Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inversão de polaridade com botão de pulso


Posts recomendados

Olá, gostaria de tirar uma dúvida, se alguém por acaso teria alguma ideia para me ajudar.

 

Gostaria de uma ideia para que consiga controlar um motor com um botão que gera um pulso enquanto é pressionado, e que, a cada vez que eu aperte esse botão, eu tenha a polaridade invertida. Na prática, cada vez que eu manter o botão acionado, o motor iria girar em um sentido, posteriormente para o outro.

 

Alguém tem alguma ideia?

 

Obs.: Seria para uso em um veículo, ou seja, 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Codiano Silva disse:

Alguém tem alguma ideia?

Sim, da pra fazer com relés, transistores ou circuitos integrados são muitas as possibilidades. Mas... 

43 minutos atrás, Codiano Silva disse:

Seria para uso em um veículo, ou seja, 12V.

Em automóveis eu não recomendo essas gambiarras, seria melhor se fosse algo já pronto. 

Em que isso será utilizado no automóvel especificamente? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, continuo sem entender. Já que não sei pra que serve esse tipo de válvula. Kkkkk 

Mas deixa isso pra lá. 

Uma sugestão mais básica seria montar algo somente com relés. 

Agora se entende algo sobre eletrônica um flip flop com 555 e dois relés vai funcionar muito bem. 

Existe a possibilidade de comprar isso pronto, mas desconheço já que o meu negócio é montar as coisas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mestre88 disse:

(...)

Existe a possibilidade de comprar isso pronto, mas desconheço já que o meu negócio é montar as coisas. 

Onde eu encontraria isso pronto?

adicionado 1 minuto depois
9 minutos atrás, Mestre88 disse:

Ok, continuo sem entender. Já que não sei pra que serve esse tipo de válvula. Kkkkk 

(...)

É simplesmente uma válvula acionada por um motor, que abre e fecha uma bifurcação no escapamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Codiano Silva disse:

Onde eu encontraria isso pronto?

Existem os famosos relés finder, mas os que já vi são para 110/220V, nunca vi de 12V. 

Uma solução que pode te resolver o problema é um relé de farol alto, era muito usado nos carros antigos. Talvez encontre em desmanches, ferro velho ou algo do tipo, nos carros novos não tem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já vi um relé com trava mecânica. Tem tipo uma rodinha com dentes. A cada pulso dá uma giradinha, não volta e alterna os contatos. Deve ser o tal de farol alto que @Mestre88 falou. De repente existe algum com 2 polos reversíveis. O mais próximo que achei no google imagens...

2000000921426-200x200.jpg

Deduzi pela simbologia ... não vi por dentro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o relé de farol alto tem somente um contato reversível, mas nada impede que ligue um segundo relé nele. O importante é aproveitar a função flip flop que é dada pela engrenagem. 

Esse aí da foto tá me parecendo um relé de parabrisa, pois tem um símbolo de temporizador. 

Os relés que eu me refiro são esses:

https://www.google.com.br/search?q=relé+farol+fusca&client=ms-android-samsung&source=lnms&também=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjf9KSY5dnWAhXCDpAKHSrgANwQ_AUIOygC&biw=320&bih=452

Eram usados em fusca, Brasília, Kombi, gol quadrado e por aí vai... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 10/10/2017 às 14:48, reginaldorr disse:

Você já fez o sistema mecânico de abertura e fechamento, como isso irá funcionar ?

 

Poderia utilizar um microcontrolar pic e dois reles, ou ainda uma caixinha pronta, de trava elétrica.

 

 

A parte mecânica já está pronta sim. Mas o kit vem com um controle remoto pra acionamento, desses de portão, e eu estou justamente tentando fazer funcionar em um botão no painel. Na verdade já estou fazendo o serviço, usando um rele de farol por ser mais robusto pra usar no veículo, como o Mestre88 já tinha dito. Também misturei com uma ponte um pouco diferente da que o Tito Fisher postou, pois eu preciso que a rotação pare quando solto o botão. Depois de pronto eu retorno resultados, obrigado mais uma vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!