Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Para um trabalho de escola

Tenho um pequeno gerador de energia solar que gera 200mA, e quero ligar um autorama que tem 2 carrinho, mas cada carrinho consome 3v e 300mA, consigo aumentar a corrente para que funcione os 2 carrinhos?

Postado

Obtenha um resistor variável (reostato, potenciômetro) e alimente-o com a placa solar. Em seguida, ajuste-o para que seja drenada exatamente uma corrente de 200mA. Nessas configurações, meça com um voltímetro a tensão sobre o resistor F5Rua4D.gif.

O fato é que, para avaliar a alimentação com sucesso dos carrinhos, deve-se checar a potência disponibilizada pela placa, não só a tensão ou a corrente.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Postado

Ideal era ter a curva tensão corrente do teu gerador... para você ter ideia do que dá para conseguir... desde do circuito aberto até o curto... A região ideal é 80% a 90% da corrente de curto e da tensão de circuito aberto. Fora isso vai ter um pior uso do painel solar. De pendendo da curva você pode até conseguir mais corrente, mas a tensão vai cair muito... podendo até mesmo não ser a tensão suficiente para fazer teu sistema funcionar.

Outro fator a se considerar é novamente a tensão fornecida por esse teu gerador e potencia. Se teus carrinhos só forem motores simples dificilmente você terá problemas, mas se tiver algum circuito integrado variações podem danificar o circuito  e se faz necessário o uso de reguladores de tensão.

Como a corrente é abaixo do que você quer... normalmente eu recomendaria você comprar outro gerador OU usar uma bateria recarregável para você armazenar energia e dois você puxar o que você quer de corrente.

adicionado 4 minutos depois

ah... novamente tem que saber tensão e corrente desse teu painel... e se possível potencia dita pelo vendedor ou sei lá...

adicionado 5 minutos depois

ah... se você não quer comprar outra placa solar ou usar bateria é melhor abandonar essa ideia e ir para um circuito menos exigente.

Postado
1 hora atrás, Diogo Telles disse:

Para um trabalho de escola

Tenho um pequeno gerador de energia solar que gera 200mA, e quero ligar um autorama que tem 2 carrinho, mas cada carrinho consome 3v e 300mA, consigo aumentar a corrente para que funcione os 2 carrinhos?

Mas, qual a tensão da placa solar? 

Postado

Precisamos conhecer quanto de potência seu painel solar é capaz de gerar. Lembre que nem sempre haverá luminosidade suficiente, as tensões e correntes do painel solar normalmente são descritas quando há o máximo de incidência luminosa...

• Membro VIP
Postado

Sem muito nhe nhe nhém.. Consiga pelo menos mais uma placa solar. Procure por um regulador chaveado step-down. Chance de sucesso: superior a 80%.

Postado

Eu usaria pilhas comuns para alimentar, e usaria um transistor para controlar a corrente das pilhas. Daí eu usaria o painel solar para contrar a corrente da base do transiator. Seria um ótimo truque.

Postado

@albert_emule

Penso que você sugeriu, através de pilhas, o aumento da potência entregada, incluindo o que a placa geradora já fornece. Se o painel fosse meramente um sensor de luminosidade, bastaria usar um fototransistor em vez do transistor recomendado F5Rua4D.gif.

Enfim, complementando sua resposta, o conjunto de pilhas e a placa solar teriam que ter tensões iguais no caso do transistor chaveando a saída das pilhas (o grupo e a placa em paralelo para alimentar a carga). O chaveamento evitaria o consumo das pilhas enquanto o painel não estivesse operando.

• Membro VIP
Postado

@rjjj penso que @albert_emule orienta o menino @Diogo Telles a enganar o destino real da coisa. Pra um trabalho escolar tá valendo, talvez engane até o professor. No entanto pra brincar ao sol de verdade e de quebra adquirir alguma sabedoria, o painel solar vale mais, claro. Escuro,... nem brinca!

Postado
6 horas atrás, rjjj disse:

@albert_emule

Penso que você sugeriu, através de pilhas, o aumento da potência entregada, incluindo o que a placa geradora já fornece. Se o painel fosse meramente um sensor de luminosidade, bastaria usar um fototransistor em vez do transistor recomendado F5Rua4D.gif.

Enfim, complementando sua resposta, o conjunto de pilhas e a placa solar teriam que ter tensões iguais no caso do transistor chaveando a saída das pilhas (o grupo e a placa em paralelo para alimentar a carga). O chaveamento evitaria o consumo das pilhas enquanto o painel não estivesse operando.

A ideia seria usar a corrente do painel para controlar a corrente da base do transistor.

As pilhas teriam que ficar escondidas. 

Iria parecer que era o o painel que estaria entregando potência.

Não iriam ver as pilhas. 

Mas para o propósito de demostrar o funcionamento da energia solar iria servir, pois ao iluminar o painel, o autorama iria começar a funcionar e iria ficar com força equivalente ao nível de iluminação. 

Iria realmente parecer que seria o painel que estaria entregando potência.  

• Curtir 1
Postado

Acho que não precisa esconder nada... usa bateria recarregáveis e um circuito para carregá-la usando o gerador. A energia tecnicamente veio mesmo da energia solar e o sistema de controle de velocidade e coisa do tipo com o transistor pode ser feito pela energia vinda do gerador , claro também com seu circuito...

Postado

Concordo com o @Bommu Perneta Mas não precisa de muita coisa, apenas ligue a placa solar nas baterias e diz que a placa é o carregador. 

É fato que talvez não funcione de verdade, mas se as baterias forem recarregadas antes com um carregador comum os carrinhos vão funcionar e aí vai poder fazer a demonstração. 

Assim o trabalho fica mais convincente já que na maioria dos sistemas de energia solar existem baterias. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!