Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou precisando de capacitores de 10uF com mais de 350V para atuar em um filtro LC. Porém a forma de onda a que este ficará exposto é um pwm senoidal de 20kHz, com "frequencia fundamental" variando de 5Hz a 120Hz. O capacitor da figura é utilizado em partida de motores e está em sua especificação a frequência de trabalho 50/60Hz, além do fato de ser utilizado talvez em curtos periodos de tempo . Gostaria que alguém me confirmasse se esse capacitor de partida realmente não consegue trabalhar na frequencia da minha onda de saída... ou se a especificação 50/60Hz é apenas uma menção às frequencias utilizadas por motores...  Meu problema consiste em encontrar capacitores comuns de poliester deste tamanho...

Aguardo e agradeço desde já.
image.png.6ffc1bb9e1e46726a42016943349de43.png

Postado

@MurilloFCL Esses capacitores são basicamente 2 capacitores eletrolíticos soldados em série com as polaridades invertidas em relação ao outro, em teoria se você montar um capacitor eletrolítico despolarizado com 2 capacitores de baixa ESR pode ser que eles não explodam em alta frequência...

O problema sera o motor, motores com capacitor de partida tem na verdade um enrolamento e um capacitor de partida, e uma chave centrifuga que desliga mecanicamente esse enrolamento quando o motor atinge 70 a 80% da velocidade nominal, ou seja se você abaixar a velocidade reduzindo a frequência abaixo de 50/60hz ela pode religar o enrolamento. esse enrolamento tem o fio mais fino e não suporta ficar ligado direto, ou seja se baixar a velocidade e a chave acionar vai queimar o motor.

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, F4b10 disse:

capacitor eletrolítico despolarizado com 2 capacitores

teoricamente vai explodir se trabalharem com alta freq e potencia.

Existe capacitor apropriado pra isso. P.ex. daqueles que ficavam no circuito de flyback das antigas tv´s de tubo. Algo como capacitor polipropileno . você tem a alternativa de ligar alguns em paralelo.

Outra alternativa é, caso não seja segredo de estado, você publicar o circuito pra chutes melhorados.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!