de sistema operacional não sei mantém isso. 

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Existe uma teoria da conspiração na qual dizem que fabricantes programam produtos pra parar de funcionar depois de um certo tempo... Mas vai que é mentira... Como nem toda notícia é 100% verdadeira, nem todo boato é 100% falso

Eu já ouvi falar disso. Não sei se é verdade ou mentira. 

Teve uma vez que eu entrei no modo de serviço de uma TV Philips e me deparei com um contador de tempo da TV ligada, fiquei pensando se quando aquilo zerasse a TV ia parar de funcionar. 

Essa TV dava muito defeito na fonte e acabei desmanchando. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Valeu pelas dicas.

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Televisores desse tipo apareceram há quase 30 anos. 

Eu já vi, inclusive tenho uma. Só que tem uns 25 anos, a bateria já vazou faz tempo.

As informações com a TV ligada fica na RAM no uC, quando desliga ele passa as últimas informações pra EEPROM. 

Ou seja, as informações são alteradas a cada vez que a TV é desligada. 

Isso funcionava assim nas mais antigas, nessas mais novas que tem até um tipo de sistema operacional não sei mantém isso. 

Eu já ouvi falar disso. Não sei se é verdade ou mentira. 

Teve uma vez que eu entrei no modo de serviço de uma TV Philips e me deparei com um contador de tempo da TV ligada, fiquei pensando se quando aquilo zerasse a TV ia parar de funcionar. 

Essa TV dava muito defeito na fonte e acabei desmanchando. 

 

adicionado 12 minutos depois
11 horas atrás, Renato.88 disse:

e me deparei com um contador de tempo da TV ligada, fiquei pensando se quando aquilo zerasse a TV ia parar de funcionar

Dizem que nós, seres humanos, também temos um contador interno destes... quando termina o tempo... já era...

exemplo disso pode ser notado no filme: 'O Preço do Amanhã'

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...