Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
abreumonteiro

Circuito receptor sintonizado à cristal, sem o uso de trimmers ou de variaveis

Recommended Posts

Até hoje não encontrei nenhum circuito de receptor sintonizado a uma certa frequência usando um cristal de quartzo. Mas se eu posso transmitir de forma fixa a uma certa frequência apenas usando uma bobina, um transistor (9018), um cristal 260 MHz, um capacitor e duas resistências. Eu acho que também deve ser possível receber o sinal transmitido usando uma bobina, um transistor (9018), um cristal de 260 MHz e um pequeno circuito amplificador. Mas até hoje não consegui me livrar do trimmer. Mas eu acredito que, se eu pudesse transmitir de forma fixa em 260 MHz sem o uso de trimmers, também poderei receber sem o uso de trimmer, usando o cristal. Na compreensão dos meus colegas, esta é uma possível missão? Em caso afirmativo, agradeço a dica para conseguir isso!

Editado por abreumonteiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

42 experimentos com receptores 

http://www.vk2zay.net/category/2

 

Eu lembro de ter visto um receptor super regenerativo com cristal. Só que a faixa de recepção era tão estreita que não permitia transmitir voz. Só algum tipo de dado.  

 

adicionado 1 minuto depois

Veja: 

http://www.vk2zay.net/article/236

adicionado 3 minutos depois

 

Veja mais 

http://www.vk2zay.net/article/235

 

 

 

adicionado 14 minutos depois
2 horas atrás, abreumonteiro disse:

Mas até hoje não consegui me livrar do trimmer. Mas eu acredito que, se eu pudesse transmitir de forma fixa em 260 MHz sem o uso de trimmers, também poderei receber sem o uso de trimmer, usando o cristal. Na compreensão dos meus colegas, esta é uma possível missão? Em caso afirmativo, agradeço a dica para conseguir isso!

 

Sem trimmer não terá como fazer a sintonia 

 

Veja.

Até estes rádios comerciais tem os seus ajustes.

Estes também são super regenerativos. O pequeno chip que tem no receptor é só para decodificar sinal digital. 

Em essência é um receptor super regenerativo.  

image.thumb.png.dabb984bd225cf37548d07ba875a420d.png

 

 

Veja um exemplo: 

http://www.vk2zay.net/article/195

image.png.30c8b41b5abf496847c974b01970da6d.png

 

image.png.dd59cf710c48b25ddbb9394a7c19d5ec.png

 

http://members.iinet.net.au/~cool386/4tr/4tr.html

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cristal de Quartzo não é 100% preciso, tem que achar o ponto de funcionamento dele para casar a frequência do transmissor com o receptor.

Talvez seja possível, mas fica tão complicado que acaba sendo melhor usar o trimmer.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom. Vamos lá!

1 - No meu limitado conhecimento, eu não conheço cristais que possuam a primeira ressonância da ordem de centena de mega Hertz. Para esta faixa de frequência eu só conheço aqueles Saw. 

2 - Um cristal, como já mencionado aqui, possui um Q tão alto e precisão tão boa, que não permite ajuste de frequência da ordem de 1%. Eu consegui fazer o ajuste de 3 partes em 1 milhão, mas acredito que o ajuste possa ser um pouco só maior.

Veja o meu vídeo em 2m55s.

MOR_AL

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×