Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos do fórum, venho enfrentando problemas com um projeto de fonte variável com fonte atx, estou usando um transistor TIP35C e um potenciômetro de 10K, porém, sempre quando coloco carga (nem que seja um LED) ele tem uma queda absurda de tensão. Testando fora do sistema regulável, direto pela linha 12v, da fonte, não há essa queda.

Também esta acontecendo algo bizarro, sempre quando aterro o positivo da linha variável com a minha mão, a uma elevação na tensão.

Desde já agradeço.

Postado
2 horas atrás, HDsan disse:

estou usando um transistor TIP35C e um potenciômetro de 10K

Ta aí o seu problema, TIP35 tem ganho muito baixo. Não dá pra usar potenciômetro de 10k.

2 horas atrás, HDsan disse:

Também esta acontecendo algo bizarro, sempre quando aterro o positivo da linha variável com a minha mão, a uma elevação na tensão.

Isso é falta de terra da sua tomada. O multímetro por ser sensível mistura as coisas e causa isso aí.

Postado

A folha de dados de um transistor tem pelo menos 3 paginas, mas tem sujeito que mal faz a leitura de 3 linhas e acha que já consegue utilizar. Embora não tenha postado o circuito, vou tentar adivinhar o que fizeste: colocaste o potenciometro na saida da fonte e o cursor deste na base do transistor na esperança que o transistor seguisse o trimpot. Para fazer isso escolheste um transistor que suporta 25A e dissipa + de 100W de potência. O termo hfe (ganho) deve ser algo desconhecido a ti. Para que esta fonte de topologia  sem-vergonha funcione, escolha ao menos um darlington.

• Haha 2
Postado
6 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

A folha de dados de um transistor tem pelo menos 3 paginas, mas tem sujeito que mal faz a leitura de 3 linhas e acha que já consegue utilizar.

Lê-se as linhas onde diz tensão, corrente e qual é a base, coletor e emissor. :lol:

8 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Embora não tenha postado o circuito, vou tentar adivinhar o que fizeste: colocaste o potenciometro na saida da fonte e o cursor deste na base do transistor na esperança que o transistor seguisse o trimpot. Para fazer isso escolheste um transistor que suporta 25A e dissipa + de 100W de potência.

Exatamente isso que eu pensei.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...