Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UltraWide ou 4K? Qual comprar?


Posts recomendados

Amigos, sejam MUITO SINCEROS. 

 

1) Monitor LG 29 Full HD IPS LED UltraWide 21:9 HDMI Preto - 29UM68-P

 

https://www.kabum.com.br/produto/78761/monitor-lg-29-full-hd-ips-led-ultrawide-21-9-hdmi-preto-29um68-p/?tag=ultrawide

 

Ou

 

2) Monitor 4K Samsung U28E590D

 

http://www.88milhas.com.br/monitor-4k-samsung-u28e590d-oferece-muitas-vantagens-de-jogar-em-alta-resolucao

 

Ou

 

3) Monitor Dell LED 29” WQHD - UltraSharp U2917W

 

https://www.magazineluiza.com.br/monitor-dell-led-29-wqhd-ultrasharp-u2917w/p/2175194/in/mlcd/?partner_id=4651&utm_source=google&utm_medium=pla&cmptype=pla&profileid=466&campaignid=8555&utm_campaign=PLA_IN&autype=pla&cmtype=pla&gclid=CjwKCAiA1O3RBRBHEiwAq5fD_EwUw4oJ2b0wyB-krEeI-DIDdvacZoqYkI5ORGXtQsBJ78SYWGm_WhoC1F8QAvD_BwE

 

Obs.: considerem que eu não faço questão de jogar acima de 60 fps. E o foco é JOGOS.

 

1) Essa proporção de tela 21:9 fica boa para jogos? Meu monitor atual full HD é 16:9 e tela TN. Tem 23 polegadas.

 

Por isso pensei que 21:9 e tela IPS talvez seria uma experiência EM JOGOS mais notável que comprar um monitor 4K TN com proporção de tela de 16:9. Ou não? Que acham? Alguém para partilhar uma experiência nesse sentido?

 

2) Das opções 1 e 2, qual vocês aconselham? Qual melhor experiência em jogos?

 

 

Obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF o ultrawide começou a se tornar referência para jogos. A área de visualização é bem mais ampla, fica show, mas depende do modelo, do tempo de resposta, se tem G-Sync ou Freesync (ajuda muito a fluidez), etc. 

 

Eu tenho um ultrawide (assinatura) e nunca mais volto para o 16:9 se eu puder manter monitores de 21:9 na minha mesa. Sério, não tem comparação. Eu vou no micro reserva, que é 16:9, e parece que estou com antolhos na cara. 

 

Mas acho que não serve para console (fica com barras pretas na lateral) e para jogos mais antigos, que não suportam 21:9. Mas se você joga alguns jogos que tem suporte para 21:9, vale a pena mesmo que em outros você jogue com as faixas pretas laterais, porque se fosse assim ninguém veria filmes ultrawide (World War Z / 2013) em monitores 16:9, porque fica com faixas em cima e embaixo.

 

Mas cada um vai preferir uma coisa. Se for um monitor 16:9 de 27", tem gente que gosta mais porque fica mais fácil de visualizar o inimigo que está longe (imagem maior). O ultrawide de 29" vai ter a mesma altura do seu, mesma proporção de imagem, só que com mais espaço lateral.

 

Aí depende do que você prefere. Imagem maior ou maior campo de visão (desconsiderando a qualidade de cada monitor). E o ultrawide IPS também costuma ter mais backlight bleed e IPS glow (pesquise). O meu não tem nenhum backlight bleed, mas tem um pouco de IPS glow no canto esquerdo (mas só notei na primeira semana). Os espaços brancos também são mais desnivelados, com tonalidades acinzentadas, mas para jogos e fimes, internet, não vai fazer diferença e você para de perceber isso depois de uns dias.

 

Mas pesquise. Painel IPS costuma ter um lag maior (os mais modernos não) e esses problemas de backlight bleed e IPS glow.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Contiusa disse:

@Diogo HF o ultrawide começou a se tornar referência para jogos. A área de visualização é bem mais ampla, fica show, mas depende do modelo, do tempo de resposta, se tem G-Sync ou Freesync (ajuda muito a fluidez), etc. 

 

Eu tenho um ultrawide (assinatura) e nunca mais volto para o 16:9 se eu puder manter monitores de 21:9 na minha mesa. Sério, não tem comparação. Eu vou no micro reserva, que é 16:9, e parece que estou com antolhos na cara. 

 

Mas acho que não serve para console (fica com barras pretas na lateral) e para jogos mais antigos, que não suportam 21:9. Mas se você joga alguns jogos que tem suporte para 21:9, vale a pena mesmo que em outros você jogue com as faixas pretas laterais, porque se fosse assim ninguém veria filmes ultrawide (World War Z / 2013) em monitores 16:9, porque fica com faixas em cima e embaixo.

