Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Congela, Monitor Pisca e dá como DVI Fora da Escala.


Posts recomendados

O problema começou há 5 dias, acontece jogando, navegando ou até mesmo parado, acontece a qualquer momento, PC Congela, monitor começa a piscar e apresenta a mensagem de DVI-D Fora da Escala, já atualizei os drives da VGA, e nada, temperaturas normais, tudo abaixo dos 45ºC. Fiz o teste sem a placa de vídeo e o PC funciona normal, testei com uma placa antiga (G210) aqui, também funciona normal. Será que minha VGA ta morrendo ou minha fonte que não ta aguentando?

Configs.
Asus h110A-m.2
Intel P. G4560
8GB HyperX (2x4GB)

VGA Radeon HD7770 1GB
2 HDs 1TB / 500GB

Fonte CX430

Monitor LG E2050

 

WhatsApp Image 2018-02-26 at 20.24.40.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lenon, em princípio não tem nada morrendo não, só desconfigurou alguma coisa. Mas lembro que esse problema era meio chato de resolver. Era comum quando a gente trocava um monitor de tubo, que tinha uma frequência alta, para um de LCD, que só aguenta até 60 hz (LED idem). Aí tinha que voltar o monitor velho e baixar a frequência antes de instalar o monitor novo. Ou se o monitor velho já tinha ido pro espaço, fazíamos o que vou te sugerir.

Primeiro tenta o seguinte: com a placa velha vai nas configurações de vídeo e tenha certeza de que está marcada para 60 hz. Reinicia e vê se manteve a configuração. Desliga, troca a placa e vê se funcionou.

Se não der certo: com a placa velha entra no windows e desinstala os drivers completamente (usa o DDU, tem orientações aqui no site mesmo), mas completamente mesmo. Aí desliga, troca a placa e reinstala.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Lenon, pode ser uma alternativa sim.

Antes, pra tentar evitar essa trabalheira braba, sugiro que você dê uma limpeza no pc, veja se os cabos externos e internos estão bem presos, se as memórias e a placa de vídeo estão bem firmes, se o cabo da placa de vídeo está bom, essas coisas básicas. Se não resolver e  você puder reinstalar, sim. você não resolve o problema, mas mata ele rsss.

Por outro lado, o win10 tem umas ferramentas de recuperação e diagnóstico legais de usar. Se você não puder reinstalar por causa das coisas que pode perder, vale uma tentativa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim? trava na tela da bios? É, fica mais difícil o problema estar relacionado ao windows, mas não é impossível não. Nos pcs atuais o sistema operacional trabalha muito mais "colado" à bios do que antigamente.

Talvez seja o caso de tentar isolar o problema. Primeiro, dá um reset de bios, desliga da tomada e deixa umas horinhas pra ver se limpa qualquer dado anterior. Tira a placa de vídeo, arruma a bios e fica só com o video onboard; passa um dia ou dois usando só o onboard. Só pra garantir que é a placa mesmo o problema.

No meio tempo, se você tiver algum outro pc, de um amigo ou o que seja, para testar a sua placa offboard em outro sistema, seria muito bom.

Se você se sentir satisfeito que o resto do pc está 100%, reinstale o video offboard e veja o que ocorre. Aí é testar a placa, claro. É possível que ela esteja com problema sim, Lenon, mas honestamente o "fora de escala" que aparecia no começo não é um sintoma específico de placa pifada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Arutha disse:

Como assim? trava na tela da bios? É, fica mais difícil o problema estar relacionado ao windows, mas não é impossível não. Nos pcs atuais o sistema operacional trabalha muito mais "colado" à bios do que antigamente.

Talvez seja o caso de tentar isolar o problema. Primeiro, dá um reset de bios, desliga da tomada e deixa umas horinhas pra ver se limpa qualquer dado anterior. Tira a placa de vídeo, arruma a bios e fica só com o video onboard; passa um dia ou dois usando só o onboard. Só pra garantir que é a placa mesmo o problema.

No meio tempo, se você tiver algum outro pc, de um amigo ou o que seja, para testar a sua placa offboard em outro sistema, seria muito bom.

Se você se sentir satisfeito que o resto do pc está 100%, reinstale o video offboard e veja o que ocorre. Aí é testar a placa, claro. É possível que ela esteja com problema sim, Lenon, mas honestamente o "fora de escala" que aparecia no começo não é um sintoma específico de placa pifada.

Então... Fiz isso, resetei a bios, e agora to na onboard , vou ver se meu sobrinho testa no PC dele... ontem fui fazer um teste das memórias e ele travou durante o teste, antes disso tava assistindo um vídeo no youtube, dai congelou o video mas o áudio durou mais uns 15 segundos e travou geral, hoje de manha tirei a placa resetei a bios e testei, travou de novo, agora to desde cedo com PC ligado só com a onboard e nada, já fiz varios testes de estresse do sistema, teste das memórias e ta tudo 100%... ultimo teste vai ser meu sobrinho mesmo, vou ver se ele deixa a 1060 dele pra eu testar aqui, e testar a 7770 la. 

 

Mas uma vez obrigado pelas dicas e moral ai!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha Não consegui testar em outro PC, mas desmontei/montei e formatei o meu, desde sábado a noite funcionando direto só na onboard, hoje decidi testa-la, e não deu outra, funcionou uns 15 min, travou reiniciou o PC e não passou mais da tela de inicialização do windows, resumindo desisti, vou tentar contato com a garantia, por sorte vai até 23/03. Obrigado pela moral e todas as dicas. Um abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
12 horas atrás, Arutha disse:

Oi Lenon! Desculpe a demora em aparecer! Espero que tenha resolvido com a garantia!

Então cara, desisti, a garantia solicitou que a placa fosse enviada com todos acessórios originais e caixa sem rasuras, meu sobrinho tinha pintado a caixa de preto e não tinha mais as proteções dos conectores. Mas to de boa, minha integrada tem suprido bem minhas necessidades, ta dando pra jogar um CSGO de boa, e o PC ta bem fluido, outra é que eu até estava usando bastante por estar em casa afastado do trabalho por um acidente, mas mês que vem volto ativa, então nem vai dar tempo mais, e não vou poder ficar muito no PC pra dar uma atenção pro meu filhote.

Como diz o velho ditado "Há males que vem para o bem!"

 

Muito obrigado mesmo pelas dicas cara.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!