Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amantes do Pentium 4


edurm

Posts recomendados

Um dos sites mais conceituado do mundo o tomshardware publico um artigo em janeiro do ano passado

COMPARANDO PENTIUM 4 CONTRA ATHLON XP e parece que não estou conseguindo entender o porque de na média o athlon apresentar um desempenho 20% maior que o Pentium 4 comparando no caso um Pentium-4 1800 contra um xp-1800+

http://www6.tomshardware.com/cpu/20020107/p42200-12.html

por favor se vocês fizerem algum comentário que tenha embasamento técnico e não venha me dizer que você viu em um lugar só que não se lembra onde,

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por edurm@Fev. 05 2003,21:58

Um dos sites mais conceituado do mundo o tomshardware ...

Aqui você forçou legal. Hehhehehe.

Digamos que é o site mais conhecido do mundo do hardware. Muito pelo circo que ele costuma arranjar, com matérias bombásticas e todo tipo de táticas pra chamar a atenção.

E o cara é um mal jornalista. Ele é conhecido por trocar a autoria de artigos no site dele conforme a conveniência. Direito autoral é algo sagrado para jornalistas (coisa que ele faz bem mal).

Bem, mas não custa nada olhar o site dele, nem que for pra dar risadas de algumas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe, eu acho que é uma grande vitória da AMD, o desempenho do XP 2800+ foi Igual ao P4 2.8 GHz, pois tem 256 KB a mais de cache L2 , e aquela velha propaganda de QDR, e a do SSE2 então!!, sera q isso adiantou muita coisa?

O Athlon XP é tão umilde e conseguiu um resultado tão ótimo, por que será que a AMD não cria um Processador, nome código: Ozama BinLaden, 1.8 GHz, L1 2MB, L2 4MB, L3 6MB, pronto ia detonar qualquer coisa que aparecesse na frente....hauhuahuahuhau...que podre: Ozama BinLaden!!! uahahahuuhau.  Mas seria interessante, abaixar a freqüência e aumentar os cache's , tipo imagina um XP trabalhando com SSE 2 e em QDR, os P4 iriam virar 486 DX2, vocês não acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal viram o novo Embate Athlon XP 2800+ Vs. P4 2.8

mesmo com a KT400 o Athlon XP obteve Empate Técnico com o P4 2.8, mais o que não concordo é que ele não utilizaram uma Nforce 2 no lugar da KT400, pois a Nforce 2 foi feito em parceria com a AMD, e é essa que vai conseguir mostrar todo potencial do AThlon aí vocês vão ver como o Athlon continuar bem superior ao Pentium

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta discussão é longa, vai pra e pra cá, vou colocar uma situação que presenciei nesta semana, tem haver com o tópico. Monto micros para vender, só que a maioria dos clientes que chegam pedem a configuração com os etezinhos, tento através de explicações a convenver que com o mesmo preço você monta um micro de desempenho superior(pra mim tanto faz, o lucro é o mesmo com amd e intel, só faço o papel de esclarecimento), a maioria concorda em pelo menos ouvir, mas nesta semana fiquei só ouvindo. Abaixo palavras de um cara de 34 anos.

"amd, o que? comprar estas mqs de gerar calor, que cpu é esta que pra você rodar tem que desembolsar um cooler 20% do valor da cpu?quer casamento melhor do que cpu PIV e chipset intel, não trava nunca, a cpu e o chipset são testados sob o mesmo teto. Já a amd tem que depender da boa vontade dos fabricantes via, sis.....e os primeiros modelos pode saber vão dar pau!, pois os idiotas que compram não passam de meros cobaias!olhe o caso do famoso kt400, ddr 2700 e assim por diante, moço me fale alguma grande empresa que possua servidor amd? confiabilidade meu amigo".  Afffff tive que ouvir tudo e depois falar o cliente é quem manda. PS. Terminei de montar um xp2000+ e deu pau no micro dele  :P um pIV2400 hehehehh e o melhor pagou uns 1000 paus a mais :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

flavioac, muito interessante, mais vai ser sempre assim ...

uma boa parte da população em geral não escolhe os seus produtos por uma análise técnica mais escolhem porque com o marketing moderno elas acham que comprando um produto X passariam a ter aceitação social, status, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem gente que se acha esperto... Deixa eles.

Não adianta discutir com esse tipo de gente, se você fosse argumentar só faltava ele botar as mãos nos ouvidos e fazer "lá-rá-lá-rá".

O pior é que quando a besteira é grande demais você não tem nem argumentos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@Fev. 05 2003,21:58

Um dos sites mais conceituado do mundo o tomshardware publico um artigo em janeiro do ano passado

(...)

por favor se vocês fizerem algum comentário que tenha embasamento técnico e não venha me dizer que você viu em um lugar só que não se lembra onde

Pois nesta semana um sítio muitíssimo bem conceituado :D apresentou uma conclusão um pouco diversa.

