Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i7 4790K alcançando 100ºC com Corsair H80i


Posts recomendados

Fala Galera,

 

Preciso de uma ajuda!

 

Bom comprei um processador i7 4790k usado, não dei  OC, entrei com ele normal, as configurações do Windows estavam para desempenho.

Fui jogar CS GO e a temperatura chegava a 100ºC, tomei um susto do caraleo e troquei a pastar térmica mas não adiantou.

Fui no OLX e comprei um WaterCooler H80i tendo certeza que isso sanaria meus problemas (é um dos melhores watercooler tem 2 ventoinhas e é BEM grande) tão grande que eu tive q deixar meu gabinete aberto.

Fui jogar cs e de novo chegou as 100ºC.

 

Temp Sem o watercooler

 

Sem nada na área de trabalho: entre 65ºC e 70ºC

Jogando CS: 78ºC a 100ºC

 

Com WaterCooler

 

Sem nada na área de trabalho: entre 41ºC e 55ºC

Jogando CS: 75ºC a 100ºC

 

Capturar.PNG.22721805d2855ae8d428e6f46aeefb70.PNG

Eu moro no RJ e está bem quente mas 100ºC é demais, alguém sabe o que pode ser?

 

Obs 1:

Não acredito que seja um problema no sensor/termometro porque o jogo está travando muito.

Obs 2: Medi com Speccy e HWmonitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mesmo resultado em ambos os programas.

 

Assim segui um vídeo de instrução da Chipart de como montar, acredito que eu tenho montado certo, mas vou rever o vídeo e buscar algum possível erro. 

Sobre poeira não, existe poeira na CPU mas nada exagerado, o Radiador do h80i com as ventoinhas  estão em uma posição ruim, porém pelo o que eu li, o que mais esfria a cpu é a parte em contato com o processador.

 

Sobre a bomba não configurei nada, vou dar uma olhada, você saberia aonde configuro isso?

 

Joguei agora CS sem as configurações no jogo com foco em desempenho, para ver se desafogava porém de nada adiantou.

Notei que um tal de TMPIN6 chegou a 126ºC seria esse um recorde mundial? hahaha

temp.PNG.a659691e815d1263d1528b27857fdfa0.PNG

Estou brincando mas estou nervoso, mesmo sendo usado fiz um investimento pesado, paguei 1.000 reais no processador e 250 no WC, fora a fonte e Mobo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcosnogram tire a opção "Desempenho" e volte para equilibrado. O clock da CPU se ajusta naturalmente à carga do processador. Não precisa dessa opção. Ela só atrapalha. Se quiser ganhar desempenho, faça overclock manual, com ajuste de core voltage e LLC. Muito provavelmente o vcore está alto, ele está superaquecendo em repouso, etc.

 

Veja como fica em Equilibrado, mas recomendo deixar sempre em equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, @marcosnogram

 

Nos diga seu setup inteiro. (Memória, Fonte, Mobo, etc.)

 

Se a instalação está correta, provavelmente sua cpu tenha vindo com defeito, ou até mesmo o WC. 

Evidência disso é o H80i com as ventoinhas em 2300+ rpm e a temp passar dos 100ºC. Mesmo com essa tensão de 1.211v, o 4790K + WC não ficaria tão quente.

 

Use pelo menos uma pasta térmica como a MX-4 para o 4790K e confirme que está aplicada corretamente. 

Como aplicar a cola

 

Aqui estão temps do meu 4790K: (3.8GHz at 0.950v sem contar o Vdrop.)

Temps.png.b02c034fdfc511b946d0852ad88291ea.png

Minha cpu veio com 1.212v. (4.4GHz) e com o aquele pedaço de aluminio inútil que a Intel nos da, ele chegava a 105ºC.

Com o Hyper 212X+MX-4, ele foi para 35ºC~45ºC Idle, 65º~68º Full load. Amb temp 22º.

 

Muitos PS:

PS. As configs dos Corsair vem com rpm alta de fabrica, você mesmo tem que diminui-las.

PS². Os 4790K vieram de fabrica com tensão 1.190v, as vezes passando dos 1.2v por algum motivo (...) Pode ter sido por algumas mobos colocarem 4.4GHz(Turbo) em todos os cores. ASUS, I'M LOOKING WATCHA DOING.

