Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Osciladores PIC e CIs


Carlos Zanon
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Eu tenho uma duvidazinha bem rápida quanto a osciladores em geral. No datasheet do PIC12F629 (http://ww1.microchip.com/downloads/en/devicedoc/41190c.pdf) diz que a frequência máxima de operação é 20MHz, conforme a figura abaixo:

 

image.png.295ca66815bd0d126132281b569eba78.png

 

Todo o datasheet dele em outras tabelas mostram os valores de osciladores sempre 20, 10, 5 e 4 MHz, tem os KHz, mas eu to mais ligado nesses de MHz.

image.png.c2d7746f0f640be86ab161e3d25caf22.png

 

Pergunta ***** e que eu nem deveria estar perguntando mas... Eu posso usar um cristal de, por exemplo, 16 MHz? Sei que ele vai operar com velocidade diferente e não vou aproveitar 100% da capacidade do MCU, mas desde que esteja dentro dos limites eu posso trabalhar com o oscilador do valor desejado, certo? Seja neste ou qualquer outro CI desde especificado no datasheet...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pode usar a frequência que quiser desde que não ultrapasse o limite. 

Eu por exemplo já usei bastante esse pic, não uso cristal. Mas deixo o osc interno em 4mhz. 

adicionado 2 minutos depois

Colocar cristal nesse pic é besteira, vai gastar duas saídas a toa. Já que só tem seis. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era uma duvida geral mesmo... é que tenho alguns desses pic, attiny85 e uns atmega328-pu também... dai ficava minha dúvida em relação a osciladores neles :P

 

Eu uso sem o cristal também, mas peguei de exemplo

adicionado 5 minutos depois

Tenho alguns mt8870 da bina que estava montando tempinho atrás e precisava de uma interface de comunicação usb com micro e etc...

Dai eles usam cristais osciladores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!