Confira em: https://www.clubedohardware.com.br/xp2800.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por flavioac@Fev. 06 2003,18:39

"amd, o que? comprar estas mqs de gerar calor, que cpu é esta que pra você rodar tem que desembolsar um cooler 20% do valor da cpu?quer casamento melhor do que cpu PIV e chipset intel, não trava nunca, a cpu e o chipset são testados sob o mesmo teto. Já a amd tem que depender da boa vontade dos fabricantes via, sis.....e os primeiros modelos pode saber vão dar pau!, pois os idiotas que compram não passam de meros cobaias!olhe o caso do famoso kt400, ddr 2700 e assim por diante, moço me fale alguma grande empresa que possua servidor amd? confiabilidade meu amigo".  Afffff tive que ouvir tudo e depois falar o cliente é quem manda. PS. Terminei de montar um xp2000+ e deu pau no micro dele  :P um pIV2400 hehehehh e o melhor pagou uns 1000 paus a mais :D

Com essa história de fale uma grande empresa que usa servidor AMD, já tive o gostinho de esfregar na cara de uns cincos zés igual a esse ai, que uma tal de Daimler Chysler (fabrica os Mercedes-Benz, conhece?) montou um cluster com algumas centenas de máquinas dual processadas, tudo AMD (e mal tinha sido lançado o Athlon MP), na época um dos maiores clusters na Europa.

Ai junte a Electronic Arts, alguns estúdios de Hollywood que usam para criar films e outras.

Esse é o tipo de argumento mais nojento que alguém pode dar. Se alguém tem chefe que decide o que vai se comprar sabe muito bem como o cara é. A maioria está parada no tempo e segue a filosofia de não inventar moda (por isso que é chefe e você não :o). Se você economiza um dinheirão pro patrão você ganha um monte de tapinha nas costas, sorrisos mas nada de dinheiro. Se erra leva um pé no traseiro. Então, mantenha-se o "status quo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jucazero@Fev. 06 2003,22:56

Pois nesta semana um sítio muitíssimo bem conceituado :D apresentou uma conclusão um pouco diversa.

Confira em: https://www.clubedohardware.com.br/xp2800.html

Só que é o que está sendo discutido.

Enquanto foi usada uma board com o melhor chipset DDR para P4 (a Granite Bay tem preço fora de questão e pouca vantagem sobre o 845PE), para Athlon foi usado o temível KT400 ao invés do nforce2, que é muito melhor quando se usa processador com FSB 333MHz. Eu tenho uma KT333 e sei bem o problema que a KT400 sofre (alta latência quando usasse FSB 333MHz). Inclusive até agora o KT400 não melhorou nada (até é mais lento) que as melhores placas KT333 (lançadas há um ano já).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@Fev. 06 2003,19:06

flavioac, muito interessante, mais vai ser sempre assim ...

uma boa parte da população em geral não escolhe os seus produtos por uma análise técnica mais escolhem porque com o marketing moderno elas acham que comprando um produto X passariam a ter aceitação social, status, etc...

É... acho que esse problema da aceitação social deve ser um problema mesmo. Deve ser por isso que o pessoal continua comprando bmw´s e ferrari´s quando na verdade um fusca já é o suficiente para o transporte.

Quanto ao fato das pessoas comprarem Intel pelo Marketing, tudo bem... mas comece a criticar isso quando você não tomar mais Coca-cocla, não calçar mais um Nike, não comprar bombril nem Kiboa... e parar de tomar Nescau...

Pois é... quanto ao confronto Athlon XP 2800 X Pentium 4 2.8 vi que o AXP esquenta mais, mesmo com um Volcano... É mais caro e o desempenho é equivalente...(leia o artigo do clubedohardware, já que participam do fórum dele, devem aprovar os testes do site também)

Me digam então, qual a vantagem do AXP ? Quero ver qual é o argumento de vocês agora... será que vão dizer que o AXP é melhor porque opera num clock mais baixo ou porque os et´s da Intel são feios ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você não leu o que o sledge disse acima? O P4 está na melhor board, enquanto o XP não está numa Nforce2, o que seria o correto para esse teste.

O ETs são feios sim...E o logotipo do XP é mais bonito do que o P4. A maior vantagem é o preço seguido do excelente desempenho do Athlon XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UP PRO SLEDGE

Me digam então, qual a vantagem do AXP ? Quero ver qual é o argumento de vocês agora... será que vão dizer que o AXP é melhor porque opera num clock mais baixo ou porque os et´s da Intel são feios ?

em primeiro lugar não houve vencedores pelo embate feito pelo Clube do Hardware entre p4 X XP. entretanto como o sledge disse foi usado uma placa-mãe excelente para o pentium-4 enquanto para o xp usou-se uma placa kt-400 com memoria asyncronica o que fez o xp cair uns 5% seu potencial maximo

quanto a questão do preço se você entrar no site www.pricewatch.com vai verificar que um xp2600 custa U$200 e um P4-2600 custa U$ 338

uma pergunta você viu o grafico inicial comparando um p4 1800 contra um xp 1800?

se depois desse nosso esforço você continuar se questionando, a única solução vai ser mesmo te exorcizar sai desse corpo satanas   :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jsp_dev@Fev. 06 2003,23:58

Pois é... quanto ao confronto Athlon XP 2800 X Pentium 4 2.8 vi que o AXP esquenta mais, mesmo com um Volcano... É mais caro e o desempenho é equivalente...(leia o artigo do clubedohardware, já que participam do fórum dele, devem aprovar os testes do site também)

Me digam então, qual a vantagem do AXP ? Quero ver qual é o argumento de vocês agora... será que vão dizer que o AXP é melhor porque opera num clock mais baixo ou porque os et´s da Intel são feios ?

