Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte, carregador de bateria de lítio


Edgon

Posts recomendados

Amigos preciso da ajuda de vocês, preciso carregar várias baterias de litio de 3,6 voltes, 2.25 Ah/8.0wh estou utilizando no momento fonte carregador de celular, comprei aqueles módulos que é para carregar esse tipo de bateria e conectei na saída de 5 carregador de celular, liguei eles em paralelo em 110 voltes, funciona carregando legal, mas gostaria de saber se existe uma possibilidade de fazer uma única fonte com 5 saídas com a tensão para carregar cada uma dessas baterias? Se existe, por favor, preciso de umas dicas de vocês se possível ,...tenho pouco conhecimento em eletrônica, obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Fiz um teste carregando 4 baterias 18650 iguais ligadas em paralelo, a partir do zero, usando um módulo TP4056, @Edgon. Carregou mas levou muitas horas (não sei quantas porque fui dormir e no dia seguinte, elas estavam carregadas). Na entrada desse TP4056 coloquei um carregador normal, de celular. Mas poderia ter posto uma fonte com 5v e 3A na saída, que o TP4056 gerenciava.

 

No seu caso, como são baterias diferentes, eu carregaria uma e depois a outra. Ou um TP4056 para cada. Tanto esse TP4056 quanto o carregador normal de celular gerenciam a corrente, a corrente que será disponibilizada para a carga dependendo de quanta carga a bateria necessita.

 

Há um outro módulo além desse TP4056, chamado BMS 1S mas no Brasil é bem difícil de encontrar e não tem led que indique se a carga está completa ou não. Mas parece que é mais robusto, mais seguro que o TP4056.

 

Olha uns links aí:

 

Já para comprar um desses módulos, que já vem até com uma entrada mini usb para conectar a fontes e carregadores, tem bastante no Mercado Livre.

 

TP4058-3.7V-Li-ion-Charger-Module-1A-Wit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!