 

Mas cada um vai preferir uma coisa. Se for um monitor 16:9 de 27", tem gente que gosta mais porque fica mais fácil de visualizar o inimigo que está longe (imagem maior). O ultrawide de 29" vai ter a mesma altura do seu, mesma proporção de imagem, só que com mais espaço lateral.

 

Aí depende do que você prefere. Imagem maior ou maior campo de visão (desconsiderando a qualidade de cada monitor). E o ultrawide IPS também costuma ter mais backlight bleed e IPS glow (pesquise). O meu não tem nenhum backlight bleed, mas tem um pouco de IPS glow no canto esquerdo (mas só notei na primeira semana). Os espaços brancos também são mais desnivelados, com tonalidades acinzentadas, mas para jogos e fimes, internet, não vai fazer diferença e você para de perceber isso depois de uns dias.

 

Mas pesquise. Painel IPS costuma ter um lag maior e esses problemas de backlight bleed e IPS glow.

 

você já jogou em monitor 4K? Esse da Samsung que postei, sabe da experiência dos outros algo nesse sentido?

 

Entre um Ultrawide em full HD e um 4K com proporção 16:9, você escolheria um Ultrawide? Mesmo sendo full HD?

 

 

Tela TN é melhor que IPS então? Visando jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Tu já calibrou seu monitor pela ferramenta do windows? com o meu 29um68-p ajustando as cores ficou muito mais bonito os jogos. Cores mais fieis e mais detalhes. Em padrão estava meio escuro.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Diogo HF disse:

Entre um Ultrawide em full HD e um 4K, você escolheria um Ultrawide? Mesmo sendo full HD?

Eu iria de 4k se tivesse um  SLI de 1080ti ou uma Titan V. ( e particularmente G-sync, uso Freesync e não consigo viver sem.).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2017 às 15:33, Flávio Santana Lima disse:

@Contiusa Tu já calibrou seu monitor pela ferramenta do windows? com o meu 29um68-p ajustando as cores ficou muito mais bonito os jogos. Cores mais fieis e mais detalhes. Em padrão estava meio escuro.

adicionado 1 minuto depois

Eu iria de 4k se tivesse um  SLI de 1080ti ou uma Titan V. ( e particularmente G-sync, uso Freesync e não consigo viver sem.).

 

 

 

Eu tenho receio de que 4K em tela pequena (28 polegadas) eu não vá notar muita diferença na qualidade da imagem, cores etc. Ou estou errado? Já Ultrawide, pelo que falam, dá uma sensação bem diferente de 16:9.

 

Eu tenho uma TV da Samsung 4K de 49 polegadas. Muito bonita a imagem, mas eu prefiro jogar em monitor menor...... jogos de tiro é um gênero que fica melhor em monitor..... ficar perto da tela etc. E tempo de resposta também conta.

 

Ultrawide ou 4K? Eis minha dúvida cruel!!!! Se eu comprar um monitor 4K de 28 polegadas e perceber que a diferença de pixels é pouca....... por causa do tamanho da tela....

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diogo HF disse:

Entre um Ultrawide em full HD e um 4K com proporção 16:9, você escolheria um Ultrawide? Mesmo sendo full HD?

 

Eu não volto para 16:9 nem a pau. 4K para mim é um pouco firula (nunca vi), porque eu estou satisfeito com o meu monitor em termos de imagem (IPS tem melhor qualidade de imagem e fidelidade de cores). Mas isso é subjetivo. O ideal é você ver o monitor 4K na casa de alguém. Monitor 4K você talvez encontre ligado em algumas lojas de shopping.

 

Sobre o tempo de resposta, depende do monitor. Um Dell Alienware AW3418DW é IPS mas tem um dos menores tempos de resposta (considerado o melhor monitor gaming da atualidade, mas não sei se eles desconsideram os jogadores profissionais, que usam monitores acima de 144hz). LG não é famosa pelos paineis IPS. Samsung eu acho um pouco melhor. Aí tem os premium, Acer, Dell, Asus. Tem que ver os reviews. Cheque esse site do review do Alienware.

 

4K também não roda em qualquer placa de vídeo (para quem se liga em stutter). Não sei se a 1070 Ti ficaria fraca.

 

Realmente complicado. É uma faca de dois gumes, porque o ultrawide é menor, mas tem mais campo de visão. O de 28" é maior e tem mais resolução. Mesmo que fosse um de 2560X1440.

 

Mas compre com G-Sync. Um dos motivos de eu querer sair do meu (estou pensando no de 34" / 3440X1440) é para pegar com G-Sync.

