Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor de partida para alta frequência


MurilloFCL

Posts recomendados

Olá, estou precisando de capacitores de 10uF com mais de 350V para atuar em um filtro LC. Porém a forma de onda a que este ficará exposto é um pwm senoidal de 20kHz, com "frequencia fundamental" variando de 5Hz a 120Hz. O capacitor da figura é utilizado em partida de motores e está em sua especificação a frequência de trabalho 50/60Hz, além do fato de ser utilizado talvez em curtos periodos de tempo . Gostaria que alguém me confirmasse se esse capacitor de partida realmente não consegue trabalhar na frequencia da minha onda de saída... ou se a especificação 50/60Hz é apenas uma menção às frequencias utilizadas por motores...  Meu problema consiste em encontrar capacitores comuns de poliester deste tamanho...

Aguardo e agradeço desde já.
image.png.6ffc1bb9e1e46726a42016943349de43.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MurilloFCL Esses capacitores são basicamente 2 capacitores eletrolíticos soldados em série com as polaridades invertidas em relação ao outro, em teoria se você montar um capacitor eletrolítico despolarizado com 2 capacitores de baixa ESR pode ser que eles não explodam em alta frequência...

 

O problema sera o motor, motores com capacitor de partida tem na verdade um enrolamento e um capacitor de partida, e uma chave centrifuga que desliga mecanicamente esse enrolamento quando o motor atinge 70 a 80% da velocidade nominal, ou seja se você abaixar a velocidade reduzindo a frequência abaixo de 50/60hz ela pode religar o enrolamento. esse enrolamento tem o fio mais fino e não suporta ficar ligado direto, ou seja se baixar a velocidade e a chave acionar vai queimar o motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, F4b10 disse:

capacitor eletrolítico despolarizado com 2 capacitores

teoricamente vai explodir se trabalharem com alta freq e potencia.

 

Existe capacitor apropriado pra isso. P.ex. daqueles que ficavam no circuito de flyback das antigas tv´s de tubo. Algo como capacitor polipropileno . você tem a alternativa de ligar alguns em paralelo.

Outra alternativa é, caso não seja segredo de estado, você publicar o circuito pra chutes melhorados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...