Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade ou nova configuração?


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

 

Meu PC atual foi montado no final de 2010 e estou pensando se vale a pena fazer um upgrade nele ou se é melhor montar um novo...

 

Segue a atual configuração:

 

Gabinete: Aerocool RS9-Devil Red Edition

Processador: Intel Core i7 870 2.93GHz Quad-Core LGA 1156

placa-mãe: Gigabyte GA-P55A-UD3

Memória RAM: Corsair 4GB DDR3 1333MHz (x2)

HD: Western Digital HDD 1TB SATA3 7200RPM

Placa de Vídeo: Nvidia GeForce GTX 460 1Gb GDDR5 256-bit

Fonte: Seventeam 650W ST-650 PWL

 

Na época ele foi montado para jogos, no entanto, desde 2013 comecei a trabalhar com desenvolvimento de software e acabei migrando do Windows para o Linux, logo, o PC ainda me atende perfeitamente, entretanto, quero voltar a usar o Windows (irei fazer um dual boot Windows 10 e Arch Linux) para desenvolvimento de games e consequentemente para jogos...

 

Obs: durante esse tempo apenas adicionei um SSD de 120GB e quando a placa de vídeo morreu, coloquei uma GeForce GTS 450 (já não jogava mais mesmo e usava Linux, rsrs)...

 

Estou em dúvida, não sei se consigo vender algo ou reaproveitar alguma peça em uma nova configuração, pois fiquei muito tempo desligado da "evolução dos hardwares"... Cheguei até a fazer um orçamento que está em anexo, mas ficou um pouco acima da faixa que pretendo investir, não sei se realmente vale a pena, etc... Estou disposto a investir uns 2~3k em caso de upgrade ou uns 4~6k em caso de uma nova configuração...

 

Enfim, gostaria da ajuda dos amigos do fórum para refletir melhor a respeito... Desde já, obrigado! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jorgeifj Ficou bem cara a configuração do anexo, poderia ter colocado diretamente a foto no tópico também.

 

Se vai ser usado para games pode pegar:

Ryzen 5 1600 + b350 + 8gb ddr4 + gtx 1050ti + CX500/550

 

Gabinete pegue um que ache bonito e de preferência que a fonte vá em baixo.

 

A fonte de 500W e com selo 80+ bronze já é suficiente, como as que citei.

 

Não precisa do Water cooler, Ryzen não esquenta tanto então pode usar o cooler box original.

 

SSD ou HD que tiver pode manter.

 

A configuração deve dar menos do que o do orçamento, creio que montei ela quando vi o preço de um notebook gamer da msi na pichau.

 

Compare preços entre pichau, terabyte e kabum, onde compensar mais pegue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jorgeifj Amigão, primeiramente bem vindo. Você quer continuar com essa margem de orçamento? R$9000,00 da pra trabalhar muita coisa nisso.

 

Upgrade é igual reforma de casa, pode dar mais gasto e não ficar bom como um novo e você sempre vai ficar amarrado em algo. Construir você pega o seu orçamento e levanta do jeito que quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jorgeifj @Elder Nauvirth , por favor, poeste a configuração em forma de links ou texto aqui no tópico, não em imagem ou PDF.

 

Obrigado!

 

Sobre a pergunta inicial, a máquina atual é bacana, pra 2010, eu trocaria tudo.

Se o negócio é só desenvolvimento, o tipo de máquina é diferente e eu preciso mover o tópico pra outro canto.

Então, vai rolar alguma jogatina nessa máquina?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo @Evandro , foi bom me orientar e claro sua informação será essencial para nosso novo amigo, porém note que eu fui o primeiro a responder eu não coloquei nada de arquivo, apenas citei peças sem link também.

 

Nunca coloco nada em pdf, apenas link ou imagem diretamente no tópico, sei bem que é mais fácil para todos ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Já removi o arquivo pdf! :)

 

@Elder Nauvirth Então, decidi montar uma nova configuração... :)

 

@Bulldozer. Então, o orçamento ideal seria no máximo 6k, no entanto, se realmente compensar, posso subir mais um pouco, não ultrapassando os 10k... :)

 

Quais configurações vocês me indicam?

 

A princípio, só "tenho certeza" do processador:

 

Intel Core I7-7700K Kaby Lake LGA 1151 4.2Ghz 8MB Cache, BX80677I77700K

 

Acreito que ele é o melhor custo x benefício, ou não? Hehe...

 

Obrigado pessoal pelo auxílio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jorgeifj 10 paus?
Eita!

 

O Ryzen R7 1700 é bem interessante contra este i7, mais barato, sem problemas de aquecimento e com desempenho em multitarefa expressivamente maior, mas não tão bom em aplicativos pouco otimizados para multiprocessamento, como jogos mais antigos ou não tão elaborados na programação.
Isso não quer dizer que o R7 tem desempenho ruim em jogos, muito pelo contrário, mas o i7 tende a ser melhor em alguns deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bulldozer. 1800X? É literalmente um 1700 com OC, porque pagar mais caro em algo que da para fazer manualmente?