PS³. Esse TMPIN6 deve ser erro de sensor onde o número que seria a temp fica flutuando (110º~999º) Se quiser ter certeza, passe a mão perto da mobo e veja se algum lugar está quente demais. 120º te daria queimadura de 2ºgrau.

PS4. Caro demais.

 

Edit: Verifique também o backplate do WC.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda, no momento estou no trabalho mas tentarei seguir todos seus conselhos.

Mobo Asus H81 (acredito que é h81c)

Memória 4 gb  HyperX 1600 mhz, até ontem eram 2 pentes de 4 gb, porém um postou de funcionar após instalar o wc.

Fonte Corsair GS800

Gtx 750 ti 2 gb

 

Li no próprio site da Intel recomendação para reverter superaquecimento desse modelo de processador, basicamente pedia para atualizar a bio e instalar um programa deles que permitia verificar e alterar a tensão de alguns componentes e pedia para reduzir alguns itens. Vou fazer isso hoje.

spbr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcosnogram você precisa retornar a opção "Alto Desempenho" para equilibrado antes de tudo. Em última instância ele também pode estar com folga no backplate (acontece em alguns modelos de water coolers da Corsair). Isso evita que a CPU tenha contato com o dissipador do water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Ontem eu alterei para equilibrado porém nada mudou. Backplate será o ferro do WC que bota de trás da mobo ?

Se sim, quando eu montei o parafuso do backplate (Anexo 1) apertava mas eu sentia que dava para mover ele um pouco para baixo/cima. Porém depois eu decidi abrir de novo (o quadrado da corsair que fica em contato direto com processador) para renovar a pasta térmica (achei que tinha botado mais que deveria na primeira aplicação), ao tirar o quadrado do WC de cobre que fica em contato com o processador vi que tinha pasta térmica nele, então me pareceu que estava tendo contato entre ambos.

 

Um detalhe que não sei se notaram, o WC de fato diminui a temperatura do meu pc quando eu não estou jogando. (Baixou uns 20ºC), porém quando começo a jogar já era chega a 100ºc depois de uns 5 a 15 minutos de jogo.

 

Anexo 1

S_711111-MLB20479213076_112015-O.jpg

 

Obrigado pela ajuda galera, assim que chegar em casa tentarei tudo que falaram, irei começar pelo link da intel que eu achei em um fórum gringo porque é mais simples, só envolve bios.

https://communities.intel.com/docs/DOC-23517

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcosnogram qual é o modelo exato de water cooler? Por exemplo, CW-9060008-WW. Veja no site da Corsair.

 

Sim, o backplate é o ferro que vai atrás da mobo. Se você falou "ferro", deve ser aquela peça meio em "X" de metal, o que indica um modelo de bloco da CoolIT, que é exatamente o modelo que costuma ter folga no backplate.

 

Mas confere aí o código do produto só para eu ter certeza.

 

adicionado 2 minutos depois
25 minutos atrás, marcosnogram disse:

Um detalhe que não sei se notaram, o WC de fato diminui a temperatura do meu pc quando eu não estou jogando. (Baixou uns 20ºC), porém quando começo a jogar já era chega a 100ºc depois de uns 5 a 15 minutos de jogo.

 

 

Isso é porque a CPU voltou a escalonar o clock de acordo com a carga. Antes ela estava rodando em full throttle em repouso (ruim para a refrigeração). Seria mais ou menos ter um carro em ponto morto mas com o acelerador a 100%. Isso acontece no overclock, mas quando o overclock é feito direito, a tensão e outros parâmetros são ajustados para que ele não force a temperatura, tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcosnogram então, a bomba está legal. Mas esse modelo tem problema de folga no backplate mesmo.

 

Dá uma olhada neste vídeo como fazer uma gambiarra. Mas a arruela de borracha dele é muito alta. Tem que ser mais baixa senão força demais. Tem um usuário que improvisou umas buxas de papelão, mas é recomendado você colocar alguma coisa de borracha. Pode comprar aquelas folhas moles de PVC e cortar umas arruelas. Faça primeiro com uma fina. Veja se as temperaturas melhoram. Aí você vê se dá para aumentar a buxa.

