Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Faz tempo que não vejo ninguém usar isso... foi difícil encontrar as imagens na internet...

Gostaria de uma breve (não precisa ser aprofundada) explicação sobre o funcionamento disso...

vi que a maioria dos pinos são interligados quando uma eprom está sobre a outra...

O que eles interligam? os pinos de endereçamento? e o que não ligam? os pinos de alimentação?

Vejam as fotos, minha ideia para aprender mais sobre o assunto era soldar uma eprom sobre a outra

e com uma chave no pino de alimentação (com o aparelho desligado) selecionar qual chip estaria em uso quando fosse ligado...

é mais ou menos isso? será que consigo fazer?

(não sei se dá para ver na imagem mas trata-se de um chip soldado sobre o outro... como é o nome desta técnica?)

Obrigado a todos.1v2WB.jpgs-l300.jpg

adicionado 42 minutos depois

Aqui um post onde o cara usou esta técnica:

https://erufag.org/bios-mod-dreamcast/

Parece que ele só mexe nos pinos CE e RESET...

Postado

@BloodCeltics Lopes Como são os mesmos pinos, o que muda de eprom pra eprom, é o endereço, então, você pode usar essa "técnica" ai desde os endereços delas sejam diferentes.

Igual aqueles displays 16x2 que a galera usa pra arduino com o módulo I2C... mude o endereço deles e nos mesmos pinos de dados, você consegue conectar diversos daqueles displays...

@edit

Acho que falei *****.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Algo como...

Pode-se usar a linha CE de cada um composta por endereços baixos e altos. P.ex. de A0 a A15 forma 64K do 1º chip. A16 num inversor com entrada pra um chip e saída pra outro nas respectivas linhas CE (chip enable). Quando > 64K (10000H ou 65536), A16 vai a 1 o que inverte a seleção: disable um e enable outro. Com isso com duas memórias de 64 em "paralelo" faz o sistema pensar que é só uma de 128K

Pra lembrar ... a linha CE faz o ci "levantar as pernas" da placa ou "fincar de novo nos buraquinhos"

Sei lá.. acho que nem eu me autoentendi ...

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Postado

hum... é complicadinho... estou estudando as respostas... obrigado pessoal.

Neste caso seria tipo assim ele termina de ler um chip e pula para outro entendendo que na verdade é um chip só mas de maior capacidade...

será que existe alguma forma de usar tipo seletor de chips (não seria a soma dos dois chips e sim um de cada vez)

por exemplo: soldo todas as perninhas umas em cima das outras (dois chips de mesmo modelo porém com conteúdo diferente dentro) exceto os pinos de alimentação, e através de uma chave eu eu trocaria entre os pinos de alimentação de um e de outro chip... será que funcionaria?

a troca seria feita com o aparelho desligado e ao ligar novamente já estaria selecionado outro chip...

Postado

O pino que controla qual vai ser lido,geralmente é o CE(Chip Enable),deste modo não importa quantos estão compartilhando os endereços ou pinos de dados,mas sim qual esta habilitado por este pino.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

através de uma chave eu eu trocaria entre os pinos de alimentação de um e de outro chip

É isso amigo mas ao invés de colocar tal chave na alimentação, coloque-a no chip enable

Na alimentação não pode pois o chip que estiver sem alimentação atrapalha o que estiver sendo alimentado. Algo como.. se eu não como você também não vai comer

abç

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!