Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BloodCeltics Lopes

Chip sobre chip (eprom flash etc) como funciona?

Recommended Posts

Faz tempo que não vejo ninguém usar isso... foi difícil encontrar as imagens na internet...

Gostaria de uma breve (não precisa ser aprofundada) explicação sobre o funcionamento disso...

vi que a maioria dos pinos são interligados quando uma eprom está sobre a outra...

O que eles interligam? os pinos de endereçamento? e o que não ligam? os pinos de alimentação?

Vejam as fotos, minha ideia para aprender mais sobre o assunto era soldar uma eprom sobre a outra

e com uma chave no pino de alimentação (com o aparelho desligado) selecionar qual chip estaria em uso quando fosse ligado...

é mais ou menos isso? será que consigo fazer?

(não sei se dá para ver na imagem mas trata-se de um chip soldado sobre o outro... como é o nome desta técnica?)

Obrigado a todos.1v2WB.jpgs-l300.jpg

adicionado 42 minutos depois

Aqui um post onde o cara usou esta técnica:

https://erufag.org/bios-mod-dreamcast/

Parece que ele só mexe nos pinos CE e RESET...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@BloodCeltics Lopes Como são os mesmos pinos, o que muda de eprom pra eprom, é o endereço, então, você pode usar essa "técnica" ai desde os endereços delas sejam diferentes.

Igual aqueles displays 16x2 que a galera usa pra arduino com o módulo I2C... mude o endereço deles e nos mesmos pinos de dados, você consegue conectar diversos daqueles displays...

@edit

Acho que falei *****.

Compartilhar este post

Link para o post

Algo como...

Pode-se usar a linha CE de cada um composta por endereços baixos e altos. P.ex. de A0 a A15 forma 64K do 1º chip. A16 num inversor com entrada pra um chip e saída pra outro nas respectivas linhas CE (chip enable). Quando > 64K (10000H ou 65536), A16 vai a 1 o que inverte a seleção: disable um e enable outro. Com isso com duas memórias de 64 em "paralelo" faz o sistema pensar que é só uma de 128K

Pra lembrar ... a linha CE faz o ci "levantar as pernas" da placa ou "fincar de novo nos buraquinhos"

Sei lá.. acho que nem eu me autoentendi ...

• Curtir 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

hum... é complicadinho... estou estudando as respostas... obrigado pessoal.

Neste caso seria tipo assim ele termina de ler um chip e pula para outro entendendo que na verdade é um chip só mas de maior capacidade...

será que existe alguma forma de usar tipo seletor de chips (não seria a soma dos dois chips e sim um de cada vez)

por exemplo: soldo todas as perninhas umas em cima das outras (dois chips de mesmo modelo porém com conteúdo diferente dentro) exceto os pinos de alimentação, e através de uma chave eu eu trocaria entre os pinos de alimentação de um e de outro chip... será que funcionaria?

a troca seria feita com o aparelho desligado e ao ligar novamente já estaria selecionado outro chip...

Compartilhar este post

Link para o post

O pino que controla qual vai ser lido,geralmente é o CE(Chip Enable),deste modo não importa quantos estão compartilhando os endereços ou pinos de dados,mas sim qual esta habilitado por este pino.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

através de uma chave eu eu trocaria entre os pinos de alimentação de um e de outro chip

É isso amigo mas ao invés de colocar tal chave na alimentação, coloque-a no chip enable

Na alimentação não pode pois o chip que estiver sem alimentação atrapalha o que estiver sendo alimentado. Algo como.. se eu não como você também não vai comer

abç

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais