Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Chaveada eax64310002(1.1) LG


Allan WS

Posts recomendados

Boa tarde colegas, esse é meu primeiro tópico e gostaria de compartilhar a experiência e receber dicas dos mais experientes, curso técnico em eletrônica e estou tendo a oportunidade de lidar com fontes chaveadas em uma loja de manutenção de consoles e TV. Bom agora que me apresentei gostaria de mostrar o seguinte caso, estou com um fonte chaveada eax64310002 que sua saída SB de 3,5V fica caindo, como ainda n tenho experiência suficiente fui em alguns pontos que pelo meu conhecimento poderia me mostrar o erro, o primeiro ponto foi medir onde a tensão estava caindo, então me deparei exatamente no ponto D201 onde é a entrada da tensão dos 3,5V e nesse ponto já existe a queda, então tentei ver como estava no osciloscópio a onda que chegava (vou anexar a foto) e reparei q sua onda estava aparentemente normal para a saída de um diodo, conforme vi em um vídeo no youtube. Agora fiquei de olhar as saídas do CI501 no osciloscópio, ainda vou ver na internet como faz pra medir a onda nesse ponto já q a tensão varia acima de 300V na entrada 5 do CI e o osciloscópio é de max. 300V. Então é esse o caso, amanhã segunda (07/01) vou tentar ver mais entradas do CI e o fotoacoplador IC502 para ver se é problema de FB. Muita coisa q estou aprendendo é com youtube com o técnico da loja que tem mais experiência em BGA do que fonte, então meio que estou aprendendo sozinho a fazer as coisas, peço aos colegas paciência no meu caso. Tudo que for feito nessa placa eu estarei postando aqui no fórum para que possa ajudar mais alguém no futuro. Obrigado :) (anexo: o diagrama da placa a onda e a foto dela.)

Atualização do que foi feito 08/01/2018:
Troquei os capacitores c502 e c505, n tive sucesso, fonte ainda com a tensão oscilando e desarmando quando ligo no PON.
Testei os fotoacopladores IC502 IC503 e até o diodo D201, todos funcionando normalmente, retirei o fotoacoplador IC502 pois ele faz o FB para o IC501, para minha surpresa a oscilação na parte dos 3,5V continua variando e até alcançando 11V, pelo visto o problema se encontra nesse setor isolado agora, estudando para ver quais novos passos vou fazer.
 

eax64310002(1.1).pdf

ondasfonte.JPG

P_20180105_160752.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caindo em quanto? 

Sempre existe uma tolerância 

 

Fontes chaveadas assim dão problemas nos capacitores que ficam com resistência série mais elevada, acima do normal. 

Em outras palavras, o eletrólito vai secando. 

 

Trocar os capacitores é uma boa ideia.

Os eletrolíticos. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tensão chegando a 0, estava vendo pelo multímetro digital. Amanhã vou tirar alguns q estão nas linhas do CI e ver se tem alteração no capacímetro, valeu pela dica.@albert_emule

adicionado 2 minutos depois

@Ricardov Vou tirar foto amanhã e te mostrar, conseguindo fazer isso vou ter certeza da variação na saída do trafo. Mas é aquele negocio, osciloscópio tem q ter bastante cuidado, tenho receio em mexer ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Allan WS disse:

tensão chegando a 0, estava vendo pelo multímetro digital. Amanhã vou tirar alguns q estão nas linhas do CI e ver se tem alteração no capacímetro, valeu pela dica.@albert_emule

 

Capacitômetro não costuma apontar o problema de resistência série (ESR).

Tem que ser medidor LCR meter. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá. Não alimente o osc à tomada que possui o terra - o 3º pino. Ou anule a entrada terra que vai pro osc. É que pode dar um baita curto se for medir o primario. Tem gente que prefere trafo isolador

 

Ache ou levante o esquema da fonte. Ou pelo menos parte dele.

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Ah obrigado, agora entendi a questão do terra, o nosso colega ai me alertou também. Tenho o esquema está anexado aqui em pdf.
@Ricardov Agora entendi, valeu a explicação. então posso medir a oscilação de mais de 300VDC que chega no transformador da placa.

adicionado 9 minutos depois

Atualizei o que foi feito na primeira postagem. @Ricardov @Isadora Ferraz @albert_emule

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Allan WS disse:

posso medir a oscilação de mais de 300VDC que chega no transformador da placa

acho que não...

1 hora atrás, Ricardov disse:

ponta é para no máximo 300 volts

 

Meça entrada e saída com e sem carga... qualquer uma intuitivamente nominal!

 

off-on topic

Já pifei um osc ao medir 10KV numa ponta /1000 made in home. Penso que a a.t. foi por causa da [contraditória] ausência do fio gnd do plug. Cada caso é 1 caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...