Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bobinas de fonte e coil whine


Posts recomendados

Galera, eu tenho uma fonte aqui que fica fazendo estralinho de coil whine, é uma da seasonic, logo logo vou trocar ela se necessario junto com a maioria dos componentes do pc.

O problema é que ela é da seasonic, marca super recomendada, o defeito dela é esse barulho maldito mesmo, eu em vez de gastar 350 com uma fonte nova, poderia tentar axar uma eletronica que troque as bobinas que disseram que é de onde sai o barulho, não sei se resolve, ou será que porque meu pc puxa pouca energia ela faz barulho por sobrecarga? Nem sei como funciona os mecanismos da fonte mas umas vezes jogando jogos pesados eu ja vi esse barulho sumir. Me ajudem ai se eu por acaso for mandar arrumar ela quais cuidados devo tomar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tenho uma Pure Power Thermaltake de 430W que possui coil wine. É um chiadinho chato. Tenho também uma Emacs de servidor de 700W que tem estes estalinhos. Troquei de ambas alguns capacitores que estavam estufados por precaução. Mas em ambas, quando eu coloco carga nelas os ruídos de ambas somem. Continuo usando elas normalmente e nunca deram problemas no funcionamento dos hardware. A única coisa chata é o barulhinho chato.

No seu caso verifique as tensões, dê uma analisada nela para ver se o seu funcionamento é normal, com exceção dos estalinhos.

Trocar bobinas é complicado, pois não são componentes que se acha em lojas de componentes eletrônicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bobina de fan de fonte amigão? troca o fan da fonte, se não estiver na garantia... Desculpa, é botar alarme em bicicleta, não vai adiantar. E coil whine não é qualquer barulhinho não meu caro....

 

Isso pode ser perfeitamente poeira. 

 

Outra, não é a questão de uma marca super recomendada não dá pau... ainda mais na ventoínha que é a coisa mais "descartável" que pode ser trocada.....

 

Citação

Nem sei como funciona os mecanismos da fonte mas umas vezes jogando jogos pesados eu ja vi esse barulho sumir.

Te digo já... Das muitas fontes que peguei, usa uma pecinha, do tamanho de uma semente de abóbora, chamada de NTC. 

 

Essa pecinha é um resistor variavel conforme temperatura.

 

Quanto mais quente, mais ele deixa passar energia, por conseguinte, subindo a rotação da ventoinha.

 

Jogos pesados, então, subiu o giro da ventoinha e sumiu... Giros baixos, aparece o tal barulho.

 

A solução simples seria tu tirares o selo da ventoinha, repito... se não está na garantia, tirar a arruela, limpar o eixo e por ali uma graxa de sabão de litio... e fechar tudo.. simples assim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest Mas eu me incomodo muito com esse barulho, você acha que se tipo meu pc normalmente sem rodar jogos pesados ja puxar um pouco de energia a mais do que puxa agora, porque vou colocar i7, watercooler e tal, é capaz de puxar mais energia e parar o barulho?

 

E essa questão da ventoinha, o barulho do coil whine vem so da ventoinha?

 

O barulho dela aprece um click não é nada agudo.

 

adicionado 4 minutos depois

vejam que esse defeito parece ser padrão de surgir nesse modelo de fonte, porque achei outras pessoas com a mesma fonte e o mesmo barulho mas ninguem com solução. Eu ja troquei essa fonte na rma e depois de alguns meses começou de novo o mesmo barulho.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Uiliam de Araújo disse:

@ilkyest Mas eu me incomodo muito com esse barulho, você acha que se tipo meu pc normalmente sem rodar jogos pesados ja puxar um pouco de energia a mais do que puxa agora, porque vou colocar i7, watercooler e tal, é capaz de puxar mais energia e parar o barulho?

 

E essa questão da ventoinha, o barulho do coil whine vem so da ventoinha?

 

O barulho dela aprece um click não é nada agudo.

 

adicionado 4 minutos depois

vejam que esse defeito parece ser padrão de surgir nesse modelo de fonte, porque achei outras pessoas com a mesma fonte e o mesmo barulho mas ninguem com solução. Eu ja troquei essa fonte na rma e depois de alguns meses começou de novo o mesmo barulho.

