Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estive olhando um projetinho para fazer pisca-pisca com pic... e com isso ele pisca dois leds...

o projeto é simples e utiliza praticamente o pic/alimentação/leds...

antigamente para fazer um pisca pisca tínhamos que colocar 2 leds resistores e capacitores...

então minha pergunta é... como o pic resolve isso? será que ele tem capacitores internos? e se isso for verdade, será que eles não pode vazar ou parar de funcionar como vemos em tantos produtos eletrônicos?

Obrigado a todos.

• Membro VIP
Postado

A dificuldade maior é responder em sua linguagem... tentemos...

O funcionamento do pic é diferente do do oscilador pra led. Ele consegue fazer um pouco mais do que piscar leds. Ele é algo como um computadorzinho. Sim ele tem capacitor interno mas não vaza pois não é eletrolítico.

E a princípio deve funcionar pra sempre mas como todo eletrônico, está sujeito a falhas devido a fatores diversos.

Pouco ou nada a + posso acrescentar.

Postado
15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Pouco ou nada a + posso acrescentar.

Bom ... posso acrescentar umas coisinhas meio inúteis ....

Se o Pic tiver comparador analógico , ou conversor A/D, a resposta é sim, existe capacitor "desejado" dentro de um Pic.

Mas sempre existem pequenos capacitores indesejados, de pequeno valor, devido aos processos de fabricação. Normalmente não atrapalham em nada para o uso do Pic.

Paulo

Postado

@BloodCeltics Lopes utilizando o PIC mais simples 16f628a ou pic16f877a basta utilizar os leds, resistores, e um cristal. Fiz um projeto ano passado na faculdade, bem simples, onde tivemos de criar a placa de circuito impresso do início, e basicamente não utilizamos capacitores para fazer o LED acender. Para pisca basta modificar o código no Compilador, utilizei a linguagem C. Abraços.

Postado
1 hora atrás, omegahugal disse:

utilizando o PIC mais simples 16f628a ou pic16f877a basta utilizar os leds, resistores, e um cristal.

Olha que nem precisa do cristal.

O PIC além dos capacitores tem um cristal de quartzo dentro dele, daí consegue fazer piscar o led ou algo muito mais do que isso.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...