Ir ao conteúdo

Potenciômetro queimando no ajuste

Ir à solução Resolvido por PseudoProgramador,

Posts recomendados

Postado

Não consigo identificar o erro no circuito. Já troquei o LM317T e coloquei exatamente como está no datasheet  do LM. Já foram uns 3 potenciômetro, tem como me ajudar? Segue a foto do diagrama e o circuito montado. 

Obs: perdoem a má soldagem é que com as queimas e ai mais a raiva acabei meio que zoando a solda. 5a2f06c406284_Semttulo.png.8be10a976d11f046c8b8c5df06183f2d.png

20171211_201906.thumb.jpg.91041daf50ba111a14e22e4107c5a81f.jpg20171211_201931.thumb.jpg.75767ba7407c08007289995c40157bed.jpg

Postado

r3 e c1 estão bons ?

o seu falante ... esta ok ?

adicionado 3 minutos depois

veja se a tensão de entrada no lm esta acima do normal ,teste a tensão com o lm fora ...

• Membro VIP
Postado

nao consigo ver o valor de R3 nem do pot. Se for muito baixo e o pot alto,  o pot pode queimar mesmo. Dica:coloque um R em série com pot e aumente um o R3.

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, mateus7 disse:

r3 e c1 estão bons ?

o seu falante ... esta ok ?

adicionado 3 minutos depois

veja se a tensão de entrada no lm esta acima do normal ,teste a tensão com o lm fora ...

O valor da entrada do lm é 16.56v. C1 e r3 funcionando.

adicionado 2 minutos depois
16 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

nao consigo ver o valor de R3 nem do pot. Se for muito baixo e o pot alto,  o pot pode queimar mesmo. Dica:coloque um R em série com pot e aumente um o R3.

Potenciômetro de 5kΩ e r3 470 Ω

• Membro VIP
Postado

Diria que seu CI está queimado, invertido ou é fake...

Não tem erro no esquemático e eu mesmo já montei dezenas desse esquemático dai sem o menor problema..  Você está cometendo algum deslize por ai. Se as fotos fossem mais detalhadas até daria para sugerir o possível problema..

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, faller disse:

Não tem erro no esquemático e eu mesmo já montei dezenas desse esquemático dai sem o menor problema..  Você está cometendo algum deslize por ai. Se as fotos fossem mais detalhadas até daria para sugerir o possível problema..

irei enviar fotos mais nítidas 

Postado
2 horas atrás, faller disse:

20171211_212731.jpg

Muito provavelmente o CI está invertido, mas já olhei datasheet e parece estar certo. 

Postado

Eu não estou conseguindo entender essa placa, parece que 1 e 3 estão ligados juntos e o potenciômetro no pino 2. 

Se for isso tá tudo errado, vai queimar mesmo. 

E LM317 falsificado queima potenciômetro mesmo, eu já caí nessa. 

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, faller disse:

o pino de ajuste do LM deveria ser o central, o que está errado

Porventura existe a possibilidade que, apesar do erro de layout, o autor ter soldado os fios corretamente?

16 horas atrás, Anonimo3366 disse:

coloquei exatamente como está no datasheet  do LM

Convém dar-lhe o benefício da dúvida...

Ou será que desta vez um cóqui vai ser bem dado? É o que sempre quis!!!

• Solução
Postado
Em 12/12/2017 às 12:39, Isadora Ferraz disse:

Porventura existe a possibilidade que, apesar do erro de layout, o autor ter soldado os fios corretamente?

Convém dar-lhe o benefício da dúvida...

Ou será que desta vez um cóqui vai ser bem dado? É o que sempre quis!!!

Foi resolvido. Parece que o autor do layout errou na hora corroer. Não tinha me atentado para isso. 

obrigado pessoal.

• Curtir 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!