Ir ao conteúdo

Modificação em mini system Toshiba

Ir à solução Resolvido por SkyFire161,

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Estou querendo utilizar um mini system Toshiba modelo MS 7816MU como amplificador para meu computador. Apesar de o aparelho já funcionar para o objetivo um detalhe me incomoda, toda vez em que o desligo da tomada e ligo novamente ele vai direto para a função rádio fm e no volume 23 sendo que o volume máximo é 30 e é necessário mudar manualmente para a função auxiliar na qual a saída de áudio do computador está ligada. Eis a minha dúvida, é possível fazer alguma modificação para que ele vá direto para a função auxiliar ao ligar o aparelho e com volume zerado? 

Sei que não é grande transtorno apenas mudar para a função auxiliar mas pretendo deixa-lo mais conveniente e similar a um amplificador para pc.

Vou deixar aqui o link para o esquema: https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/toshiba-audio/toshiba-ms7804-ms7816-ms7825mu-13610/

Postado

@SkyFire161 Tava olhando o esquema e não achei uma forma de fazer isso com o volume, pode atrapalhar o funcionamento do aparelho.

Talvez seja possível que mude apenas para o AUX automaticamente. Quantas vezes tem que apertar o botão SOURCE para que a fonte vá para o Auxiliar?

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, SkyFire161 disse:

Boa noite,

Estou querendo utilizar um mini system Toshiba modelo MS 7816MU como amplificador para meu computador. Apesar de o aparelho já funcionar para o objetivo um detalhe me incomoda, toda vez em que o desligo da tomada e ligo novamente ele vai direto para a função rádio fm e no volume 23 sendo que o volume máximo é 30 e é necessário mudar manualmente para a função auxiliar na qual a saída de áudio do computador está ligada. Eis a minha dúvida, é possível fazer alguma modificação para que ele vá direto para a função auxiliar ao ligar o aparelho e com volume zerado? 

Sei que não é grande transtorno apenas mudar para a função auxiliar mas pretendo deixa-lo mais conveniente e similar a um amplificador para pc.

Vou deixar aqui o link para o esquema: https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/toshiba-audio/toshiba-ms7804-ms7816-ms7825mu-13610/

Ao desligar ele da tomada o Stand By dele apaga e retorna a configuração inicial. Não há como mudar isto em um rádio.

A solução é não desligar sua energia...

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Wagner Ruaro disse:

Ao desligar ele da tomada o Stand By dele apaga e retorna a configuração inicial. Não há como mudar isto em um rádio.

A solução é não desligar sua energia...

No caso existem apenas "gambiarras" a serem feitas. Eu já fiz uma em um rádio desse tipo para ele ligar assim que colocasse a tomada, anulando o botão POWER.

• Curtir 2
Postado

Mestre88, para ir até a função Aux tenho que apertar 4 vezes o botão source.

Quando ao volume, seria possível instalar algo como um potenciômetro em algum ponto? Claro que então eu teria de regular o volume duas vezes. Talvez instalar um botão liga e desliga para conectar e desconectar a saída de áudio assim ao liga-lo, considerando que o botão esta na posição desligado, o som não sairia e eu poderia regular o volume e então liberar a saída de áudio.

Gambiarras são bem vindas sempre hehe.

Postado
21 minutos atrás, SkyFire161 disse:

Quando ao volume, seria possível instalar algo como um potenciômetro em algum ponto? Claro que então eu teria de regular o volume duas vezes. Talvez instalar um botão liga e desliga para conectar e desconectar a saída de áudio assim ao liga-lo, considerando que o botão esta na posição desligado, o som não sairia e eu poderia regular o volume e então liberar a saída de áudio.

Gambiarras são bem vindas sempre hehe.

Só não são bem vindas quando elas aumentam o trabalho a ser realizado. :huh:

• Curtir 1
Postado

Bom, estou aberto a qualquer sugestões que possa me ajudar. Sei que em muitos casos torna-se muito caro o procedimento e/ou exige muita capacidade e conhecimentos que por muitas vezes ultrapassam as minhas mas qualquer ideia é valida e em alguns casos mesmo não ficando esteticamente legais as tais "gambiarras" resolvem o problema. Existem níveis de gambiarra hehe. 

Postado
3 horas atrás, SkyFire161 disse:

Isso complica, se fosse uma única vez bastava um temporizador bem simples ligado ao botão (foi isso que fiz no meu rádio). Mas são 4, então a única maneira seria algo que contasse 4 vezes ligando e desligando o botão até aparecer "AUX" no painel.

O circuito para isso sairia um pouco complicado.

.

Enfim, vendo o seu esquema foi a única coisa que pensei.

Sobre potenciômetro interno, não recomendo. Vai alterar o esquema original do rádio. Talvez seja útil um potenciômetro por fora, mas este somente vai alterar o volume do PC.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Boa noite,

Bom, resolvi usar o aparelho assim mesmo mas porém, após uma semana de uso ele começou a apresentar defeito. O display fica todo iluminado e o sistema não funciona como deveria, aquela apresentação "DEMO" não surge. Resolvi abri-lo e percebi que ao desconectar o cabo CW 401 o sistema volta mas ao clicar em qualquer função ele cai para o stand by, ao conectar o conector CW 401 o display fica mais iluminado e sem apresentar qualquer informação.

o que pode ser?

