Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual disjuntor devo usar ?


Posts recomendados

   Olá, recentemente comprei um chuveiro elétrico com as seguintes especificações : 220v ,6800w e bitola de fio mínima de 4mm² e disjuntor de 32A.Meu padrão de energia é trifásico com um disjuntor tripolar de 25A, onde fase com neutro é 220v. No meu QDC também coloquei um disjuntor geral tripolar de 25A. Gostaria de saber se devo colocar um disjuntor monopolar de 32A que no caso seria superior ao do meu QDC e padrão de energia ou devo usar um monopolar de 25A ou terei que pedir ao fornecedor de energia que ele troque meu disjuntor do padrão para um valor de 32A ou maior para depois trocar também o geral do meu QDC e poder instalar meu chuveiro de acordo com as especificações ?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrada de quadro com apenas 25A? Antes de se pensar em aumentar o valor do disjuntor, verifique a bitola da fiação que chega no quadro. Se for de 6mm², troque por um tripolar de 40A. Se 10mm², um tripolar de 60A ou 63A. Caso haja ar condicionado na residência, mínimo de 10mm². Faça uma distribuição exclusiva para o chuveiro com bipolar de 32A, cabo mínimo de 4mm² (preferível 6mm²). Caso a bitola de entrada tenha menos que 6mm², troque a fiação ou mantenha o seguro contra incêndio pago.

 

tabela7.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Entrada de quadro com apenas 25A? Antes de se pensar em aumentar o valor do disjuntor, verifique a bitola da fiação que chega no quadro. Se for de 6mm², troque por um tripolar de 40A. Se 10mm², um tripolar de 60A ou 63A. Caso haja ar condicionado na residência, mínimo de 10mm². Faça uma distribuição exclusiva para o chuveiro com bipolar de 32A, cabo mínimo de 4mm² (preferível 6mm²). Caso a bitola de entrada tenha menos que 6mm², troque a fiação ou mantenha o seguro contra incêndio pago.

 

tabela7.jpg

@Sérgio Lembo

adicionado 3 minutos depois

 Bom, a fiação do quadro do padrão de energia ao meu QDC é de 10mm², foi colocado um disjuntor tripolar 25A porque a fornecedora só fornecia 25A inicialmente, para trocar eu devo solicitar , pois eu coloquei um de tripolar 50A no quadro do padrão de energia e eles não aceitaram então tive que colocar um de 25A para depois se não segurasse a carga deveria solicitar uma mudança, a minha duvida é se realmente  preciso mesmo realizar essa mudança para poder usar meu chuveiro?

 

OBS:

  Aqui na minha residência eu vou ligar : três ar condicionados ( Um 18000BTU e  dois de 12000 BTU ) com fiação de 4mm² , dois chuveiros elétricos com fiação de 6mm² , uma banheira de hidro com motor e aquecedor com fiação de 6mm² e para a iluminação e tomadas  a fiação foi de 2.5mm².

 

 OBS:

   Padrão de energia do meu estado em uma rede trifásica fase com neutro dá 220V se eu for usar um disjuntor bipolar no meu chuveiro  vai queimá-lo pois vou está usando duas fase que deve dá uma tensão de 380V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplificando:

Coloca um disjuntor geral tripolar de 50A curva C. 

Para o chuveiro um disjuntor mono de 32A curva B após o geral. 

Se for ligar outro chuveiro use outra fase com outro disjuntor. 

Os aparelhos de ar condicionado você liga na terceira fase. Nesse caso precisa saber a corrente deles para dimensionar o disjuntor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, o disjuntor geral do quadro tem que ser dimensionado de acordo com somatória de todas cargas para os cálculos também deve-se determinar seu fator de demanda, após isso você poderá calcular o valor do disjuntor geral, que no seu caso tem que ser um disjuntor tripolar curva C.

Para o dimensionamento dos cabos, você tem que considerar  o primeiro o calculo para corrente e depois  calculo para a queda de tensão e comparar entre os dois cálculos para determinar a bitola do cabo do chuveiro, vale lembrar que e necessário você saber a distância do cabo em relação  ao seu quadro, já que para o calculo de queda tensão e necessário isto.  

Cálculos para circuito trifásico.

Corrente: I = ((Potência da carga va))/(3)/(Tensão de fase neutro* cos(fi)) ou  I= (P aparente va da carga)/(raiz quadrada de 3*tensão de fase fase*cos(f))

Para o alimentador:  IA= (Somatória das potências aparente va) *( fator de demanda)/(tensão de fase fase* raiz quadrada de 3 * cos(fi))

Queda de tensão no condutor para circuitos trifásico: Sc do condutor= (173,2*(1/56)*comprimento do cabo*corrente nominal)/(tensão de fase fase * 4)

4 = 4% significa queda de tensão admitida
1/56 resistividade do cobre.

cos(fi) = 1 já que no seu caso potencia aparente e igual potencia ativa

Para mais duvidas recomendo o livro Instalações Elétricas - 5ª Ed Ademaro Contrim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

380V trifásico em residência? Acima de 220V só conhecia em indústria.

É uma tensão perigosa demais para residência, mas como críticas não vão alterar essa realidade, trabalhemos com isso então.

Chuveiros e banheira: suponho que a banheira e o 1 dos chuveiros estejam no mesmo ambiente. Se positivo, dá para ambos compartilharem a mesma fiação sabendo que ambos não poderão ser ligados simultaneamente.

Ar condicionado de 12000 e 18000BTU: esses aparelhos em 220V consomem 6,1A e 9,1A (1350W e 2000W). A fiação de 2,5mm² vai até 20A (4400W).

Cozinha: Merece especial atenção: geladeira + freezer + microondas + forno elétrico + outras tranqueiras de baixo consumo. Some o consumo da geladeira e freezer e deixe uma folga de pelo menos 2kW (9A) por conta do consumo eventual de outros aparelhos. Para este ambiente, disjuntor de 15 ou 20A. Torneira aquecida deve ser encarado como chuveiro.

Sala e quartos: Se bem entendi os aparelhos de ar condicionado terão fiação exclusiva. Iluminação moderna e eletrônicos consomem pouco, 2,5mm² dá com folga. Eventualmente um secador de cabelos (1000W; 4,6A) pode ser ligado. Disjuntor de 10A (2200W) para esses ambientes é uma boa pedida. Custa o mesmo que um disjuntor de 20 ou 30A, mas o bom disjuntor é aquele que desarma quando surge uma anormalidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!