Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ambient Light para Automovel


José Octavio

Posts recomendados

Olá turma,

sou um grande admirador da eletrônica.

Tenho um carro, e queria fazer um ambient light para debaixo da parte frontal no motorista e carona, abaixo dos bancos para iluminar a parte traseira e um led para o porta copos. Gostaria que ele funcionasse da seguinte maneira:

- Ao abrir a porta acenderia essas luzes 

- Se for de dia elas acenderiam mais forte

- Se fosse a noite acenderiam mais fracas.

Ainda estou no começo, mexendo com a eletrônica. Como fazer isso ser possível?

 

Grato,

José Octavio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, José Octavio disse:

- Ao abrir a porta acenderia essas luzes 

Para isso procure o fio original da luz de cortesia, aquela que fica no teto ou próximo ao retrovisor central.

1 hora atrás, José Octavio disse:

- Se for de dia elas acenderiam mais forte

- Se fosse a noite acenderiam mais fracas.

A solução mais simples seria um circuito com sensor LDR, o pior problema é o locar onde o sensor deve ficar (suponho que perto do vidro, mas sem ficar gambiarra). Apenas para referência é o tipo de sensor da luz do poste, existe como fazer ele alterar a luminosidade de uma lâmpada ou led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo de eletrônica, o fio que acenderá essas luzes quando abrir a porta está ligado no interruptor que fica na coluna do carro (é um interruptor NF ou normalmente fechado), por isso que quando abre a porta a luz acende.

Obs: Seria mais uma opção caso tenha mais dificuldade de ligar em cima, onde fica a luz de cortezia, pode ser que tenha que deslocar parte da forração.

Interruptor da porta:

 

hqdefault.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora, desculpe, mas estou ainda com dúvidas, de antemão obrigado, ia depois falar sobre com você, mas parece que ficou chateda? O que eu coloquei seria uma pergunta, se essas fitas de Led implicaria algo.

adicionado 11 minutos depois

@misterjohn ainda teria que ver o melhor local.

adicionado 16 minutos depois

@Isadora Ferraz não fica chateada, se errei desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso aí... Palavras mágicas abrem portas. Não sei se sei o porquê mas desculpo sim , claro kk

 

4 fitas leds é baixo consumo. Implica em um tip29 ou tip31 (talvez... talvez um bd135) no lugar do bc pra ter um bom resultado. Um dissipadorzinho lhe cai bem.

De quebra vais aprender o fundamento de um transistor: uma pequena corrente na base controla uma bem maior no coletor

você pode fazer um mais sofisticado com ampop e tudo o + mas aí foge dos [meus] princípios minimalistas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz , antes de Tudo, para você não brigar novamente comigo, rsrs, obrigado novamente. Se foge ao seus, imagina para mim que pouco sei, somente minha grande paixão e a vontade de aprender um pouco. Suas explicações são interessantes, mas tem palavras que são grego ainda para mim. vou fazer um desenho feio, mas um desenho para ver se e isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kk de boa amigo.

29 minutos atrás, José Octavio disse:

grande paixão e a vontade de aprender

aí sim hein... Esta é a semente. Pra que germine, há de ser fertilizada com...  imaginação fértil. E não como eu... com mrd na cabeça kk

Va por partes: aprenda que um ldr varia sua resistência com a luz, portanto varia a corrente que passa por ele e o transistor varia a corrente do emissor (melhor colocar o led no emissor) de acordo com a corrente aplicada na base, junte os 2, misture, bata bem, deixe descansar, ponha no forno aquecido com seus hormônios, e sirva-se a vontade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teoricamente tem tudo pra funcionar sim amigo@José Octavio . Tipo .... O sistema deve se comportar como um computador analógico. O LDR (algo como Resistor Dependente da Luz) vai analisar a quantidade de luz que incide nele e mandar o transistor (algo como resisTOR de TRANSferência) transferir uma quantidade de energia (corrente elétrica) pro led, inversamente proporcional à luz. Mais luz, menor corrente e vice versa. Teoricamente. Descobrir isso na prática realmente deve ser...

11 horas atrás, José Octavio disse:

agradável.

Dica: não ligue na bateria ainda. Até dar 100% certo, use uma fontinha 9...12V

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

boa noite amigos, testei o circuito, mas não funcionou como desejava. A intenção era quando ficasse totalmente escuro, os leds ficassem em uma intensidade mais fraca, e se tiver bem claro a intensidade aumentasse, mas não apagasse, isso não esta acontecendo. Algum circuito ia conseguir fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, José Octavio disse:

não funcionou como desejava

Amigo, se puder diga como ele se comportou e publique o extato circuito que montaste com fotos, videos, como testaste e tudo o+. Com esta informação pode-se há maior chance de te conduzir ao sucesso. Sem ela... esquece...

P.ex. pode tentar colocar o led no emissor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Fiz esse esquema. Fiz o video, mas nao aceita.

Tem uma fita de led branca

Um LDR

Um TIP41

Um BC548

Um Trimpot 100K

Um Resistor de 100ohms

Um Resistor de 390Kohms

So que queria que pela manha na claridade ele tivesse luz forte, e a noite na ausencia de luz a fita ficasse com uma luz mais amena. So que ao ficar escuro ela apaga.

Como posso fazer Isso?

 

20180221_203143.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!