 

 

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Contiusa Tu já calibrou seu monitor pela ferramenta do windows?

 

Ainda não. Depois eu pesquiso isso. Sou meio preguiçoso para essas coisas :P eu usava adaptador VGA na minha 770 por preguiça de comprar um cabo DP. Mas as cores do meu monitor são muito bonitas / e eu saco de design, arte, cores. Esse Philips eu acho que já foi feito para o pessoal de edição (por isso não tem G-Sync). Vou ter que achar um jeito de salvar o meu perfil e depois testar com a calibração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Eu não volto para 16:9 nem a pau. 4K para mim é um pouco firula (nunca vi), porque eu estou satisfeito com o meu monitor em termos de imagem (IPS tem melhor qualidade de imagem e fidelidade de cores). Mas isso é subjetivo. O ideal é você ver o monitor 4K na casa de alguém. Monitor 4K você talvez encontre ligado em algumas lojas de shopping.

 

Sobre o tempo de resposta, depende do monitor. Um Dell Alienware AW3418DW é IPS mas tem um dos menores tempos de resposta (considerado o melhor monitor gaming da atualidade, mas não sei se eles desconsideram os jogadores profissionais, que usam monitores acima de 144hz). LG não é famosa pelos paineis IPS. Samsung eu acho um pouco melhor. Aí tem os premium, Acer, Dell, Asus. Tem que ver os reviews. Cheque esse site do review do Alienware.

 

4K também não roda em qualquer placa de vídeo (para quem se liga em stutter). Não sei se a 1070 Ti ficaria fraca.

 

Realmente complicado. É uma faca de dois gumes, porque o ultrawide é menor, mas tem mais campo de visão. O de 28" é maior e tem mais resolução. Mesmo que fosse um de 2560X1440.

 

Mas compre com G-Sync. Um dos motivos de eu querer sair do meu (estou pensando no de 34" / 3440X1440) é para pegar com G-Sync.

 

Com minha GTX 1050 TI eu rodo em 1440p vários jogos, no Ultra/High a 40-50fps. BF1, por exemplo. 1440p já acho uma boa diferença.... imagina 4K.

 

Até mesmo alguns jogos mais leves como Insurgency rodo em 4K com tudo no máximo e cravo a 50 fps. Batman (os dois primeiros) rodo em 4K. Há vários bons jogos que se pode rodar em 1440p e mesmo 4K no Ultra/High, mesmo sem uma placa voltada para esse segmento.

 

GTX 1070 TI roda muito bem em 4K, segundo meu parâmetro de fps (conforme reviews que eu vi). Até 1070 já roda. Quem disse que "não roda bem" é porque pretende jogar a 60 como padrão certos jogos pesados e até acima de 60 fps. Eu confesso que nem noto diferença de 40 para 60 fps.... imagina acima de 60 fps....

 

Pois é... estou pesquisando aqui, mas inclinado para um monitor 4K. Esse modelo da Samsung que falei parece um custo benefício interessante. Preço dele está acessível.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Contiusa disse:

@Diogo HF é, mais eu falo de fps acima de 60 :P Esse da Alienware roda até 120Hz, então a placa teria que entregar 120fps ou mais. 

 

Eu acho que jogar com mouse dá tranquilo para jogar com 30fps. E o G-Sync ajuda nesses casos.

 

Entendo, mas, como disse, não faço questão. Para mim 40 fps e 60 fps é a mesma coisa. Meu olho não percebe diferença.

 

O que meu olho percebe diferença é qualidade da imagem. Uma coisa que não curti muito nesse Ultrawide é que, segundo você disse, as imagens ficam menores. Tipo o oponente ficaria pequeno. Aí eu prefiro priorizar mais resolução e tamanho do "oponente". Agradeço sua dica! Obrigado.

 

 

Mas, antes de comprar, eu teria que ver pessoalmente..... Se eu perceber que 4K em tela pequena não dá certo.... não compro.

 

 

 

 

adicionado 29 minutos depois

@Contiusa

 

Entre a tela IPS e VA, qual das duas possui imagem mais bonita?

 

Estava olhando este monitor aqui, é Ultrawide e IPS, pelo preço parece um custo benefício interessante demais, mesmo sendo full HD. Que acha? Indica outro melhor que não fuja tanto de mil reais?

 

https://www.kabum.com.br/produto/78761/monitor-lg-29-full-hd-ips-led-ultrawide-21-9-hdmi-preto-29um68-p/?tag=ultrawide

36 minutos atrás, Contiusa disse:

@Diogo HF é, mais

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF https://designcompaniesranked.com/resources/is-this-retina/ Aí entra um questionamento mais complexo. Até quando 4k realmente faz diferença? 

