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Problemas com uma placa-mãe Positivo


VVanderson

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Salve pessoa,de boas?

 

Bom,estou com um problema com uma placa-mãe da Positivo,como mostrado na imagem. Uma POS PQ45AU,soquete 775,DDR2. Ela tem dois leds,um verde e outro vermelho,perto do conector da fonte.Toda vez que conecto a fonte,ela energiza e acende os dois leds. Quando tento ligar a placa,o led vermelho desliga e a placa também,depois volta a funcionar e assim fica repetidamente,várias e várias vezes.Resolvi tirar o conector de doze volts da fonte, da placa e ligá-la.Ela ligou sem o led vermelho,porém não dá imagem,claro.

Também já testei o conector de 12v da fonte,na placa,e está normal.

 

Alguém poderia me dizer o que significa o led vermelho e qual possível componente possa estar fazendo com que a placa-mãe não ligue?

 

Vou agradecendo,logo antemão a ajuda.

PM.jpg

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  • Membro VIP

Isso que eu chamo de um bom desafio, realmente não se encontra o manual dela para download, o que tem muito dela são reclamações de defeitos.

Vamos tentar o básico, tente ligar com o processador a memória e a fonte apenas, se tiver outros processadores e memórias e fontes, vá testando, mudando um por vez para ver se obtém algum resultado diferente.

Se tudo funciona em outras placas, pode ser que sua placa-mãe esteja com defeito ou seja incompatível.

Na parte de pesquisa, tente achar por comparação de fotos outras placas mãe que sejam parecidas, pode ser que este nome modelo POS PQ45AU não seja o verdadeiro nome dela, eu já peguei uma placa com o símbolo da positivo que na verdade era uma PCChips.

Caso não obtenha êxito, procure outros manuais de placas mãe e veja se algum tem uma descrição do que ocorre e a possível causa.

Se tiver como, poste fotos com detalhes do que tem escrito na placa.

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Eu fiz exatamente isso que você falou,antes de postar aqui,Pincipi. Eu tenho um punhado de processadores e memorias aqui,todos funcionando bem em outras placas,menos nessa.Estou procurando nos fóruns gringos alguma pista a mais sobre essa placa,se existe alguma com layout similar.Qualquer novidade,eu posto aqui.

 

Obrigado.

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  • Membro VIP
1 hora atrás, adcarvalho disse:

@VVanderson Você já tentou um contato com o suporte da Positivo por telefone ou e-mail?

 

 

adcarvalho

Essa é a ultima coisa que eu iria sugerir, depois de esgotadas todas as outras possibilidades pois, tenho uma aversão pessoal a suporte do fabricante, já que eles não podem falar a verdade, são obrigados a dar respostas que interessam à empresa.

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  • Membro VIP
49 minutos atrás, Pincipi disse:

Essa é a ultima coisa que eu iria sugerir, depois de esgotadas todas as outras possibilidades pois, tenho uma aversão pessoal a suporte do fabricante, já que eles não podem falar a verdade, são obrigados a dar respostas que interessam à empresa.

Não creio que o suporte de um fabricante não vá falar a verdade quando se trata de informar porque um

led acende ou apaga na placa-mãe. Qual seria o interesse do fabricante em esconder do consumidor o

porque um led, na placa-mãe, acende ou apaga?

 

 

adcarvalho

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  • Membro VIP

@adcarvalho O assunto é complexo, é uma visão pessoal minha que envolve, por parte da empresa, admitir vícios ocultos, defeitos e falhas na produção, não realização de recall etc. Além do desrespeito ao código do consumidor no tocante à obrigação de manuais do produto, pelo menos no momento da entrega do item, se bem que neste ponto, entra a não obrigatoriedade dos termos de utilização de uso universal como é caso do led acender ou não, resumindo, neste caso específico, eu entendo que o suporte do fabricante só é obrigado a fornecer informações básicas do tipo assim, se o computador não liga, verifique se há energia na tomada e em caso positivo, encaminhe o equipamento a assistência técnica autorizada, somente o técnico autorizado tem acesso à informação do código de defeito que o led representa bem como a respectiva solução, é assunto confidencial, reservado ao fabricante e fornecedor que não pode cair no domínio público, não pode ser do conhecimento do consumidor, pois do contrário o consumidor vai obter provas e providenciar laudos para requerer indenização na justiça.