 

@Evandro

Citação

O Ryzen R7 1700 é bem interessante contra este i7, mais barato, sem problemas de aquecimento e com desempenho em multitarefa expressivamente menor

 

47 minutos atrás, jorgeifj disse:

@Evandro Já removi o arquivo pdf! :)

 

@Elder Nauvirth Então, decidi montar uma nova configuração... :)

 

@Bulldozer. Então, o orçamento ideal seria no máximo 6k, no entanto, se realmente compensar, posso subir mais um pouco, não ultrapassando os 10k... :)

 

Quais configurações vocês me indicam?

 

A princípio, só "tenho certeza" do processador:

 

Intel Core I7-7700K Kaby Lake LGA 1151 4.2Ghz 8MB Cache, BX80677I77700K

 

Acreito que ele é o melhor custo x benefício, ou não? Hehe...

 

Obrigado pessoal pelo auxílio!

Aqui, R5 1600 de R$800,00 vs o 7700K (que sofre com problemas termicos e esta em uma plataforma morta.)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, jorgeifj disse:

@Evandro Já removi o arquivo pdf! :)

 

@Elder Nauvirth Então, decidi montar uma nova configuração... :)

 

@Bulldozer. Então, o orçamento ideal seria no máximo 6k, no entanto, se realmente compensar, posso subir mais um pouco, não ultrapassando os 10k... :)

 

Quais configurações vocês me indicam?

 

A princípio, só "tenho certeza" do processador:

 

Intel Core I7-7700K Kaby Lake LGA 1151 4.2Ghz 8MB Cache, BX80677I77700K

 

Acreito que ele é o melhor custo x benefício, ou não? Hehe...

 

Obrigado pessoal pelo auxílio!


Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Então, como sou Engenheiro de Software, acabo passando a maior parte do tempo em frente a um computador ou notebook, logo, acabo vendo o "gasto" como um investimento... P.S. Ainda quero montar um PC de uns 20~30k no futuro, haha... :)

 

@Elder Nauvirth Opa! É possível sim! :)

 

@Atretador :)

 

@brender Atualmente estou usando esse: https://zowie.benq.com/en/product/monitor/rl/rl2455.html. Comprei ele em 2015 e até agora me atende bem, mas cheguei a pensar em um upgrade, até olhei uns 4k e ultrawide (uso um no trabalho, mas o tempo de resposta é alto para jogos, não?). Alguma sugestão em caso de upgrade?

 

Pessoal, em relação aos processadores, confesso que nem estava cogitando AMD, pois minha visão era de alguns anos atrás, sobre problemas de aquecimento, etc, no entanto, após ver o conteúdo postado pelos amigos e mais alguns extras, declaro que agora estou mais confuso, pois nem sei qual processador irei pegar, haha...

 

Estava vendo o Intel Core i7 7740X 4.3GHz 8MB BX80677I77740X Quad Core LGA 2066, pois assim pego uma placa-mãe melhor que me possibilite um upgrade no futuro... Faz sentido pensar dessa forma? Rsrs...

 

Obrigado a todos pelo auxílio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jorgeifj

Citação

Estava vendo o Intel Core i7 7740X 4.3GHz 8MB BX80677I77740X Quad Core LGA 2066, pois assim pego uma placa-mãe melhor que me possibilite um upgrade no futuro... Faz sentido pensar dessa forma? Rsrs...

Não. Vai pegar o que depois, um octa? Então pegue um R7 1700 agora.

 

Ou, junte um pouco mais e pegue uma mobo X399 e um TR 1900X, octa-core tambem, e com 64 linhas de PCI para I/O.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jorgeifj disse:

@Evandro Então, como sou Engenheiro de Software, acabo passando a maior parte do tempo em frente a um computador ou notebook, logo, acabo vendo o "gasto" como um investimento... P.S. Ainda quero montar um PC de uns 20~30k no futuro, haha... :)

 

@Elder Nauvirth Opa! É possível sim! :)

 

@Atretador :)

 

@brender Atualmente estou usando esse: https://zowie.benq.com/en/product/monitor/rl/rl2455.html. Comprei ele em 2015 e até agora me atende bem, mas cheguei a pensar em um upgrade, até olhei uns 4k e ultrawide (uso um no trabalho, mas o tempo de resposta é alto para jogos, não?). Alguma sugestão em caso de upgrade?

 

Pessoal, em relação aos processadores, confesso que nem estava cogitando AMD, pois minha visão era de alguns anos atrás, sobre problemas de aquecimento, etc, no entanto, após ver o conteúdo postado pelos amigos e mais alguns extras, declaro que agora estou mais confuso, pois nem sei qual processador irei pegar, haha...