Esse site que postei, calcula para você a distância para a tela ser retina. E explica também o que é essa definição da Apple para uma "tela retina".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

adicionado 8 minutos depois

@Flávio Santana Lima @Contiusa Cheguei numa ENCRUZILHADA. Um dos dois abaixo vou comprar. Por favor, sejam sinceros. Outros aí que quiserem ajudar também.

 

Qual dos dois vocês comprariam?

 

https://www.kabum.com.br/produto/78761/monitor-lg-29-full-hd-ips-led-ultrawide-21-9-hdmi-preto-29um68-p/?tag=ultrawide

 

A favor deste eu vejo o fato de ser Ultrawide, resolução nativa 2560 x 1080 e, especialmente, ter 75 hz de frequência.

 

 

Ou

 

http://www.88milhas.com.br/monitor-4k-samsung-u28e590d-oferece-muitas-vantagens-de-jogar-em-alta-resolucao

 

A única vantagem que eu vejo neste aqui seria o fato de ser 4K. Pois ele tem 60 hz apenas e não é Ultrawide.

 

Percebam que são duas propostas diferentes. Mas qual seria a melhor experiência em jogos para vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF Olha, eu sei que você vai cravar o fps e tal, que pra ti n tem dif, e realmente, é bem pouca, apenas jogos que precisam de um reflexo maior é que você sentiria algo. A falta de fluidez se dá pela variação da framerate enquanto o monitor está estático nos 60, por esse motivo o freesync e G-sync dão excelente fluidez, pois sincronizam seu monitor com o fps da placa. 

 

1 hora atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Diogo HF https://designcompaniesranked.com/resources/is-this-retina/ Aí entra um questionamento mais complexo. Até quando 4k realmente faz diferença? 

Esse site que postei, calcula para você a distância para a tela ser retina. E explica também o que é essa definição da Apple para uma "tela retina".

 

Eu uso um 29um68-p. E porque eu falei pra ti aquele link aqui acima. O Steve Jobs criou esse conceito de Retina para realmente criar um divisor de águas na qualidade máxima de imagem e o exagero de pixel na tela. Eu uso o 29um68p, acho lindo, e pelo site citado, para ele ser considerado retina, eu preciso sentar a mais de 80cm dele, que é mais ou menos a distância que fico. Já o 4k que você linkou ele informa que precisa estar a 56cm de distância. Se tu vai jogar nos 60 cm de distância, você vai ver diferença ao jogar no 4k, se você já quer jogar de mais longe, aí depois dos 80, é nula a dif, e o ultrawide ganha por ser mais largo.

 

Eu pessoalmente iria de ultrawide, pois não quero voltar para 16:9 da mesma forma do @Contiusa , pois até a sua produtividade é muito maior, o jogo é bem mais amplo. Fora que sua GPU ser uma 1080, segura izi esse monitor por vários anos, enquanto em 4k ela já sofre. E um outro detalhe, o ganho de visão lateral em alguns jogos como The witcher 3, é muito bom, você tem uma qualidade de jogo melhor, maior imersão. Jogos de simuladores nem se fala.

adicionado 4 minutos depois

Ah e fica de olho nesses monitores "ips" com 144Hz, eles não possuem a fidelidade de cor do 29um68-p. IPS apenas classifica o ângulo de visão, geralmente um painel ips tem ótima cor por isso também, porém os 144Hz por aí usam painel TN e ao invés de ter profundidade de cor sRGB 99% igual o 29um68-p, possuem uma bem menor que é NTSC 72%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Diogo HF Olha, eu sei que você vai cravar o fps e tal, que pra ti n tem dif, e realmente, é bem pouca, apenas jogos que precisam de um reflexo maior é que você sentiria algo. A falta de fluidez se dá pela variação da framerate enquanto o monitor está estático nos 60, por esse motivo o freesync e G-sync dão excelente fluidez, pois sincronizam seu monitor com o fps da placa. 

 

 

Eu uso um 29um68-p. E porque eu falei pra ti aquele link aqui acima. O Steve Jobs criou esse conceito de Retina para realmente criar um divisor de águas na qualidade máxima de imagem e o exagero de pixel na tela. Eu uso o 29um68p, acho lindo, e pelo site citado, para ele ser considerado retina, eu preciso sentar a mais de 80cm dele, que é mais ou menos a distância que fico. Já o 4k que você linkou ele informa que precisa estar a 56cm de distância. Se tu vai jogar nos 60 cm de distância, você vai ver diferença ao jogar no 4k, se você já quer jogar de mais longe, aí depois dos 80, é nula a dif, e o ultrawide ganha por ser mais largo.