Não sei se consegui me expressar bem, como exemplo prático eu cito um caso pessoal, o do notebook ECS 557S que do nada apresenta defeito de não reconhecer o HD, toda vez que levava na garantia diziam que era mal uso, até que numa destas vezes consegui ver pela fresta da porta que o técnico aplicava um spray WD no adaptador que fica entre o HD e a placa-mãe. Muito tempo depois que acabou a garantia fiquei sabendo que o lote de adaptadores de HD utilizados neste notebook ficou retido no porto de Santos e devido a maresia os contatos ficaram azinabrados, o que causava o mal contato e por causa disso a placa-mãe não reconhecia o HD. No meu caso apenas disseram que era mal uso e tenho certeza que não trocaram o adaptador, se tivessem falado a verdade eu não ia ficar perdendo tempo nas idas e vindas da assistência, ou dava um jeito de comprar outro adaptador, ou eu mesmo passava o spray toda vez que o defeito se repetia ou pagava por um laudo e colocava na justiça.

Na época eu não conhecia bem o Clube do Hardware e existia um tópico à este respeito:

Eu apenas lia alguns artigos e nunca entrava no Fórum, só depois me inscrevi.

Fiquei perdido com o suporte que foi desonesto comigo, preferiram proteger a empresa do que se responsabilizarem pelo erro.

É por isso que a minha última alternativa depois de tentar tudo é sempre o suporte.

Pode ser que hoje em dia a coisa seja diferente mas, de qualquer forma, estou vacinado e imunizado.

Perdi totalmente qualquer tipo de confiança em suporte de fabricante.

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@VVanderson

 

Deve ter algum componente do circuito de alimentação do processador em curto e por isso esse led vermelho acende. Se tiver um multímetro testa a continuidade entre as linhas de 12V e o negativo desse soquete de 12V do processador.

 

Faz um teste de bancada que pode estar havendo curto entre o gabinete e a placa-mãe ou pelo espelho ou pelos parafusos dos espaçadores.

 

.

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Bom.Sobre a questão de ligar para a Positivo,acho que ela com certeza não vai me ajudar,pois a placa já é antiga,fora de linha,um modelo abandonado pelo fabricante que nem é a Positivo.Provavelmente alguma fabricante chinesa que vendem essas placas descartáveis a preços de banana para países como o Brasil.

Imaginem aqui comigo que nós somos engenheiros chineses que temos em mãos um lote com placas aparentemente boas mas que não passaram em algum teste de durabilidade ou desempenho,mas que passam nos conceitos de obsolescência programada,que podem funcionar durante um período de tempo mais ou menos longo,além da garantia,mas não tanto quanto uma placa que passou nos testes de qualidade.Lógico que eles não irão passar essas placas para o mercado interno chinês,e sim para países como o nosso,que não tem lá muito critério com esse tipo de componente.É por isso que as assistências estão cheias de fontes e placas baratas,de qualidade duvidosa,mesmo que seja vendida por uma marca nacional.Como é o caso dessa placa que realmente não vinha com manual.

E Henrique...

Já fiz isso já e dá no mesmo.Essa placa é uma de muitas que tenho aqui e que aparentemente não tem solução.Só criei esse tópico mesmo por que a achei interessante.

 

Obrigado a todos pela ajuda.

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@VVanderson

 

Chegou a testar com outra fonte ?

 

Por acaso foi adicionado a esse PC uma placa de vídeo off ?

 

A fonte pode não estar suportando essa placa de vídeo.

 

É praticamente certo que tem algo errado nesse circuito do processador. Se for Intel pode ser algum pininho torto do soquete do processador e sabe como eles são minúsculos.

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