 

 

Coil wine não é barulho em bobina de ventoinha não. É ruido que vem das bobinas dos circuitos de alimentação da fonte. Quem dera que fosse somente trocar ventoinha...

No seu caso está muito alto mesmo os tais estalinhos. Os da minha fonte Emacs é muito menos. Só dá para notar se colocar o ouvido perto.

adicionado 2 minutos depois

Teria que ser analisada com ela aberta para saber ao certo o que é este barulho. Mas não parece ser algo que deva ser deixado de lado. tem que abrir e dar uma verificada geral nos circuitos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara o rapaz falou que é da ventoinha e se eu trocar isso e o barulho não sair, o da minha fonte quando eu tiro o headset incomoda de mais. Se eu não achar solução pra essa porcaria to pensando em comprar uma cx550 da corsair. É menos potente e vai atender meu novo setup, inclusive com uma gpu mais potente, assim me disseram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente achar aí em Brasília uma assistência técnica responsável. Eu acho difícil, mas não impossível. Ou então de alguma cidade próxima para analisar sua fonte.

adicionado 6 minutos depois

Mas por via das dúvidas, troca a ventoinha. Quem sabe não é ela. Se for você sairá ganhando no mínimo uma fonte potente e silenciosa. Em eletrônica nada pode ser descartado. Afinal não estamos em um laboratório e sim a quilômetros de distância uns dos outros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza. É cooler de 140mm. vou achar um link e posto aqui para você. O ideal é cooler de fonte pois terá controle de rotação e terá maior fluxo de ar.

adicionado 12 minutos depois

Eis um link de cooler usado. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-865630617-cooler-140mm-12v-070a-corsair-preto-com-grade-e-parafusos-_JM

Geralmente eles são iguais. Com bom fluxo de ar.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-816237685-cooler-fan-cooler-master-preto-140mm-14cm-_JM

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-892081637-cooler-master-140mm-branco-_JM

 

Você terá que verificar o cabo do seu cooler, que provavelmente será de apenas dois fios. E ver no cooler que você comprar os referentes à ele. Pois irá diferenciar também o possível soquete do conector do cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Wagner.,.. pode ser até um akasa de processador. O conector é de 3 pinos, então não tem PWM. Eu troquei de uma fonte minha e usei um cooler master silent, e não tive queixas

Citação

Pois é cara, mas tipo eu nem sei se é fácil trocar a ventoinha da fonte e qual modelo devo usar, você teria como me passar um link de uma ventoinha de qualidade pra substituir essa daqui?

Ela tem um conector de 3 pinos dentro, só puxar... e para fixar é só parafusar.... simples, feito trocar uma lampada. 

 

Só que se estiver na garantia, tchãu pra ela, porque tu terás de romper o lacre

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ilkyest disse:

Wagner.,.. pode ser até um akasa de processador. O conector é de 3 pinos, então não tem PWM. Eu troquei de uma fonte minha e usei um cooler master silent, e não tive queixas

Ela tem um conector de 3 pinos dentro, só puxar... e para fixar é só parafusar.... simples, feito trocar uma lampada. 

 

Só que se estiver na garantia, tchãu pra ela, porque tu terás de romper o lacre

No caso desta Seasonic é de 140mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ilkyest disse:

Algumas fontes que lidei tinham furações para 120 e 140mm

Beleza então. Acho que ele não terá problemas para trocar.:thumbsup::D

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, ilkyest disse:

Algumas fontes que lidei tinham furações para 120 e 140mm

A dele é igual a esta: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-904969406-fonte-seasonic-s12ii-620-80-plus-pfc-ativo-620w-reais-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro  ali diz que o fan size é 120mm

 

adicionado 0 minutos depois

@ilkyest cara eu nunca abri uma fonte eu jurava que cooler delas era uma parada especifica.

adicionado 4 minutos depois

https://www.glacon.com.br/cooler-air-series-af120-120mm-high-airflow-co-9050003-ww-corsair-pr-9619-374123.htm 

tem esse cooler aqui numa loja proxima, boa pedida?

adicionado 8 minutos depois

@ilkyest @Wagner Ruaro Obrigado pela ajuda os 2, vou me virar aqui e trocar esse cooler e torcer pra dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!