 

Eu pessoalmente iria de ultrawide, pois não quero voltar para 16:9 da mesma forma do @Contiusa , pois até a sua produtividade é muito maior, o jogo é bem mais amplo. Fora que sua GPU ser uma 1080, segura izi esse monitor por vários anos, enquanto em 4k ela já sofre. E um outro detalhe, o ganho de visão lateral em alguns jogos como The witcher 3, é muito bom, você tem uma qualidade de jogo melhor, maior imersão. Jogos de simuladores nem se fala.

adicionado 4 minutos depois

Ah e fica de olho nesses monitores "ips" com 144Hz, eles não possuem a fidelidade de cor do 29um68-p. IPS apenas classifica o ângulo de visão, geralmente um painel ips tem ótima cor por isso também, porém os 144Hz por aí usam painel TN e ao invés de ter profundidade de cor sRGB 99% igual o 29um68-p, possuem uma bem menor que é NTSC 72%.

 

Seu monitor seria este aqui?

 

https://www.carrefour.com.br/monitor?destaque=8650101&crfetp_rop=sem&crfetp_ed=google_pla&crfetp_ad=ef_campaign&crfetp_cnt=ef_campaign&crfetp_trm=keyword&xml_category=perifericos+monitor&xml_source=googleshopping&xml_sku=8650101&s_kwcid=AL!705!3!172008720889!!!g!148328393829!&ef_id=WiWp6QAABSIYMgL3:20171221214643:s

 

No meu caso, eu curto jogos em primeira pessoa em geral, especialmente FPS (tiro em primeira pessoa). vocês acham que esse monitor do link atenderia bem esse gênero de jogo?

 

@Contiusa

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF Esse mesmo. Da uma olhada nmo youtube, tem muito vídeo de gente comparando duas imagens, ultrawide e normal. Mas eu acho que sim, impacta bem e lhe atenderia bem.

 

adicionado 0 minutos depois

Esse monitor LG no site displaylag.com é dito como inputlag excelente, isso é o que realmente importa em jogos fps.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima @Contiusa

 

Meus caros, quero agradecer vocês pelas dicas. Ajudaram muito a fazer a escolha que eu considerei muito certa, pois estou MUITO SATISFEITO. Comprei o monitor Ultrawide de 29 polegadas da LG de 75 hz, tela IPS, resolução 2560 x 1080, modelo 29mu68, como aconselharam aqui. Excelente. Inclusive decidi que não vou migrar para 4K tão cedo, pois esse monitor ficou bem melhor que a TV 4K HDR da Samsung que testei aqui em jogos. 4K apenas será interessante quando tiver um monitor Ultrawide com hz acima de 60. E com placa que suporte taxa de frames alta, algo que hoje não existe. Não com custo benefício interessante, ao menos. Ficou bem claro para mim isso.... Já tinha lido sobre a importância de ter um monitor acima de 60 hz, mas não sabia que dava tanta diferença assim. Dá mesmo. A fluidez do jogo fica muito incrível.

 

E Ultrawide eu não troco nunca mais! Incrível jogar nesse formato.

 

Fica essa postagem como testemunho também para quem eventualmente venha a ler e estiver em dúvida. Entre 4K 60 hz e Ultrawide 2560 x 1080 a 75 hz, muito mais essa segunda opção na minha opinião! Sem pensar duas vezes!

 

Esse monitor vem também com um som integrado nele. E o som é de excelente qualidade também.

 

 

 

adicionado 12 minutos depois
Em 21/12/2017 às 16:41, Contiusa disse:

 

Eu não volto para 16:9 nem a pau. 4K para mim é um pouco firula (nunca vi), porque eu estou satisfeito com o meu monitor em termos de imagem (IPS tem melhor qualidade de imagem e fidelidade de cores).

 

Assino embaixo....! Melhor compra que fiz foi esse monitor da LG aí. 4K não se compara a um UltraWide com frequência acima de 60 hz e tela IPS. A resolução 2560x1080 é mais que suficiente para ter uma linda imagem. Fluidez e performance é BEM MAIS importante.

 

E como você não volto mais para 16:9. 21:9 é uma experiência incrível. Muito obrigado pelas dicas de vocês.

 

E o bom é que não precisarei trocar de placa de vídeo, minha atual tem folga ainda. Em 2019 pego uma gtx 1070 para usar em 2560x1080, até nisso o cara economiza, pois ela estará mais barata até lá. E com folga para esse tipo de resolução. 4K pesa muito e não dá essa qualidade em performance. Que é mais importante que alguns pixels a mais.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!