Ir ao conteúdo

Projeto Inversor de frequência

Ir à solução Resolvido por MurilloFCL,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou desenvolvendo um projeto de inversor de frequência trifásico, e fiquei com dúvidas na parte de níveis de corrente necessários pelo IGBT.
O que estou usando é um FGA25N120ANTDTU, e havia pensado em enviar os sinais do PIC a um TLP250 (para fins de isolamento) e depois do TLP250 enviar o sinal a drivers IR21094 (com circuitos de bootstrap) que tenho disponíveis, estes são capazes de fornecer o PWM complementar e incluir um Dead Time. Porém não consegui obter informações sobre corrente necessária para o gate do IGBT, e com isso surgiu a duvida uma fonte de 15V 1A será suficiente para todos IGBTs? ou preciso de mais corrente ? Ou ainda 3 fontes separadas?
A saída do TLP é capaz de fornecer até 2 A, porém o IR21094 fornece na saída até 250 mA. Mais um ponto em que fiquei confuso.... Bastaria apenas o TLP250 para guiar os IGBTs (é claro que neste caso o PIC teria que fornecer os 6 PWM e o dead time)?
Outra questão ainda é de como deve ser o circuito de entrada do gate do IGBT, basta um resistor ou um circuito maior é necessário?

São várias dúvidas e espero que alguém possa me ajudar...
Obrigado por enquanto.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, MurilloFCL disse:

São várias dúvidas

Parcialmente...

uma fonte de 15V 1A será suficiente para todos IGBTs?

sim. A corrente do gate é bem baixa. Dá até mesmo pro controlador os 15V 1A dão conta. Cogite regulador step down

Outra questão ainda é de como deve ser o circuito de entrada do gate do IGBT, basta um resistor ou um circuito maior é necessário?

Penso que o IR21094 já proporciona a correta interface entre mc e igbt. Apesar que já vi (usei um) módulo igbt com acionamento com nível lógico ou seja semimastigado

Postado

Olá pessoal, estou desenvolvendo um projeto de inversor de frequência trifásico, e fiquei com dúvidas na parte de níveis de corrente necessários pelo IGBT.
O que estou usando é um FGA25N120ANTDTU, e havia pensado em enviar os sinais do PIC a um TLP250 (para fins de isolamento) e depois do TLP250 enviar o sinal a drivers IR21094 (com circuitos de bootstrap) que tenho disponíveis, estes são capazes de fornecer o PWM complementar e incluir um Dead Time. Porém não consegui obter informações sobre corrente necessária para o gate do IGBT, e com isso surgiu a duvida uma fonte de 15V 1A será suficiente para todos IGBTs? ou preciso de mais corrente ? Ou ainda 3 fontes separadas?
A saída do TLP é capaz de fornecer até 2 A, porém o IR21094 fornece na saída até 250 mA. Mais um ponto em que fiquei confuso.... Bastaria apenas o TLP250 para guiar os IGBTs (é claro que neste caso o PIC teria que fornecer os 6 PWM e o dead time)?

São várias dúvidas e espero que alguém possa me ajudar...
Obrigado por enquanto.

Use diretamente o TLP250 que foi justamente feito para ser usado como drivers.

É só pôr o circuito de bootstrap. 

adicionado 3 minutos depois

driverinversor.png&key=f3c55bdcbc2d68c33 

Postado

27 minutos atrás, albert_emule disse:

Use diretamente o TLP250 que foi justamente feito para ser usado como drivers.

É só pôr o circuito de bootstrap. 

adicionado 3 minutos depois

driverinversor.png&key=f3c55bdcbc2d68c33

Neste caso então o ground da fonte 15V ficaria no mesmo potencial que os emisores inferiores de cada braço de IGBT? Desta forma poderia utilizar apenas uma fonte para os três braços e não teria problema com referenciais, é isto?

Estou utilizando IGBT com sinal de gate 15V e tensão ~310Vcc como poderia dimensionar corretamente os valores do componentes do bootstrap? ou os valores apresentados no exemplo poderiam ser utilizados?

Obrigado

Postado
6 horas atrás, MurilloFCL disse:

uma fonte de 15V 1A será suficiente para todos IGBTs?

