Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo rf 433 Hz com apenas 1 arduino nano


gui_stenico

Posts recomendados

Estou fazendo um campainha usando Arduino. Para isso um botão será apertado e o Arduíno enviará um sinal de um transmissor para o receptor. Assim, é necessário um Arduíno no receptor também? É possível ele acender um led ou acionar um buzzer sem a necessidade de outro Arduíno ou circuito adicional? O transmissor e receptor é de 433 Hz usado normalmente com arduino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gui_stenico Dependendo do que for fazer, não precisa do arduino pra nenhum dos casos. É queimar CI e MCU à toa. Bom, o transmissor não precisa do Arduino para enviar os dados... você pode montar o circuito somente com o Arduino no receptor se for apenas para capturar o interruptor e disparar o sinal...

 

Se estiver usando aqueles ht12e e ht12d, no transmissor, você pode apenas aterrar a o botão de transmissão quando apertarem o interruptor...

 

FXAFQHWIWE4L5MG.MEDIUM.jpg

 

O Pino 14 ali, ao aterrar ele faz a transmissão dos AD8-13. Você pode usar um transistor para fazer o aterramento. PULL-UP + transistor (um bc548 já serve) um coletor no pino 14, emissor no 0V

 

image.png.e6aa241056734616a2e825c264bcfeaf.png

 

TP ali seria seu pino 14 pro ht12e não sei se é necessário o pull-up, mas é +- isso ai

 

 image.png.65b0b88b281080e5d948cbbf3a4eca4c.png

adicionado 8 minutos depois

Aquele SWITCH ali é seu botão... Quando o pino 14 vai a 0V, o ht12e transmite as informações pela antena...

Se você deixar direitinho o receptor (ht12d) com o endereço que o transmissor (ht12e) vai enviar, ele funciona perfeitamente dessa forma ai... a menos que você queira registrar as informações e etc... mas se for apenas pra disparar uma campainha com isso, você não precisa do arduino... só do circuito +- dessa forma ai...

 

A menos que você queira controlar (de forma configurável) os canais (endereços) pelo arduino e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, gui_stenico disse:

Estou fazendo um campainha usando Arduino. Para isso um botão será apertado e o Arduíno enviará um sinal de um transmissor para o receptor. Assim, é necessário um Arduíno no receptor também? 

Sim. 

20 horas atrás, gui_stenico disse:

 É possível ele acender um led ou acionar um buzzer sem a necessidade de outro Arduíno ou circuito adicional? O transmissor e receptor é de 433 Hz usado normalmente com arduino.

Sim, é possível. Só que vai ter um problema, a sua campainha será acionada por qualquer outro controle remoto de 433mhz que tiver nas proximidades. 

O objetivo do arduino é "filtrar" os sinais de outros transmissores deixando funcionar somente o seu. 


 

Eu não usaria Arduíno pra fazer isso, tem alternativas simples e mais baratas como os CIs sugeridos pelo @Carlos Zanon , ou então pode usar PICs que pelo menos é mais barato do que um Arduíno. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mestre88 disse:

Eu não usaria Arduíno pra fazer isso, tem alternativas simples e mais baratas como os CIs sugeridos pelo @Carlos Zanon , ou então pode usar PICs que pelo menos é mais barato do que um Arduíno. 

 

 

A opção mais barata , fácil e de implementação bem rápida é utilizar um pequeno Atmega ou Attiny... pode ser um Atmega 168 ou Atmega328 ou Attiny85 e podem rodar os programas compilados para o Arduíno, sem ter de re-inventar a roda para os Pics ....

 

Lembro aqui que 99,999% de tudo que roda num Arduíno Uno pode rodar em um simples Atmega328 com um cristal de 16 Mhz e dois capacitores no oscilador, exceto quando precisar fazer comunicação via USB.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

 

A opção mais barata , fácil e de implementação bem rápida é utilizar um pequeno Atmega ou Attiny... pode ser um Atmega 168 ou Atmega328 ou Attiny85 e podem rodar os programas compilados para o Arduíno, sem ter de re-inventar a roda para os Pics ....

 

Paulo

Tem razão. 

 

No caso foi só a minha opinião, onde eu já fiz algo parecido (ou se não idêntico) ao que o @gui_stenico pretende fazer. 

Usei um Pic16F629 no transmissor e um receptor comercial para acionar uma campainha convencional sem fios. 

Em outra situação fiz ao contrário, usei um controle comprado e um receptor feito com o mesmo pic. 

No caso o tipo de codificação é sempre o mesmo. 

Por isso não precisamos inventar a roda, se for interessante posso disponibilizar os códigos. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!