Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então há alguma forma de fazer um temporizador desligar um Flip Flop? 

Ex. Através do Flip Flop eu ligo (e desligo) determinado equipamento, mas aí é parei de usar e esqueci ligado então um timer desliga o equipamento, de forma que eu possa liga-lo novamente pelo Flip Flop. 

Tava pensando em fazer com o 555 mas se tiver outro CI beleza... 

Idéias????

Postado

Sim @Mestre88 ,penso coisa de 15min já estaria bom...minha maior dúvida é como fazer o temporizador desligar também...pois quando o timer estiver desligado a saída estará em 0 quando inicia o tempo a saída vai a 1 e quando termina o tempo volta a 0 e é aí que deveria desligar o equipamento ou resetar o Flip Flop deixando o circuito pronta pra ser ligado novamente.

Postado

@Mestre88 não entendi ou não me fiz entender....vamos do princípio

Minha fonte de bancada nada mais é q uma fonte ATX modificada ( não é grandes coisa mas pra hobbies tá de bom tamanho)

O que acontece é que tenho esquecido ela ligada muitas vezes, mesmo com um voltímetro bem luminoso e o ruído do Fan ainda assim esqueço de desligar. 

Por isso pensei em fazer um circuito liga desliga com um 555 onde ele faria a conexão do gnd ao fio verde da fonte ou seja um toque liga outro desliga.  

E pensei em usar outro 555 como temporizador pra quando esquecer a fonte ligada ela se desligar ao fim do tempo, mas de forma que pudesse ser religada apenas apertando o botão novamente.

O que pensei até agora...seria uma porta lógica OU na saída dos dois 555 mas só funcionária se o 555 de timer resetar o Flip Flop, aí te pergunto tem como?

Postado

Então é o que eu disse mesmo, um temporizador com 555. 

A diferença é que precisa de um transistor na saída dele pra inverter o sinal, assim quando o pino 3 estiver em "um" vai aterrar o fio verde. 

Você já deve saber, mas vou relembrar.

Configuração mono estável do 555:

Aterrando o pino 2 a saída fica em "um" até o capacitor se carregar com ⅔ de VCC, depois disso a saída volta a zero e o capacitor é descarregado.

Aterrando o pino 4 o capacitor é descarregado antes do tempo calculado pelo resistor já desligando a saída imediatamente. 

Eu tinha esse mesmo problema com o ferro de solda, já esqueci ligado a noite inteira e acabou queimando a madeira da bancada (esqueci até de por no suporte). 

Resolvi o problema ligando o ferro a um sensor de presença, usei aqueles de alarme que funcionam em 12V pra aproveitar, e coloquei um temporizador com o 555 regulado em 10 minutos. 

Eu já pensei até em colocar um relé mais potente e ligar em todas as tomadas da bancada, assim quando eu sair de lá o que tiver na tomada desliga. 

• Curtir 2
Postado

Em locomotiva se usa o pedal de homem morto.  É o seguinte: o maquinista tem que pressionar e soltar um pedal com um intervalo máximo de tempo. Isso indica que ele está vivo e que o trem não está andando sem controle. Caso não o faça a máquina é desligada e freada. O sensor de presença sugerido pelo @Mestre88 é uma saída bem prática. No circuito 555 monoestável, se colocar um botão fazendo curto no capacitor acredito que dê para resetar o tempo e ganhar + 30 minutos.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

No circuito 555 monoestável, se colocar um botão fazendo curto no capacitor acredito que dê para resetar o tempo e ganhar + 30 minutos.

Exatamente isso aí que meu sensor de presença faz, a cada vez que eu me mexo na frente dele o sensor da curto no capacitor do 555.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...