Bem, se você leu as grandes discussões que tem lá no qual o melhor processador, deve ter lido eu discutindo com o Petrus sobre temperatura, e heat spreader do P4.

O P4 já sai com halt disconnect ativado (economizando energia). Não sei se é com todos os chipsets, pois já vi alguns P4 pegando fogo.

Nessa condição ele claramente esquenta menos que o Athlon sem halt ativado.

A questão é que nos chipset Via, o Halt pode ser ativado tranquilamente. É o que eu faço. Ai fica vergonhoso para o P4, pois enquanto que no estado de economia de energia o Athlon 2800+ consome cerca de 10W, o P4 consome 30W.

Aqui em casa o processador trabalha 2-3 graus acima da temperatura ambiente apenas. Se fosse um P4 trabalharia pelo menos 10ºC a mais (tem a influência do heat spreader que ATRAPALHA um pouco a dissipação de calor).

Aferição correta do que esquenta mais ou menos é comparação com algum programa pesado para aquecer o processador ao máximo.

Vou começar a rodar testes com e sem halt ativado para mostrar que não ocorre nenhuma perda no desempeno (só tenho dúvidas quanto ao desemepenho de disco, mas a diferença era pequena e aleatória, própria do teste).

jsp_dev, já pedi pra você rodar aquele teste já bastante tempo. você nem falou mais nada. você tem um dev no nick, se é um developer poderia tentar otimizar aquele código que passei para que pelo menos o P4 rodasse ele mais rápido do que um pentium mmx.  :P

Escreva ele todo em SSE2 e veja o trabalho que dá corrigir as ######## que certos engenheiros fazem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal que tentou responder a minha pergunta... eu estou falando do Pentium 4 2.8 e do AXP 2800 portanto não continuem falando que o AXP 1800 tem desempenho melhor que o P4 1.8 porque não foi isso que eu questionei...

Eu também não disse em momento algum que o P4 2.8 é melhor mas quero saber porque escolher um AXP 2800 ?

Sledge, sobre a placa mãe utilizada, realmente concordo que o KT 400 não é lá essas coisa... mas o TomsHardware também colocou o P4 em desvantagem utilizando uma placa com dual ddr.

Sobre o código, não abriu nem o .exe e o código fonte não compila...

Da onde você tirou aquele algoritmo ??

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jsp_dev@Fev. 07 2003,11:38

Pessoal que tentou responder a minha pergunta... eu estou falando do Pentium 4 2.8 e do AXP 2800 portanto não continuem falando que o AXP 1800 tem desempenho melhor que o P4 1.8 porque não foi isso que eu questionei...

Eu também não disse em momento algum que o P4 2.8 é melhor mas quero saber porque escolher um AXP 2800 ?

Sledge, sobre a placa mãe utilizada, realmente concordo que o KT 400 não é lá essas coisa... mas o TomsHardware também colocou o P4 em desvantagem utilizando uma placa com dual ddr.

Sobre o código, não abriu nem o .exe e o código fonte não compila...

Da onde você tirou aquele algoritmo ??

Até

bem, dual DDR tem desempenho tão bom quanto a Rambus PC1066. Tirando um ou outro teste, as duas ficam no mesmo nível. Ela não tem ganho significativo sobre o 845PE, mas tem sido a preferida pois é ligeiramente mais rápida (tem maior largura de banda que o 845PE e é igual ao do 850E).

O executável é de linha de comando. Aqui está duas versões dele (ponto flutuante de 64-bit e de 80-bit): http://www.cleberlr.hpg.com.br/p4test.exe

O código compila no gcc (a versão com precisão de 80-bit que estou passando foi no mingw) e no Intel Compiler (a versão com precisão de 64-bit).

Aquele algoritmo era de um cara que estava desenvolvendo um programa e descobriu essa extrema lentidão da FPU do P4. Pode testar na sua máquina e em outra mais velha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jsp_dev@08 Fev. 2003,14:51

Rodei os dois aqui e não aconteceu absolutamente nada!!! Nem parecia que estava rodando... o pc continuou normal...

Ainda tem os fontes ?? Estou com a última versão do compilador da Intel. Utilizo ele mas não dá para notar diferença alguma...

Até

Como fica na tela?

No P4 demora uma eternidade (o único cara daqui que testou pra mim ele demorou mais de 100s, mas era 1.5GHz).

você clicou duas vezes nele? Espere mais de um minuto que em algum momento ele termina.

você não conseguiu compilar com o ICL? Falta alguma biblioteca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!