A corrente desses IGBTs é bem grandinha, mas apenas durante o ciclo de disparo, depois cai para zero. Vai passar de 1A, não se comuta um gate de 200nC com baixa corrente, mas para aguentar o pico de consumo é que existem os capacitores. Coloque encostado na alimentação de cada driver um capacitor de pelo menos 1uF, no intervalo entre um disparo e outro o capacitor se recupera fácil.

Calculo do consumo de corrente de gate:

I = Qg x frequencia; supondo 20kHz, = 200.10^-9 x 20000 = 4mA por IGBT

• Membro VIP
Postado

Há quem diga que vais precisar de duas fontes. Detalhe importante: isoladas. Perceba a não conexão VEEH1 e VEEL

igbt_-_1-2_h-bridge_1635-jpg.875

Postado

No mesmo raciocínio do post da @Isadora Ferraz, acho que serão 4 fontes de 15V, pois o sistema é trifásico:

Veeh1

Veeh2

Veeh3

Veel (é o mesmo nas 3 fases)

Se fizer uma fonte flyback com 4 secundários, deu.

Tb pode fazer o acionamento com uso de transformadores. Não são caros, são chatos de construir.

• Membro VIP
Postado

...em outras palavras, como o autor já percebeu, há importância no tal circuito boot strap. Caso ele utilize o driver IR21094 penso que nem necessita das fontes adicionais.

Postado

Não tem como escapar: ou usa fonte com 4 saidas isoladas ou usa transformador. Transformador pode acarretar alguns problemas quando o duty é diferente de 50%, aumenta a complexidade do circuito. O uso de fonte com 4 saidas facilita e muito.

Sem título.gif

Postado

Realmente. Estava vendo há pouco algumas applications notes da Fairchild e IR e me parece que o uso do circuito de bootstrap dispensa o uso de várias fontes, porêm há a limitação de que o duty cycle do igbt superior não seja grande (maior que 50%), pois neste caso o tempo em ON do igbt inferior pode ser insuficiente para carregar o capacitor de bootstrap prejudicando com isso o disparo do igbt superior no próximo ciclo.
Em meu projeto os duty cycles variam senoidalmente e assim apresentam duty grande em parte do tempo... não sei como o circuito bootstrap reagiria nesse caso.

Postado

image.png.8293864e07e416e637c35189fb015c18.png

Mais uma dúvida que me surgiu, considerando a ponte trifásica de IGBTs da figura, posso ligar um unico dissipador(mas bem grande) nos 3 IGBTs superiores mas não posso utilizar um unico dissipador nos 3 IGBTs inferiores, é isso?

• Membro VIP
Postado

Permita-nos observar que pra nós esta dúvida é bem elementar mesmo assim temos o prazer em lhe orientar...

Se o corpo for estiver em contato com o coletor, sim: é isso mesmo. No entanto por segurança coloque bucha/mica em todos aí pode usar um dissipadorzão só em todos.

• Membro VIP
Postado

Ah sim, não precisa bucha se for este. Mas a mica sim. Meça entre o terminal do meio e a carcaça dele pra você ver...

sorry não vi o d.s. pra confirmar ok?

abç

Postado

image.png.68970b1884034246273129e398575f81.pngimage.png.af88c9e996eee2d3a699eeaa57ea462f.png

Agradeço muito a ajuda de todos, e se me permitem, segue mais uma duvida que também considero bem elementar.
Segundo alguns cálculos cheguei em um dissipador como este da imagem, porém este possui largura entre aletas de 6,6 mm e a dúvida é se a porca/parafuso para o encapsulamento TO-3P ira encaixar neste espaço de 6,6mm....

(A verdade é que nem sei se esse dissipador com 8mm de largura na base será adequado...)

