Ir ao conteúdo

Rádio philco transglobe b-470

Ir à solução Resolvido por PY2255SWL,

Posts recomendados

Postado

Ola amigos .

Eu ganhei um radio antigo o Philco Transglobe B470 ma sem funcionar ,gostaria de saber os transistores dele 

para trocar ,e quais os equivalentes .  Quero trocar todos .

Agradeço qualquer ajuda.

• Coordenador
Postado

Um conselho! Troque somente o que estiver danificado!

Trocando tudo você vai tirar a originalidade dele!

O defeito pode ser somente um fio solto!....

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Muito vago...

Pesquise e publique o esquema. Faça algum diagnóstico, publique algum comentário sobre o [não] funcionamento do produto, publique fotos, etc. Com estas informações pode-se te dar alguma ajuda mais efetiva.

• Curtir 1
Postado

São estes Transístores,eles não tem identificação ,alguem sabe ou ja consertou estes rádios .

O sintoma dele não sintoniza estações e não baixa o volume somente um ronco ruido quando

energiza . E parece que a fonte dele é Simetrica ou não?

img040.jpg

adicionado 5 minutos depois

@T1000_2015 Ja esta aberto amigo, Só tem código da Philco e não codigo comercial é por isso que

estou questionando o pessoal técnico ,pois de repente alguem ja consertou um rádio deste e sabe o

código comercial. entendeu.

adicionado 6 minutos depois
13 horas atrás, T1000_2015 disse:

Só abrir ele q você ve os transistores.

Se quer equivalente, tem q pesquisar os datasheets na loja onde for comprar.

Ja esta aberto amigo, Só tem código da Philco e não codigo comercial é por isso que

estou questionando o pessoal técnico ,pois de repente alguem ja consertou um rádio deste e sabe o código comercial. entendeu..

• Coordenador
Postado

Provavelmente esse ronco é proveniente de falta de "filtragem" dos capacitores da fonte, a fonte dele é simétrica...

Comece trocando primeiro os capacitores da fonte, só se o problema persistir, parta para testes dos transistores da etapa amplificadora, e só depois os das FI...

Postado

Amigo estou usando pilhas e a fonte logo esta filtrada.   O meu problema e descobrir os transistores pois eu ja descobri transitores em curto base emissor mas eu nao sei qual o dódigo para procurar equivalentes tudo que sei é que são PNP

entendeu .  Caso alguem ja tenho consertado este tipo de radio sabe que transistores são.  Agradeço qualquer ajuda.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, QSL do Brasil disse:

ja descobri transitores em curto base emissor

Amigo se estiver falando de T9 e T10 entre, B e E vai dar uma resistência bem baixa de 33R (R36 e 37) o que pode ser confundida com curto.

Remeça todos, fale qual acha que tá com problema

Sobre T9 T10 penso que um BD134,136,138 pode dar conta. Ou até mesmo BC638,640 ou 327,328

Pelas ddp entre B e E me parecem ser de germânio mas penso que pelo menos T7 e T8 podem ser substituídos por bc556,557,558 mesmo

Comece dando uma limpada cuidadosa e limpa contatos nas chaves

• Curtir 2
Postado

Legal ,gostei da ideia.  Eu sempre tiro as medidas de componentes deixando apenas um terminal soldado todos eu deixo livre do circuito para não pegar medidas erradas então logo medi os transistores com seus terminais soltos. Ele são de Germanio sim são originais de 1960 aproximadamente .  Capacitores eletrolitico eu ja troquei todos ,te pergunto temho uma fonte simétrica é possivel eu usar elas neste rádio?

Postado

A Fonte precisa ter os três terminais, positivo, negativo e comum. Se tiver só dois não dá certo.

Eu não entendi o desenho, ficou confuso. O terminal -4,5V está no positivo da pilha.

• Solução
Postado

É que peguei dua fontes distinta cada uma 5V e coloquei um diodo para ter uma queda mas nem precisou ,em um equipamento barrudo antigo 1V a mais ou menos não influi nada heheh.

adicionado 8 minutos depois
10 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo se estiver falando de T9 e T10 entre, B e E vai dar uma resistência bem baixa de 33R (R36 e 37) o que pode ser confundida com curto.

Remeça todos, fale qual acha que tá com problema

Sobre T9 T10 penso que um BD134,136,138 pode dar conta. Ou até mesmo BC638,640 ou 327,328

Pelas ddp entre B e E me parecem ser de germânio mas penso que pelo menos T7 e T8 podem ser substituídos por bc556,557,558 mesmo

Comece dando uma limpada cuidadosa e limpa contatos nas chaves

Caramba voce acertou certnho ,gostei . Eu troquei por o Tr BD 136 ele é PNP acabei trocando os dois Tr 9 e 19 ,por ser par casado conforme esta no manual de peças sobressalente do rádio. Só foi ligar e o ''bicho '' cantou .     Bom provavelmente só o Tr 09 estava em curto Emissor Base ,como tinha dois aqui guardado troquei . Veja a foto !

Olha tudo de bom valeu agradeço por mais esta ajuda .

Feliz Natal e um ótimo Ano Novo .     

Abraços...

@Isadora Ferraz  

PHILCO TRANSGLOB 470 (3).jpg

• Coordenador
Postado

Não sei se você encontrará os transistores originais de germânio, eles são: AC126 e  AC128 (PNP) para a etapa amplificadora, e AF121 (PNP) para as etapas de FI e oscilador local.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...