Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, amigos !

Estou procurando um esquema eletrônico de um conversor de pulsos/sinais para conseguir instalar um conta giros em um carro de bobina dupla.

Vejo esses conversores à venda, porém gostaria de fazer um, acredito que possa usar algum transistor, diodo ou mosfet.

Não encontrei em lugar algum a maneira de como fazer essa peça para que o conta giros faça a leitura dos dois "meio sinais" que saem da bobina.

Se puderem ajudar, ficarei grato.

• Membro VIP
Postado

O último carro que lembro que tinha mais de uma bobina era o vermaguet ...

A cada pulso em uma bobina é uma contagem, é isso? Neste caso a princípio "bastam" 2 diodos. Algo como

Porta-OR(OU)-com-Diodo.png

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz muitos carros nos dias de hoje usam bobina dupla, a diferença é que elas vem no mesmo encapulsamemto. 

Outros usam 3 ou 4 sendo uma para cada cilindro. 

O objetivo Disso é eliminar o distribuidor mecânico, já que tudo é eletrônico fica muito mais fácil acionar as bobinas uma de cada vez com transistores. 

adicionado 4 minutos depois

Quanto ao dispositivo do amigo @L.C.S eu fiquei sem entender uma coisa: se a cada vez que uma bobina é acionada o motor da meia volta, porque precisa somar o sinal das duas? 

• Curtir 1
Postado

Amigo @Mestre88 exatamente como você colocou, a cada meia volta 1 sinal, com isso o conta-giros chega apenas à metade. Ex: ao invés de chegar à 10000RPM ele marca 5000RPM no conta giros. Não sei se estou certo, mas entendi que a melhor maneira era conseguir juntar estes 2 "meio pulsos" em um pulso inteiro para que o conta giros realize a leitura de maneira correta.

• 4 semanas depois...
Postado

Colocarei um dos lados da bobina em um lado do diodo, o outro lado da bobina em um lado do outro diodo e juntarei os dois cabos das saídas destes 2 diodos, formando apenas 1 cabo para ligar no conta-giros ?

Qual diodo seria mais aconselhável usar ?

Caso não funcione, apenas devo inverter os lados dos diodos para realizar novamente o teste ?

*Alguns conversores que encontrei na internet possuem apenas 3 fios (2 fios para bobina e um para a saída do conta-giros), como ficaria o exemplo da @Isadora Ferraz porém, outros são com 5 fios, estes três e mais 2 para alimentação (+ e -).

Teria outra lógica para chegar neste funcionamento ?

Obrigado !

• Membro VIP
Postado

É tipo isso sim amigo. Por favor que este "lado da bobina" não seja o de alta tensão ok?

1n4007 pode dar certo

14 horas atrás, L.C.S disse:

3 fios (2 fios para bobina e um para a saída do conta-giros)

Algo como cada um dos 2 fios são no anodo do diodo e a saída seria os catodos comuns.

14 horas atrás, L.C.S disse:

Caso não funcione, apenas devo inverter os lados dos diodos para realizar novamente o teste ?

sim mas neste caso o resistor vai pro 12V

De novo.. nada de a.t. ... Acima de 12V já começo a tomar choque.

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

É tipo isso sim amigo. Por favor que este "lado da bobina" não seja o de alta tensão ok?

1n4007 pode dar certo

Algo como cada um dos 2 fios são no anodo do diodo e a saída seria os catodos comuns.

sim mas neste caso o resistor vai pro 12V

De novo.. nada de a.t. ... Acima de 12V já começo a tomar choque.

O que seria o "Y" no diagrama ?

Entendo que os dois cabos da bobina seriam o "A" e "B", colocaria dois diodos 1n4007 na sequencia de cada um destes cabos, nas saídas dos diodos colocara um resistor, qual resistor devo colocar ?

Entendo que o numero "2" do diagrama seria a entrada do conta-giros.

Correto ?

Encontrei este esquema, porém nele não vai resistor.

Obrigado !

Contagiros.jpg

• Membro VIP
Postado

Coincidentemente neguinho já inventou isso então. Ou acho que me copiaram e voltaram no tempo com o capacitor de fluxo do desenho! Af... fraquinnha...

