Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aê pessoal, beleza?

É o seguinte, gostaria de montar eu mesmo um pisca pisca de leds para colocar em árvore de natal. Minha ideia inicial é usar um 555 mas precisava alimentar pelo menos uns 20 leds e o circuito deve ser compacto e a fonte deve ter grande durabilidade, já que vai ficar ligado muitas horas durante vários dias.

Exatamente por isso pensei em fonte ao invés de pilhas mas que tipo de fonte usar? O 555 trabalha com no máximo 18 V e para alimentar tantos leds a essa tensão eles teriam de ser em paralelo, certo? 

Pensei em usar uma fonte capacitiva que vi em um blog na net e colocar na saída do 555 leds em série paralelo, sendo 4 grupos em paralelo de 5 leds em série. Sendo que quando metade deles acendesse a outra metade apagava.

Minhas dúvidas são:

1-A fonte que eu vi na net aguenta esse circuito? A que eu pretendo usar é a terceira dessa postagem desse blog, minha ideia é colocar um zener 12v.

http://eletronicafacill.blogspot.com.br/

2-Haveria uma maneira mais prática de fazer isso? Pois com tantos grupos de leds em série-paralelo vai dar um trabalho danado a quantidade de fios que vou ter que manipular na saida do pisca-pisca... Aceito sugestões..

Desde já obrigado.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Yamoshi disse:

18 V e para alimentar tantos leds a essa tensão eles teriam de ser em paralelo, certo?

não necessariamente. Em série é melhor. Se cada led=1.5V pode ligar 10 em série. 3V de "lambuja" pro resitor em série com eles.

1-A fonte que eu vi na net aguenta esse circuito? A que eu pretendo usar é a terceira dessa postagem desse blog, minha ideia é colocar um zener 12v.

Por gentileza não faça nenhuma das fontes do blog. (pra quem tiver preguiça de clicar...)

f3.PNG

2-Haveria uma maneira mais prática de fazer isso? Pois com tantos grupos de leds em série-paralelo vai dar um trabalho danado a quantidade de fios que vou ter que manipular na saida do pisca-pisca... Aceito sugestões..

Considere um simples e seguro carregador de celular duns 1.5A. É 5V.. refaça as contas. Dica se led=3V pode ligar em paralelo com 2V pro resistor

Postado

Fica algo muito complexo de fazer e não chega nem aos pés dos pisca piscas chineses que vendem por aí. 

Eu sei que tem a adrenalina em fazer algo, o aprendizado e ver o que você fez no final. 

A única vez que eu fiz algo de enfeite para o Natal foi um sequencial, fiz um círculo de fio de cobre e soldei 40 lâmpadas (sim, lâmpadas os leds eram caros) de uma instalação chinesa já estragada. O circuito era um 555, um 4017 e 8 transistores como driver. Uma fonte de 9V dava conta do recado. 

O resultado era uma estrela girando em cima da árvore. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

A única vez que eu fiz algo de enfeite para o Natal foi um sequencial

tmj. Passado sempre presente. Certa feita fiz um com lâmpadas e relés. Tudo de sucata. Gravei uma eeprom com ajuda dum cp500(!) com os padrões que queria e um cd4040 gerava os endereços. Coloquei numa igreja. Pra época foi surreal. Uma (01) pessoa ao ver me comentou "você deve ter tido um mó trabalho pra fazer isso".  Foi o máximo de 'pagamento' que consegui kk

Passado sempre presente...

• Haha 1
Postado
24 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Gravei uma eeprom com ajuda dum cp500

Tmj [2] 

Há uns 20 anos meu pai apareceu com um troço desses aqui em casa, na época eu não entendia nada disso (e meu pai muito menos) então acabamos desmanchando o velho computador. A sucata dele foi mais útil. 

• Haha 1
Postado

Decididamente não vale a pena fazer isso. Os piscas chineses são baratos e dão um banho em qualquer montagem caseira. Entretanto, se pelo gosto de fazer em casa, considere usar uma fonte de 12V ou no máximo 24V. Não dão choque, não irá machucar as crianças da sua família e tu ficará livre da cara feia de uma mãe revoltada pelo choque do filho.

• Haha 1
Postado

Obrigado pelos toques @Isadora Ferraz, @Mestre88 e @Sérgio Lembo. Acho que vou desistir mesmo de fazer... me pareceu, a princípio, ser algo simples de se calcular e que sairia bem mais barato do que os encontrados no mercado mas, sem dúvida nenhuma, a emoção de se fazer o "bichinho" funcionar tendo pensado, calculado e trabalhado desde o início é o que mais me motivava e, aliás, é o que me faz gostar de eletrônica. 

Pensarei em outra gambiarra mais viável para me divertir enquanto monto. Novamente, obrigado a todos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!