• Membro VIP
Postado

É... pelo jeito tens pouca intimidade com o lado "pesado" da vida mas isso.. ndv kk. Sim amigo uma porca de parafuso rosca 3mm - o adequado pro seu caso - cabe sim entre aletas. E se não coubesse que que tem? Nada te impediria de por a mão num macho... para abrir rosca... É amigo.. aqui fora a vida é dura... kk

E sim existem cálculos pra dissipador mas penso que são muitos dados pra alimentar aff .. teoria? to fora há décadas. Se o motor que vis controlar for de pouca potência, penso que este dá conta sim. Só intuição...

abç

Postado

kkkkkkk na verdade tens uma visão errônea sobre mim, estou acostumado a manipular furadeiras, serras, formões, talhadeiras e varios tipos de ferramentas ditas "pesadas"... Apenas não tenho experiência com circuitos eletrônicos na prática e não tinha certeza se o parafuso/porca iria realmente entre as aletas, ou a conexão com o dissipador era feita de alguma outra forma (nunca se sabe, quando não tens a prática). Além disso estava receoso quanto ao fato de entrar roçando as aletas caso não encontrasse um parafuso pequeninho por aqui....

Agradeço novamente a atenção e o auxílio :)
Abç

• Membro VIP
Postado

Neste caso humildemente peço perdão pela ...

1 hora atrás, MurilloFCL disse:

visão errônea

que tive sobre ti pois admiro o ramo da mecânica e claro os que o seguem.

1 hora atrás, MurilloFCL disse:

caso não encontrasse um parafuso pequeninho por aqui

Provavelmente já cogitaste isso mas por ser alumínio existe a possibilidade de colocares um parafuso autoatarrachante bastando um furo um pouco menor que seu diámetro. Neste caso é ainda mais importante colocar arruela de pressão. Chovi no molhado mas me deu vontade te dar esta sugestão.

Postado
23 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Neste caso humildemente peço perdão pela ...

que tive sobre ti pois admiro o ramo da mecânica e claro os que o seguem.

Que isso, não há necessidade. Apenas compartilhei um pouco mais sobre mim.

25 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Provavelmente já cogitaste isso mas por ser alumínio existe a possibilidade de colocares um parafuso autoatarrachante bastando um furo um pouco menor que seu diámetro. Neste caso é ainda mais importante colocar arruela de pressão. Chovi no molhado mas me deu vontade te dar esta sugestão.

De forma alguma. Sugestões são sempre vindas, e esta que me destes é uma outra boa opção e que seguirei caso a outra não for possível.

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

colocares um parafuso autoatarrachante bastando um furo um pouco menor que seu diámetro

Não concordo com essa ideia só por um motivo: ao fazer isso, cria uma saliência no alumínio que fará com que o componente não encoste devidamente no dissipador.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bem pensado. No entanto penso que um mini escariamento no buraco pode contornar isso (quasi literalmente).

Já vi que pra você é melhor um macho kk

1 hora atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Não concordo com essa ideia

• Haha 2
Postado

Sobre a dissipação de calor: aproveite que tem uma fonte de 12V e coloque um ventilador nos dissipadores. Isso daí vai gerar calor e não será pouco, o uso de ventilação melhora a performance dos dissipadores em várias vezes, dá até para diminuir o tamanho deles. Se tiver um comparador que gere interrupção sobrando no PIC dá até para fazer um alarme de aquecimento com LM35.

Postado

Falando agora da modulação PWM, estou com uma frequência de PWM de 20 kHz e de acordo com o tempo de interrupção de timer0 o duty cycle é alterado segundo uma Look Up Table senoidal variando de 10 em 10 graus. O controle do tempo de estouro do timer0 está relacionado ao controle da frequencia das senoides de saida. Ou seja o tempo do timer0 depende de um valor recebido em um canal AD. O resumo é: o duty cycle é dependendente da frequencia desejada e dos valores da tabela senoidal. Porém para manter a relação V/f constante, conforme a frequencia(valor lido pelo ADC)  diminui, diminui-se também os duty cycles com o objetivo de diminuir a tensão eficaz na saida. Mas com isso os duty cycles do canal de PWM complementar se tornam maiores. A questão é: estou diminuido o valor eficaz da tensão de saída ou apenas dando um offset negativo na mesma?

• 2 meses depois...
  • Solução
Postado

Boa tarde a todos,
Passando por aqui só para agradecer a todos que ajudaram e postar algumas fotos do inversor de frequência (tcc) concluído. As dicas que obtive aqui me auxiliaram muito. O tópico já pode ser fechado. Obrigado.

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...