Obs: O esquema elétrico esta no primeiro post.

Postado

Troquei ambos capacitores por novos e o problema permanece.

Alguma esta errada na linha do conector CW401, desconectei apenas o pino GND e o sistema respondeu ao comando de source na qual seleciona entre FM, AM, CD etc, o volume através do controle também respondeu porém o aparelho não emite som algum, não reconhece pendrive nem a mudança de estações de rádio e o display, ao remover o GND desse conector fica com sua iluminação bem mais fraca.

Notei que as tensões mudam com o cabo conectado ao CW401.

Com ele conectado elas ficam:                                       Com o cabo desconectado:

FSCL: 1,68V                                                                          FSCL: 2,36V

FSDL: 1,68V                                                                          FSDL: 2,36V

No conector CW400 também mudam:

Conectado ficam:                                                             Desconectado ficam:

+9V(UNSW): 8,90V                                                            +9V(UNSW): mesmo valor

+9V(SW): 0,70V                                                                  +9V(SW): 2,38V

-9V(SW): 0,25V                                                                    -9V(SW):  0,55V

AMP_MU: 1,04V                                                                 AMP_MU: 4,64V

Não pode ser algo relacionado na linha do CW401?

Postado

Medindo os componentes da linha do conector CW401 notei que o HQ819  C107 não apresenta valor algum, o diodo HD807 ligado a ele esta ok bem como o resistor de 1K. O restante dos transistores SMD apresentaram valores.

Vou resoldar esse transistor.

*Corrigindo, os transistores SMD HQ819 e HQ806 não apresentam valores.

Talvez não tenha relação ou simplesmente o multímetro digital é que não acuse os valores.

obs: Quando o aparelho cai para o stand by ele permanece com o display iluminado e as horas piscando.

• Coordenador
Postado

O transistor HQ806 é especial, então é normal ele não apresentar medidas, já HQ819 é um NPN normal, se não apresenta medidas ele esta ruim!...

• Curtir 1
Postado

O HQ819 pode ser o causador de o sistema não ligar normalmente? Outra dúvida, qual transistor devo colocar no lugar pois não sei qual a especificação, precisa necessariamente ser um SMD? 

• Coordenador
Postado
2 horas atrás, SkyFire161 disse:

O HQ819 pode ser o causador de o sistema não ligar normalmente? Outra dúvida, qual transistor devo colocar no lugar pois não sei qual a especificação, precisa necessariamente ser um SMD? 

Sim! Ele pode ser o causador dessa falha, observe que ele esta na linha do comando M-Power/On.

Pode colocar um BC817 no local, só preste atenção se a base é do mesmo lado (Acredito que sim)

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/16109/PHILIPS/BC817.html

É só observar qual pino dele esta na linha do diodo HD807, esse pino será a base, e compare com o datasheet acima....

• Curtir 1
Postado

Revisando o circuito notei que nenhum dos transistores KRC107S, são eles o HQ819, HQ902, HQ903 e HQ508 marcaram qualquer valor no multímetro digital em escala de diodo. 

O HQ508 por exemplo esta na placa correspondente ao CD e USB.

Não seria pouco provável que ambos tenham queimado pelo mesmo motivo? E talvez eles não apresentem valores por algum outro motivo?

Obs: Ainda não substitui o HQ819 pelo BC817 ja que não tenho onde compra-lo e devido a isso fui atras de um KRC107S do próprio circuito e encontrei o que estava na placa de CD (HQ508)que creio eu que se for removida a placa de CD do circuito ele ainda deveria funcionar normal com exceção do CD mas como esse transistor também não apresentou valor, fiquei nessa dúvida.

• Coordenador
Postado

Será que o verniz da placa não esta te traindo?

Com cuidado, refaça as soldas desses componentes SMD e depois teste-os novamente!...

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Esse transistor KRC107 não é um transistor comum! Ele possui internamente um resistor em série com a base (10KΩ),

O HQ819 é um transistor NPN comum...

• Curtir 1
Postado

Mencionei que eles eram iguais pois vi na lista de componentes que ambos estavam como KRC107S e observando o smd com uma lupa notei que os HQ819, HQ902, HQ903 e HQ508 possuem a mesma especificação RC7H.

Então esta me dizendo que o HQ819 é diferente dos outros três?

• Coordenador
Postado

Pelo que vi no esquema, sim! Mas lógico, nem sempre o esquema esta 100% do circuito montado, eles sempre dizem que o circuito esta sujeito a alterações sem aviso! Então o que vale é o que você esta vendo ai!...

Se eles tem a mesma especificação é porque mudaram o circuito na linha de produção...

Ai esses transistores não tem como serem medidos com multiteste, tem que medir as tensões que chega na base e o comportamento da tensão entre coletor/emissor...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...