 

 

A bomba pode estar entupida, mas a temperatura mostrada no Corsair Link está baixa. Então pode ser mal contato da CPU com o dissipador.

 

Mas faça essa gambiarra por risco próprio. Pesquise outros vídeos para aprender legal. Eu fiz e deu uma diferença grande.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa valeu pela dica, tentarei amanhã e postarei os resultados.

 

Mas sendo sincero antes eu estava com a Fan que vem com processador e estava pior, não acho que o WC seja o causador disso. Eu já tentei de tudo, atualizei a bios, segui os procedimentos que recomendam no site da Intel, reduzir a tensão, cheguei a botar o processador rodando em 3,00 ghz e a temperatura se manteve nos 100 C, e chega nesse número em poucos segundos.

 

print2.thumb.PNG.0f874d008e0dc2d70a50fe1b9f87b665.PNGprint1.thumb.PNG.dde139bbdee9c2c5466109b8936c8a1f.PNG

Hoje vou tentar formatar o pc porque estou ficando sem opções e essa é a única ideia que me vem a cabeça.

 

Obs: Hoje o computador está dando congelada de tela e só volta se eu desligar na marra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima acho difícil, porque em repouso as temperaturas estão parecidas. Quando dá bolha no TIM costuma ficar um ou dois núcleos bem mais quentes.

 

Pode ser uma porção de coisas, até placa-mãe ou algum defeito no chip ou algum erro na instalação das coisas. Só quem conhece poderia olhar e eliminar todas as opções para fazer um RMA. Porque se ele fizer o delid e for problema do chip ele não vai mais poder trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, bom agora estou tentando fazer o procedimento que o contiusa comentou do blackplate mas não achei pvc e estou improvisando.

 

O que eu tentei ontem foi formatar e nada adiantou (já imaginava mas tentei)

Após isso desmontei tudo, tirei o processador e notei que o chipset parecia estar sujo e com pelo menos um pino torto. Limpei tudo utilizando um aspirador mas obviamente nao encostei no chipset. Tentei desentortar  o pino com uma agulha e lupa mas é bem difícil e preferi deixar assim.

Pergunta: esse pino torto pode ser a causa do meu problema?

 

Obs: Não sei como ficou assim, comprei processador e mobo usados e vieram juntos.

 

Montei todos os componentes fora do gabinete e liguei o pc sem cooler. Notei que a temperatura chegava entre 88 e 90 sem fazer nada. Somentei abri o xtu e não estressei o pc. Toquei com dedo no cpu, estava bem quente.

 

Agora vou tentar ajustar o Black plate.

Talvez amanhã leve em um amigo que tem uma nobo lga1150 para testar la.

 

 

 

P_20171222_150127.jpg

P_20171222_150118.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, infelizmente não sei mais o que fazer.

Levei em um técnico e ele me informou que acredita que tem um problema no processador, isso porque testamos em 2 placas mães diferentes uma com WaterCooler h60i e também a temperatura chegou a 100 C rápido.

Torcendo agora para o cara que eu comprei devolver a grana.

 

Novamente obrigado pela ajuda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Contiusa  Fala galera, descobri o problema.

 

Havia feito o que o contiusa recomendou no backplate mas não havia funcionado porque eu tentei com outro material e não fiz da forma certa. Porém o problema é o backplate, eu solucionei de outra forma um pouco diferente do vídeo mas seguindo o mesmo conceito.

 

Peguei uns 4 cartões que eu tinha de um papel mais grosso (cartão de visita) e um cartão plastico de hotel, juntei e botei no centro de backplate, fazendo com que os pinos ficassem mais longe da placa-mãe e a base do watercooler mais colada no processador. Uma boa forma de ver se esse pode ser o problema é botar uma gota de pasta termina no processador, botar o watercooler e depois abrir para ver se a pasta ficou bem espalhada, se ela espalhou bem mesmo, então está tendo um bom contato entre WC e processador. Antes havia contato, porém a pastar não ficava tão espalhada assim. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!