Coincidentemente

Contagiros.jpgo Y seria o ponto "Y" horizontal da sua imagem. Sua entrada do contagiros

2 (do outro post lá em cima!) = terra ou chassi ou gnd ou massa ou negativo da bat .. tantos nomes...

Provavelmente seu contagiro já tem resistor interno.

É.. parece que não é a.t. mesmo...

Postado
Em 13/12/2017 às 09:00, Isadora Ferraz disse:

O último carro que lembro que tinha mais de uma bobina era o vermaguet ...

Caramba .... eu era uma criancinha de colo e você já tava vendo isso num Vemaguet ???????

E eu pensei que tava ficando velho.... :lol:

Paulo

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

Existe algum componente elétrico que dobre estes pulsos da bobina ?

Pensei em fazer a ligação em apenas 1 cabo da bobina e usar algum componente que dobre o valor deste pulso, jogando no conta-giros.

Postado

Fiz o teste com os diodos 1n4007, tentei com os dois lados (catodo e anodo) e o conta-giros não fez a leitura dos sinais. Ficou parado.

Achei esse modelo também, porém não sei se faz algum sentido. Alguém pode me explicar ?

Obrigado !

Diagrama.PNG

• 2 meses depois...
Postado
Em 11/01/2018 às 09:53, L.C.S disse:

Fiz o teste com os diodos 1n4007, tentei com os dois lados (catodo e anodo) e o conta-giros não fez a leitura dos sinais. Ficou parado.

Achei esse modelo também, porém não sei se faz algum sentido. Alguém pode me explicar ?

Obrigado !

Diagrama.PNG

fiz esse esquema e tava usando um conta giro monster 1,3,4,6 cilindros e meu uno e bobina dupla funcionou muito bem mais depois de 2 anos tive um problema no conversor e a bobina começo a falha ai so desativei o conversor e o carro voltou a funcionar tudo certo mais vou ter que troca o conversor

• Membro VIP
Postado

@L.C.S sim faz sentido. Só não sei porque não usaram 100K e 150nF. Pode usar.

@Diogo SD que chato isso hein? Um probleminha sempre dá mesmo. Mas ele é bem simples. Se quiser/puder/conseguir, verifique e troque peças

• 1 ano depois...
Postado
Em 14/03/2018 às 08:52, Isadora Ferraz disse:

@L.C.S sim faz sentido. Só não sei porque não usaram 100K e 150nF. Pode usar.

@Diogo SD que chato isso hein? Um probleminha sempre dá mesmo. Mas ele é bem simples. Se quiser/puder/conseguir, verifique e troque peça

Gostaria de saber se esse esquema Eletrico daria certo usando resistor 100k e capacitor 150 NF em uno duas bobinas

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Luís Fernando Corona disse:

esse esquema Eletrico daria certo usando resistor 100k e capacitor 150 NF

Em 14/03/2018 às 08:52, Isadora Ferraz disse:

não sei porque não usaram 100K e 150nF

Na década passada dava certo. Nesta também deve dar ...😁

• Haha 2
  • 5 meses depois...
Postado
Em 02/01/2020 às 06:40, Isadora Ferraz disse:

Na década passada dava certo. Nesta também deve dar ...😁

Fiz o  conversor de pulsos mas usei resistor de 81k e deu certo mas não sei  se vai durar muito tempo pois não sei se foi correto pois só achei esse resistor 

Postado
20 minutos atrás, Luís Fernando Corona disse:

Fiz o  conversor de pulsos mas usei resistor de 81k e deu certo mas não sei  se vai durar muito tempo pois não sei se foi correto pois só achei esse resistor 

Qualquer resistor acima de 47k e abaixo de 100k funciona. 

O mesmo vale para o capacitor, qualquer valor entre 100 e 220nF também dá certo. 

• Curtir 1
  • 4 anos depois...
Postado

Estou com problema do meu conta-giros também, tentei colocar dois diodos e não resolveu, queria saber se alguém do tópico conseguiu a solução, ou se alguém tiver uma luz, eu agradeço, pois já estou quebrando a cabeça com isso à meses…

• Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, Malbeck. disse:

com problema do meu conta-giros

False SEU e EXATO problema. É que tem pessoas (tipo esta que vos escreve) que tem preguiça de reler o tópico neandertal todo. Fale com esquemas, desenhos, fotos e etc. E o que já fez, o que sabe, o que é você e afins

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...