Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Seu Android é certificado? Seus dados estão seguros?


Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

 

 

Boa tarde

Tenho um tablet Xing-Ling e percebi que quase fui vítima de hackeamento (ou crackeamento?). Explico: nos tablets (e smartphones), sem marca*, o aparelho não tem certificado Google. Nele, o Android não é o original (nunca atualiza!) e, portanto, você pode ter roubo de seus dados ou uso de suas senhas. Nele você não conseguirá usar os aplicativos oficiais do Google Play. Só uns app "fake", muito parecidos com os oficiais**, que talvez peguem as suas senhas, dados, fotos, contatos, ou ligarão a câmera ou o seu microfone, etc. Não tenha nesse aparelho a(s) mesma(s) conta(s) - principalmente Gmail -  que existem nos aparelhos certificados, ou seus dados cairão em mãos erradas. Não guarde fotos íntimas nesses aparelhos! Muito menos inserir dados bancários nele (ainda mais se existir um e-mail que existe em outro aparelho)

 

Status de Certificação do Dispositivo serve para ter certeza de que os dispositivos Android com Google Apps funcionarão corretamente. O Google só certifica os dispositivos que:

- incluam o Google Apps de proprietários mediante licença do Google; (o meu tem o Google Apps e não obteve licença do Google!)

- tenham sido aprovados no teste de compatibilidade do Android;

Somente os dispositivos certificados estão qualificados para ter o Google Apps como o Google Play Store (o meu não é certificado e tem o Google Play Store!, Provavelmente, o Google Play Store FAKE)

 

O que significa o status certificado:

Se o seu dispositivo não foi certificado, o Google não terá um registro dos resultados do teste de compatibilidade do Android:

- dispositivos não certificados podem não ser seguros;

- dispositivos não certificados podem não receber atualizações;

- Google Apps em dispositivos não certificados não são licenciados e podem não ser Google Apps reais;

- Apps e recursos em dispositivos não certificados podem não funcionar corretamente (acontecerem travadas, ou programa se fechar repentinamente indicam isso, browsers fecharem de repente!!)

- o backup dos dados em dispositivos não certificados pode não ser feito de modo seguro (e nem somente para a sua conta gmail)

- Apps da Google Store não são livres de terem vírus/trojans.

 

Para ter um forte indício do Android não oficial:

- entre no Google Play ;

- clique naquelas 3 linhas horizontais (lado esquerdo superior da tela)

- escolha a opção "Configurações"

- procure a linha "Certificação do Dispositivo"

- se ler "Aparelho não certificado" vá ao seu banco (altere a senha eletrônica), limpe o aparelho das fotos pessoais e todas as suas senhas da internet (principalmente se tiver o mesmo e-mail em outros dispositivos) 

Aparelho não certificado = ANDROID NÃO OFICIAL / APP fecham sozinhos / Impossível retirar vírus/trojan / você não é root (você não comanda o tablet! Não é o administrador do smartphone) - seus dados vazaram (se vão ser usados, aí é outra coisa!)

- se ler "Aparelho Certificado" talvez seja o Android oficial

 

IMPORTANTE (para todos os aparelhos, certificados ou não, afinal não sabemos qual será o nosso próximo vírus): cubra a(s) câmera(s) com fita adesiva, quanto mais grossa melhor, ou você corre o risco de fotos suas vazarem na internet!

 

Obs: Se o Android não atualizar, não quer dizer que o aparelho não é certificado. O aparelho pára de receber atualizações após um tempo normalmente (imposição limite do hardware do equipamento). Normalmente, para o Google Certificado, quando pedimos atualizações: aparece "Verificando por Atualizações" e "As últimas atualizações já foram instaladas."

 

*Fabricantes com certificado Google (inclusive para muitas marcas chinesas): www.android.com/certified/partners/

 

** Geralmente são os apps oficiais com brechas de segurança em aberto (ou seja, hackeados)!

 

Android Play Store.jpg

Android Google Play 1.jpg

Android Certificacao.jpg

Android Certificado.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Sim, o sistema operacional tem o código aberto. Mas o nome ANDROID só pode ser usado pela Google, que por sua vez só certifica o SO junto a empresas cadastradas (Sony, Samsung, Lenovo, etc). Tem muitas marcas desconhecidas que são certificadas, inclusive algumas da China!!!!!!!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

A Iniciativa é boa, mas depende da fonte.

 

Por exemplo, muitos aparelhos usam ROMs Custom (Lineage, Cyanogen, etc) que são confiáveis e vão apresentar "não certificado". Eu já revivi Moto Gs e Zooms com Custom ROMs que além de adicionar algum recurso, eles acabam sendo mais confiáveis que o "certificado" porque estão mais atualizados.

 

O que ocorre é que muitos aparelhos Xing-Ling realmente usam ROMs precárias, elas funcionam, mas sem foco em segurança. Então é bom se precaver. Agora no casos dos tablets achar boas ROMs nem sempre é fácil, eu mesmo peguei alguns nacionais que para achar um bom, tive que testar uma dúzia.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mencionei isso só no caso do aparelho ser vendido com o Android da Google (e o Google Play Store). Têm ROMs melhores/piores e mais atualizadas sem serem da Google. Inclusive, como disse o colega dwatashi, muitos aparelhos antigos só ressuscitam com outras ROMs. Mas o caso unicamente desse post é um aparelho de marca desconhecida vir com aquilo que o fabricante chama de Android. A lista de aparelhos certificados pela Google e que podem estampar "Android" você pode ver aqui: www.android.com/gms/partners

 

Nesse site podemos ver que têm marcas chinesas desconhecidas, mas certificadas. Tais como: BLU, BQ, DL, iTel, MYPHONE, M4Tel, NUU, Oppo, Xiaomi, Zuk, etc.

 

Mas também podemos observar marcas conhecidas (inclusive aqui do fórum!) que não são certificadas.

 

No primeiro post temos a foto de um aparelho Samsung com o Android certificado. Na foto abaixo temos a foto de um aparelho V90 A33 xing-ling (desconheço o fabricante) e que a fábrica diz ter o Android. Pode ser qualquer ROM, mas não poderia usar o nome Android. Isso não quer dizer que seus dados irão parar nas mão de terceiros. É só um alerta, mas atualizações, anti malwares ou anti virus não farão um serviço completo (travarão em alguma hora)!

 

Talvez você consiga ver o easter egg do Android do seu aparelho com o seguinte prosseguimento:

CONFIGURAÇÕES > SOBRE O DISPOSITIVO > VERSÃO do ANDROID (clique rapidamente 4x~6x nessa linha). Se não clicar rapidamente então nada acontece.

 

Em aparelhos certificados ou não mostra a ROM instalada (no meu caso só apareceu a letra K grande no meio da tela (KitKat?), e depois clicando várias vezes novamente no K apareceu a palavra  ANDROID. Por fim, clicando várias vezes ou pressionndo entrou no mosaico escondido do Android 4.4).

Android Fake.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!