 

Estava vendo o Intel Core i7 7740X 4.3GHz 8MB BX80677I77740X Quad Core LGA 2066, pois assim pego uma placa-mãe melhor que me possibilite um upgrade no futuro... Faz sentido pensar dessa forma? Rsrs...

 

Obrigado a todos pelo auxílio!

 

i7 7740x possui 4 core e 8 threads

R7 1700 possui 8 core e 16 threads

 

O orçamento de 20k a 30k, recomendo dar uma pesquisada sobre os Ryzen Threadripper

 

AMD Ryzen Threadripper 1950X

 

- 16 núcleos e 32 threads para cargas de trabalho criativas e rápidas.
- 64 pistas PCIe Gen3 sem precedentes para atender às grandes necessidades de GPU e NVMe.
- 40 MB de cache combinado para acesso rápido a grandes conjuntos de dados.
- Quad channel DDR4 com suporte para ECC para um rendimento confiável.

 

AMD Ryzen Threadripper 1920X

 

- 12 núcleos e 24 threads para cargas de trabalho criativas e rápidas.
- 38 MB de cache combinado para acesso rápido a grandes conjuntos de dados.

 

AMD Ryzen Threadripper 1900X

 

- 8 núcleos e 16 threads para cargas de trabalho criativas e rápidas.

- 20 MB de cache combinado para acesso rápido a grandes conjuntos de dados.

 

Esse vídeo deve esclarecer suas dúvidas sobre o RYZEN 7 1700

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, jorgeifj disse:

@Evandro Então, como sou Engenheiro de Software, acabo passando a maior parte do tempo em frente a um computador ou notebook, logo, acabo vendo o "gasto" como um investimento... P.S. Ainda quero montar um PC de uns 20~30k no futuro, haha... :)

 

Mas aí é trabalho, né?

Aí não é gasto, é produtividade, e produtividade paga a conta de luz e internet. :D

 

30 conto é outro nível de PC, ou é um cluster Beowulf.

Assunto pra outro tópico. ^_^

 

Ademais, o post do @brender já deu uma iluminada.

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, jorgeifj disse:

Pensando na plataforma da AMD, estou vendo os modelos Ryzen 7 1700, Ryzen 7 1700X e o Ryzen 7 1800X, devido a proximidade dos preços, qual tem o melhor custo x benefício?

 

1700, fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, jorgeifj disse:

@Atretador Entendi.

 

@brender Decidi ir para o lado negro da força! Rsrs...

 

Pensando na plataforma da AMD, estou vendo os modelos Ryzen 7 1700, Ryzen 7 1700X e o Ryzen 7 1800X, devido a proximidade dos preços, qual tem o melhor custo x benefício?

 

Os RYZEN são uma arquitetura desenvolvida do zero nos últimos 4 a 5 anos, logo não tem relação com os antigos processadores AMD

 

Eu acho melhor o RYZEN 7 1700, já vem com cooler box

 

RYZEN 7 1700x possui clock maior mas vem sem o cooler box, com overclock básico em uma B350 você chega no clock do RYZEN 7 1700x fácil

 

O MAX TURBO do RYZEN 7 1800x seria de 4.0 ghz

 

Para o RYZEN 7 1700 chegar no 4.0 ghz, precisaria de uma X370

 

Em uma B350 você consegue o RYZEN 7 1700 em 3.7 ghz a 3.8 ghz com overclock

 

A plataforma AM4 vai ter suporte até 2020 e até lá serão lançados a segunda e terceira geração RYZEN com 7 NM e posterior refinamento ou seja você pode pegar no futuro processador melhor e compatível com essa plataforma.


Pelo o que já foi informado sobre o RYZEN 7 nm, ele vai chegar a 5 ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Sim! Quem sabe no futuro eu abra um tópico desses, haha...

 

@brender Entendi.

 

Então, confesso que nunca fiz overclock em nada, por medo de diminuir a vida útil, etc. Isso é verdade, o que vocês pensam sobre? É tranquilo de fazer? P.S. realmente sou leigo no assunto, rsrs...

 

Por gentileza, podem me sugerir algumas configurações completas usando o Ryzen 7 1700?

 

Obrigado! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, jorgeifj disse:

@Evandro Sim! Quem sabe no futuro eu abra um tópico desses, haha...

 

@brender Entendi.

 

Então, confesso que nunca fiz overclock em nada, por medo de diminuir a vida útil, etc. Isso é verdade, o que vocês pensam sobre? É tranquilo de fazer? P.S. realmente sou leigo no assunto, rsrs...

 

Por gentileza, podem me sugerir algumas configurações completas usando o Ryzen 7 1700?

 

Obrigado! :)

 

Você vai fazer SLI com placa de vídeo ? 

 

Você vai usar muitas entradas USB ?

 

Quantos HD's e SSD's, você possui ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!